Luteranos em Contexto



ID: 2650

Lutero estréia em Novo Hamburgo/RS

12/11/2004

 

Martin Lutero afixou as 95 teses no dia 31 de outubro de 1517, reunindo o mais importante de sua (re)descoberta teológica, e fixou-as na porta da igreja do castelo de Wittenberg. Ele pretendia abrir um debate para uma avaliação interna da Igreja, pois acreditava que a instituição precisava ser renovada a partir do Evangelho de Jesus Cristo. Em pouco tempo toda a Alemanha tomou conhecimento do conteúdo dessas teses, deflagrando um movimento de contestação ao que era imposto pela Igreja Católica.

Na sexta-feira, dia 12 de novembro de 2004, o filme que trata da vida do reformador alemão, estréia no Brasil, inclusive em Novo Hamburgo. Serão quatro sessões diárias, às 14h30min, 17h, 19h30min e 22h, na sala 1, do Novo Shopping, inicialmente até o dia 18.A pré-estréia aconteceu em São Leopoldo, durante o Concílio Geral da Igreja, em Porto Alegre no dia 8 e em São Paulo no dia 10. A produção européia, rodada na Alemanha, Itália e República Tcheca, consumiu 21 milhões de euros, o equivalente a 75 milhões de reais. Só na Alemanha, o filme foi assistido por 3 milhões de pessoas.

No elenco de Lutero figuram nomes famosos, como do ator britânico Joseph Fiennes, o mesmo de Shakespeare Apaixonado, que interpreta o reformador. Como supervisor dos agostinianos atua o suíço Bruno Ganz, enquanto Peter Ustinov interpreta Frederico, o Sábio, príncipe eleitor da Saxônia e protetor de Lutero.

Solicitamos a gentileza que se de ampla divulgação ao filme Lutero em cultos, grupos de Estudo Bíblico, programas radiofônicos, jornais, reuniões de outros grupos.

Encontra-se a disposição das paróquias, na sede sinodal, baners, folhetos e cartazes para a promoção do filme. Algumas imagens do filme podem ser vistas na Galeria de Imagens do site.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.
Marcos 12.30
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
João 14.6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br