Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Liturgia para o Dia Internacional das Mulheres - 8 de março de 2019

07/03/2019

 
Construtoras de esperança
 
Como parte da Rede de Mulheres e Justiça de Gênero na América Latina e Caribe, as mulheres luteranas da Colombia assumiram a tarefa de preparar uma liturgia alusiva ao Dia Internacional da Mulher e compartilhar esse recurso com as igrejas parceiras.
Construtoras de esperança é o tema que acompanha a liturgia. Construtoras de esperança são todas as pessoas que, impulsionadas pela presença do Espírito Santo, aderem a proposta igualitária e libertadora de Jesus. Construtoras de esperança são mulheres e homens que se unem para ensaiar novas formas de se relacionar, de exercer poder e liderança porque creem que Deus, a cada dia dá nova oportunidade para a transformação.
Que os recursos aqui compartilhados sirvam de impulso, auxílio, motivação para a reflexão e celebração em grupos ou culto comunitário, ao longo do mês de março, quando em muitos e diferentes lugares ocorrem atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher.
 
 
Pa. Carmen Michel Siegle
Coordenação de Gênero, gerações e Etnias
Secretaria da Ação Comunitária

LITURGIA PARA O DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES – 8 DE MARÇO
 
 
CONSTRUTORAS DE ESPERANÇA
 
Rede de Mulheres e Justiça de Gênero da América latina e Caribe - 2019
 
Preparação
Ornamente o ambiente de culto com panos roxos/lilás.
Providencie um jogo de lego ou quebra-cabeças. Distribua as peças pelo altar, sobre a mesa e sobre o chão de maneira que fiquem sem um propósito adequado. Importante é que as pessoas possam enxergar essa composição das peças. Explore essa imagem ao longo de toda a liturgia e também na pregação, de acordo com a sua imaginação, levando em conta a importância da comunidade reunida.
 
LITURGIA DE ABERTURA
 
Acolhida
A cor litúrgica anuncia: É tempo de quaresma. Quaresma é tempo especial e oportuno para acolher a paz de Deus em nossa vida e à luz do Evangelho, nos passos de Jesus Cristo rever valores, conceitos, palavras e atitudes que ferem a vida e nos tiram a paz.
 
Por chamar à conversão, quaresma é também um tempo de esperança. Esperança porque sugere mudanças, aponta possibilidades, convida à transformação para uma vida em comunhão.
 
Construtores e construtoras de esperança é o tema deste culto preparado pela mulheres da Igreja Ev. Luterana na Colômbia. Elas fazem parte da Rede de Mulheres da comunhão de igrejas da Federação Luterana Mundial, na América Latina e Caribe, e assumiram a tarefa de preparar uma liturgia alusiva ao Dia Internacional da Mulher para compartilhar conosco.
 
Sejam bem vindas e bem vindos.
 
 Invocação:
Nós nos reunimos aqui em nome e na presença do Deus que cria e sustenta a vida, que em Jesus Cristo nos mostra caminhos de paz e justiça e por meio do Espírito Santo nos anima para a vida em comunhão. Amém.
 
