Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) - 2023

No Brasil, o movimento ecumênico acontece no período de Pentecostes

22/05/2023


Iniciou, no dia 22 de maio, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC). Este movimento global acontece em períodos diferentes: no hemisfério Norte, acontece entre 18 a 25 de janeiro, e, no hemisfério Sul, no período de Pentecostes. Neste ano, a Semana de Oração acontece no Brasil entre os dias 22 a 28 de maio. O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) lidera as iniciativas para a celebração deste evento muito importante para a promoção e preservação da unidade cristã.

O tema que inspira a SOUC em 2023 é “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça”, conforme a palavra de Deus, transmitida pelo profeta Isaías (Isaías 1.17). O tema foi escolhido e preparado por um grupo ecumênico dos Estados Unidos da América, a convite do Conselho de Igrejas de Minnesota.

Na apresentação do Caderno de Celebrações, lemos:

A escolha deste versículo bíblico é fruto da conversa sobre o contexto social, econômico e religioso de Minnesota, que é um grande centro financeiro, imobiliário e industrial da Centro-Oeste dos Estados Unidos da América.
Se, por um lado, Minnesota é uma região de prosperidade, por outro, é marcada por profundas desigualdades econômicas e sociais. (...). A ideia de uma superioridade branca tem sido a maior causa de divisão entre igrejas por lá. Cristãos afro-americanos foram obrigados a organizar suas próprias igrejas para poder celebrar sua fé em Jesus Cristo. Hoje, o racismo segue sendo uma pedra de tropeço, contribuindo para uma maior ausência de unidade entre as igrejas, dizem nossos irmãos e irmãs norte-americanos.

Ao lermos o material preparado pela Comissão indicada pelo Conselho de Igrejas de Minnesota, nos damos conta que, apesar de estarmos geograficamente distantes, somos muito próximos, uma vez que, assim como lá, também aqui o racismo estrutura a sociedade. 

Tal qual Minnesota, a história do Brasil é marcada pelo derramamento de sangue de povos indígenas e negros. Assim como os Estados Unidos, o Brasil é fruto do colonialismo europeu, que chegou com a cruz e a espada. O cristianismo foi usado pelos impérios colonialistas como meio de dominação e subjugação de povos. Portanto, falar abertamente sobre o racismo significa para nós, cristãos e cristãs, olhar com criticidade para a apropriação indevida do cristianismo para a expansão colonialista. 

Jesus, quando andou pelas estradas empoeiradas da Palestina, conversou com todas as pessoas. Jesus não rechaçava ninguém por causa de sua origem étnica ou religiosa. Jesus, com a sua prática dialógica, nos ensina que amar é muito mais que retórica. Amar é assumir uma abertura incondicional para acolher a pessoa próxima.
Que nesta Semana de Oração pela Unidade Cristã estejamos disponíveis para conversar sobre as inúmeras violências produzidas pelo racismo, bem como para compreender que a fé em Jesus Cristo nos liberta para sermos antirracistas!


Confira abaixo, em Arquivos para Dowload:

  • Ebook com a explicação do cartaz e o caderno de celebrações
  • Oração da Semana de Oração pela Unidade Cristã 2023
  • Cartaz da SOUC 2023


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É a fé que nos comunica a graça justificadora. Nada nos une a Deus, senão a fé: e nada dele nos pode separar, senão a falta de fé.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor Deus, o teu amor chega até o céu e a tua fidelidade vai até as nuvens. A tua justiça é firme como as grandes montanhas e os teus julgamentos são profundos como o mar.
Salmo 36.5-6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br