Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

O Testemunho fraterno

Comentário para o terceiro dia - 10/5

10/05/2016

Textos bíblicos:

 

As reflexões deste dia foram preparadas pelo Centro da Juventude católica da Arquidiocese de Riga, e resultam da sua experiência de preparação do

 

Caminho da Cruz ecumênica – um evento ecumênico anual de grande importância na Letônia. Esta experiência convida a refletir aquilo que significa a Paixão e a Ressurreição no contexto letão, e os altos feitos que os cristãos batizados são chamados a proclamar.

 

Textos bíblicos:

Jer 31,10-13 Eles chegam, entoando cantos de alegria nas alturas de Sião.
Sl 122 Pedi a paz para Jerusalém: que teus amigos vivam tranquilos.
1 Jo 4,16b-21 Se alguém disser: “amo a Deus”, e odeia seu irmão, é um mentiroso.
Jo 17,20-23 Que cheguem à unidade perfeita e, assim, o mundo possa conhecer que tu me enviaste.

 

Comentários:

O Caminho Novo, comunidade católica internacional à vocação ecumênica, está implantado na Letônia a mais de dez anos, através de membros católicos e luteranos. Juntos, eles experimentam a alegria que traz a fraternidade em Cristo, e o sofrimento da desunião. Em sinal desta divisão, eles depositam uma patena e um cálice vazio no altar durante a oração da noite. A experiência deles inspirou esta reflexão.

As divisões entre cristãos são obstáculo à evangelização. O mundo não pode acreditar que somos os discípulos de Jesus enquanto o nosso amor uns pelos outros é incompleto. Nós experimentamos o sofrimento desta divisão não podendo receber o corpo e o sangue de Cristo juntos, durante a Eucaristia, sacramento da unidade.

A fonte da nossa alegria, é nossa vida comum no Cristo. Nossa vida fraterna cotidiana consiste em acolher, amar, servir, rezar e testemunhar com cristãos de tradições diferentes. É a pérola de grande valor que o Espírito Santo nos deu.

A noite antes da sua morte, Jesus rezou para que sejamos um e nos amemos uns aos outros. Hoje, nós levantamos nossas mãos para rezar com Ele pela unidade cristã. Rezamos para os bispos, os ministros e membros de todas as igrejas. Rezamos para que o Espírito Santo nos guie neste caminho da unidade.


Autor(a): Equipe Ecumênica SOUC - Caçador
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Área: Ecumene / Organismo: Semana de Oração pela Unidade Cristã - SOUC
Testamento: Antigo / Livro: Jeremias / Capitulo: 31 / Versículo Inicial: 10 / Versículo Final: 13
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 37855

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês.
1Coríntios 3.16
REDE DE RECURSOS
+
Nós não anunciamos a nós mesmos. Nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor.
2Coríntios 4.5
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br