Canto
 
Confissão de pecados:
(Convidar as pessoas a olhar para o altar ou cenário criado, observando a disposição das peças, a condição em que elas se apresentam. Perguntar as pessoas sobre o que elas estão vendo? O que essas peças, esse cenário dizem a respeito de nós, de nossas vidas, de nossas comunidades?).
Em sua graça, Deus derrama diariamente sobre nós o Espírito Santo, força que anima e chama para a comunhão. Mesmo assim, ainda não vivemos na perfeição. Restam em nós desejos egoístas e pecados que se opõem à vontade de Deus. Por isso, confessemos a ele o nosso pecado;
Opção A
 Deus de toda a bondade, como humanidade caída, fazemos muitos atos de maneira egoísta e não consideramos outras pessoas. Perdoa-nos porque rejeitamos, porque queremos construir a vida comunitária de maneira impositiva e individualista. Perdoa-nos porque, como comunidade cristã, somos egoístas e muitas vezes desprezamos outras pessoas. Perdoa-nos por rejeitar ideias e iniciativas que possam contribuir para um mundo melhor. Seu amado Filho Jesus Cristo ensinou a discípulos e discípulas sobre a importância de incluir e compartilhar, é por isso que te agradecemos, por nos ensinar a ter comunhão com as outras pessoas e porque através do teu Espírito Santo nos motivas a ser uma comunidade que valorizando e fortalece a vida. Graças pelo teu perdão e por nos aceitares, apesar de nossos erros. Amém.
Opção B
 Deus de bondade! A ti chegamos, como em tantas outras vezes para confessar nossos pecados! Pois em ti confiamos! Chegamos com nosso coração apertado de ver corpos sofridos e cansados! Muitas casas, espaços sagrados de aconchego e proteção, tornam-se palcos de violência; Quantos são os lares em que relações de amor se transformam em ódio; Carinho, atenção, paciência são vencidos pela intolerância. A competitividade supera a amizade. Tu, que és Deus de compaixão, perdoa-nos quando fechamos os nossos olhos para esta realidade, que é minha, nossa e de toda a sociedade. Perdoa-nos quando nos acostumamos à violência, à guerra, às atitudes racistas, machistas, xenofóbicas e intolerantes. Transforma-nos e empodera-nos para que transformemos a nós, tais situações de vida e a nossa história!
(Erli Mansk)
Anúncio da graça.
A misericórdia de Deus concede o perdão, da tempo para a reconciliação e alcança os corações arrependidos.
 
Kyrie Eleison
Comunidade que vive da graça de Deus não fica indiferente aos irmãos e às irmãs e a toda a criação que clamam por reconciliação e paz. No poder do Espírito, Deus ouve o nosso clamor. Clamemos por sua compaixão:
Opção A:
Canto Kyrie Eleison
Pelas dores deste mundo, ó Senhor, imploramos piedade!
A um só tempo geme a criação.
Teus ouvidos se inclinem ao clamor desta gente oprimida.
Apressa-te com tua salvação!
A tua paz, bendita, irmanada com a justiça, abrace o mundo inteiro. Tem compaixão! O teu poder/sustente o testemunho do teu povo.
Teu reino venha a nós! Kyrie Eleison!
(Rodolfo Gaede Neto)
 
Opção B
Deus de amor imensurável! Tu que te contorces com o sofrimento das tuas criaturas e vens ao nosso encontro. A ti clamamos: vem calar as vozes fundamentalistas que ousam tentar silenciar a voz da justiça e do direito, bens sagrados, por ti concedidos a todas as pessoas. Vem cobrir e proteger, sob as asas da tua misericórdia, as pessoas humilhadas e agredidas em sua dignidade. Vem, vem sem demora, e restabelece a justiça, o direito, e a imagem de integridade roubada das tuas filhas e dos teus filhos. Em ti confiamos. A ti, clamamos e, em ti, esperamos! Kyrie eleison!
(Erli Mansk, março de 2016)
 
 
Oração do dia
Nós lhe damos graças ó Deus porque através da tua Palavra nos ensinas a construir uma vida em comunidade que valoriza as contribuições de cada pessoa, para apoiar, fortalecer e encorajar a vida das pessoas que nos cercam. Graças, porque em Jesus Cristo encontramos esse exemplo de união, comunhão, apoio, solidariedade e colaboração. Que possamos ser uma comunidade em que cada pessoa que chega pode sentir o apoio, ser bem-vinda e sentir alegria de fazer parte de uma igreja que propõe mudanças para o que é ensinado pela cultura e sociedade. Através de Jesus Cristo, nosso Salvador. Amém.
 
