Luteranos em Contexto



ID: 2650

CEAT traz o filme LUTERO para Lajeado

22/11/2004

A vinda do filme que conta a história do reformador Martin Lutero para os Cinemas do Unishopping em Lajeado está sendo mediada pelo Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT).

Dirigido pelo canadense Eric Till e produzido com o apoio da Igreja Evangélica da Alemanha (EKD, a sigla em alemão) e da organização americana Thrivent Financial for Lutherans, o filme “LUTERO” foi rodado em lugares originais na Alemanha, na Itália e na República Tcheca e foi assistido por 3 milhões de pessoas, só na Alemanha.

LUTERO, o filme – No ano de 1505, um jovem enfrenta uma terrível tempestade, um relâmpago por pouco não o acerta. Envolto por um medo mortal ele abandona seus estudos de direito e se torna monge no Convento Agostiniano da Cruz em Erfurt/Alemanha. Depois de sua peregrinação para Roma/Itália (1510) ele passa a estudar teologia em Wittenberg/Alemanha, onde em 1517 ele escreve 95 teses contra o comércio das cartas de indulgência (perdão dos pecados) iniciado pelo Papa Leão X. Em 1518 Roma pede que Lutero negue suas teses. Mas Lutero permanece firme. Também diante do Imperador Carlos V no Parlamento do Reino em Worms (1521) ele só reconhece uma autoridade: a Bíblia.

Excomungado pelo Papa e banido pelo Imperador, Lutero é declarado herege. Para salvar a vida de Lutero, o Príncipe Eleitor Frederico o Sábio o rapta para o castelo Wartburg. Ali Martin Lutero traduz em onze semanas o Novo Testamento do Grego para o Alemão. Suas idéias rapidamente encontram simpatizantes. Mas o preço disso é alto: Com grande espanto, Lutero percebe que não somente camponeses o entenderam mal. O levante deles é reprimido de forma sangrenta pelos nobres.

E a luta pela reforma da Igreja havia apenas começado...

(fonte: www.luther-der-film.de)

Tendo como ator principal o britânico Joseph Fiennes, de “Shakespeare Apaixonado”, o filme vem ao Brasil com o apoio de um pool de patrocinadores encabeçado pela Luterprev, do qual participam ainda a própria Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), a Rede Sinodal de Educação, a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE), entre outros.


A motivação maior desse pool de patrocinadores não é comercial, mas quer, sobretudo, propagar a teologia e a pedagogia luterana em âmbito nacional, afirmando assim os valores que praticamos dentro das nossas organizações, diz o diretor da Luterprev, Everson Oppermann.

“As escolas da Rede Sinodal de Educação estão ligadas à herança educacional da reforma de Martin Lutero, que se volta para a liberdade cristã no diálogo com a ciência, para a autonomia em questões de fé, e para uma vivência cidadã comprometida.”, comenta o Diretor do CEAT, Prof. Ardy Storck.

“A vinda do filme LUTERO para Lajeado, após o Dia da Reforma (31 de outubro) e na proximidade do aniversário de nascimento de Martin Lutero (10 de novembro), nos dá a possibilidade impar de compreender melhor o que foi esta tentativa de diálogo no seio da Igreja que resultou na segunda cisão da Igreja Cristã e mudou o mundo para sempre.”, conclui o Pastor Escolar do CEAT, Claus Martin Dreher.


Fonte: CEAT - Claus Dreher
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É totalmente insuportável que em uma Igreja cristã um queira ser superior aos outros.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Buscai-me e vivei.
Amós 5.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br