Concílio da Igreja



ID: 2273

Participantes do Concílio

As 95 lideranças que compõem o Concílio

Presidente do Concílio e seu Vice-Presidente.
O presidente e o Vice-Presidente do Concílio são indicados por, pelo menos, uma Assembléia Sinodal, sendo eleitos em Concílio.

18 representantes sinodais no Conselho da Igreja
 O Conselho da Igreja atua em carátersupletivo ao Concílio, exercendo o controle das atividades administrativas da IECLB e decidindo sobre conflitos de caráter normativo mediante consulta.

Pastor Presidente e seus dois Vice-Presidentes
 Coordenação da atividade eclesiástica da IECLB, zelando por sua unidade e identidade confessional.

18 Pastores e Pastoras Sinodais
 Em cada Sínodo atua um Pastor Sinodal que, juntamente com o Vice-Pastor Sinodal, tem a responsabilidade de supervisionar o trabalho eclesiástico na área do Sínodo.

2 Delegados por Sínodo
Com exceção dos Sínodos com maior número de membros, que têm direito a três Delegados. Existe uma fórmula, que consta na Constituição, para saber quais são estes Sínodos com maior número de membros. Para o próximo Concílio, os Sínodos que elegerão três Delegados cada são: Espírito Santo a Belém, Nordeste Gaúcho, Norte Catarinense e Vale do Itajaí.

5 representantes dos Sínodos com atuação marcante no Ministério compartilhado.
Nesse caso, existe um rodízio entre os Sínodos. Os cinco Sínodos que nomearão Delegados para o próximo Concílio são: Mato Grosso, Nordeste Gaúcho, Vale do Itajaí, Noroeste Riograndense e Espirito Santo a Belém.

Aproximadamente, 9 representantes de instituições e setores de trabalho
Entre as quais, obrigatoriamente, a OASE. Foram convidados para o próximo Concílio um representante de cada centro de formação conveniados com a IECLB(EST, FATEV e FLT), um da Juventude Evangélica, um da Rede Sinodal de Educação, um da Fundação Luterana de Diaconia, um da Legião Evangélica, um dos ministros/as eméritos e uma da OASE.

Secretária Geral
Coordenação e direção das atividades da Secretaria Geral (com exceção do Secretário Geral, todos os demais têm direito a voto).

Convidados
Também participam do Concílio, na qualidade de convidados, um representante da Obra Gustavo Adolfo, uma do Fórum de Reflexão da Mulher Luterana, um/a da APPI, uma da Comunhão de Obreiros Diaconais, um/a da CONCAT, um/a do Colegiado dos Missionários, três representantes da JE/CONAJE, AMA e LUTERPREV, o Presidente da Comissão Jurídico-Doutrinária Sinodal, os Presidentes da Comunidade, da Paróquia e do Sínodo local o Presidente da Comissão Jurídico-Doutrinária, os Presidentes da Comunidade, da Paróquia e do Sínodo local, as autoridades civis e governamentais locais, além dos representantes de igrejas e organismos ecumênicos locais, nacionais e internacionais com as quais a IECLB se relaciona.

***

Os Delegados sinodais e os representantes com atuação marcante no Ministério compartilhado são eleitos pela Assembléia Sinodal, a partir das indicações encaminhadas pelos Conselhos Paroquiais, que, por sua vez, são compostos pelos Presidentes, Secretários e Tesoureiros de cada uma das Comunidades, pelos Obreiros nelas atuantes, por representantes de setores e pelos membros das Comunidades integrantes da Assembléia Sinodal. Os representantes de instituições e setores de trabalho são propostos pela Presidência e homologados pelo Conselho da Igreja.

O que é decidido pelo Concílio vale para toda a Igreja, portanto para todas as Comunidades, Paróquias, Sínodos, instituições, setores de trabalho e Obreiros, por isso a participação no Concílio é de tão grande responsabilidade, exigindo Delegados capacitados, preparados, e realmente identificados com a missão da Igreja.

Quem representa o Sínodo no Concílio fala e vota pelo seu Sínodo e não por si próprio ou suas idéias pessoais, pois está lá em nome de outras pessoas, ou seja, carrega consigo anseios, preocupações e conquistas daqueles que representa e vai defendê-los junto aos representantes dos outros 17 Sínodos, buscando chegar a um consenso sobre o que é melhor para toda a IECLB. No desempenho desse papel, ele não está sozinho, pois ainda conta com outros delegados, o representante no Conselho da Igreja e o Pastor Sinodal.

 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Quem quiser ser cristão, que aprenda a abrir mão de toda preocupação e de todo pensamento angustioso e coloque-os nas costas de Deus, pois Ele tem ombros fortes e é bem capaz de carregá-los.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br