LITURGIA DA PALAVRA
Leituras bíblicas
Salmo 122
Primeira leitura: Neemias 2. 16-20
Segunda leitura: Atos 9. 36-43
 
Aclamação do evangelho
Evangelho: Mateus 7. 24-29
 
Mensagem
(Símbolo: Durante a pregação, convide a comunidade a pegar um pedaço do quebra-cabeça e juntá-lo ou construir algo com as peças “Lego”. Fale sobre o que é preciso para construir em conjunto).
Quaresma é tempo oportuno para revermos a vida, atitudes, olhar ao redor, enxergar as pessoas com os seus sofrimentos e ensaiar novas possibilidades e realizar mudanças. O novo é a esperança que se torna possível mediante a disposição para a mudança. O que é preciso mudar? Que atitudes e posturas são necessárias para a promoção e a vivência de relações mais justas, igualitárias e de paz? Como se constrói relações de paz e justiça dentro de casa ou na comunidade, por exemplo?
É possível criar/transformar ou convidar algumas pessoas da comunidade para que, a partir dos elementos expostos sobre o altar, criem novos símbolos ou imagens que comuniquem esperança, que apontem caminhos possíveis para a mudança. Quando a esperança nos move  e a fé em Jesus Cristo ganham forma em nossa vida então o nosso testemunho alcança credibilidade. Então nos tornamos construtores e construtoras de esperança.
(Carmen M. Siegle).
 
Confissão de fé
Canção
Orações de intercessão
Opção A
-        Pelas mulheres que são oprimidas e violentadas dentro de suas próprias casas.
-        Pelas mulheres, para que tenham mais oportunidades na vida, melhor acesso à saúde, à educação e ao trabalho.
-        Por mais sonoridade entre as mulheres, para que fortaleçam seus laços de amizade e fé e somem esforços para a superação da discriminação, exclusão,  violência;
-        Pela comunidade de fé, para estar mais atenta às necessidades que estão ao seu redor.
-        Pelos governos, para que assumam a responsabilidade pelas necessidades do povo.
-        Senhor, em sua bondade; escute nossa oração.
 
Opção B
Oh Deus, aqui estamos em tua presença.  Em ti cremos, em ti esperamos. És para nós como um Pai e uma Mãe. Cuidas de nós como de todas as criaturas. És justiça, amor e paz. Por causa do pecado humano, nosso mundo é  marcado por agressão, morte, desespero, intolerância, divisão, ódio, vingança, desigualdade.  Necessitamos da força do teu Espírito para viver e enfrentar as vicissitudes da vida.  Como igreja, nos envias a profetizar o teu amor, o teu cuidado, a tua justiça e a paz. Não deixes que o desânimo nos sucumba. Mostra-nos como agir e onde agir. A criação que geme e as pessoas que sofrem aguardam o nosso testemunho. Deus de amor, estamos aqui, envia-nos e sustenta-nos na tarefa de construtoras de esperança ! Por Jesus, teu amado Filho. Amém.
(Erli Mansk)
 
 
 
LITURGIA DE SAÍDA
Bênção
A vida que Deus nos deu nesta terra é uma constante construção e reconstrução. Que Deus nos acompanhe diariamente, dando-nos a sabedoria para entender onde devemos estabelecer as primeiras fundações. Que possamos seguir o exemplo de Jesus Cristo na construção de uma vida melhor. Que o Espírito Santo seja o suporte constante, dando o sopro da vida todos os dias.
Envio
Vamos em paz e alegria como Jesus Cristo ensina, sempre servindo a Deus e às pessoas ao nosso redor. Amém
 
 
 
 
Promoção: Rede de Mulheres e Justiça de Gênero da América Latina e Caribe (FLM)
Elaboração: Ministério Nacional de Mulheres da Igreja Evangélica Luterana da Colômbia - IELCO.
Adaptação e distribuição: Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias/Secretaria da Ação Comunitária - IECLB


Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Mulheres
Área: Ecumene / Organismo: Federação Luterana Mundial - FLM
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 51123

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Nós não anunciamos a nós mesmos. Nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor.
2Coríntios 4.5
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br