Sínodo Espírito Santo a Belém



Rua Eng. Fábio Ruschi , 161 - Bento Ferreira
CEP 29001-670 - Vitória /ES - Brasil
Telefone(s): (27) 9971-90690
secretaria@sesb.org.br
ID: 9

''Eis-me aqui!''

Investidura no Sínodo Espírito Santo a Belém.

15/12/2022

IMG_5238
IMG_5247
IMG_4965 - Copia
IMG_4967 - Copia (2)
IMG_4972
IMG_5009
IMG_5020-Copia
IMG_5045
IMG_5075-Copia
IMG_5081-Copia
IMG_5087-Copia
IMG_5092-Copia
IMG_5098-Copia
IMG_5101-Copia
IMG_5160
IMG_5164
IMG_5178
IMG_5196
IMG_5206
IMG_5220
IMG_5240
IMG_5243
IMG_5272
IMG_5272
1 | 1
Ampliar

“EIS-ME AQUI!”
Investidura no Sínodo Espírito Santo a Belém.

No dia 15 de dezembro de 2022 foram investidos em suas funções o Pastor Sinodal Ismar Schiefelbein e a Vice Pastora Sinodal Iraci Wutke. Ambos foram eleitos pela Assembleia do Sínodo Espírito Santo a Belém, realizada em 03 de setembro de 2022 na Paróquia Aliança, Comunidade de Belém, para um mandato de 4 anos (2023 a 2026). O culto foi celebrado pelos coordenadores das Uniões Paroquiais do Sínodo e o ato da investidura foi oficiado pelo Pastor 1º Vice-Presidente da IECLB, Odair Airton Braun, junto com os assistentes convidados. O Pastor Sinodal Ismar Schiefelbein foi assistido pelo Pastor Nivaldo Geik Völz e pela Pastora Anelise Knuppe. Já a Vice Pastora Sinodal Iraci Wutke foi assistida por seu esposo Pastor Jianfranco Figer Berger e pela pastora Ivanda Keller Schreiber.

No ato da investidura, o Pastor João Paulo Auler (Presidente da Diretoria do Conselho Sinodal) foi convidado a ler o artigo 23 da Constituição da IECLB e os artigos 49 e 50 do seu Regimento Interno, como forma de lembrar e orientar acerca do que compete ao Pastor Sinodal e Vice Pastora Sinodal. Após a leitura dos documentos normativos, elevou-se a Deus uma oração, pedindo que o Senhor da Igreja acompanhe e fortaleça o P. Ismar e a Pa. Iraci no exercício para o qual foram chamados.

O texto das Sagradas Escrituras de Êxodo 3.1-4, que narra o encontro de Deus com Moisés no alto do monte Sinai através da chama acesa que não consumia o espinheiro, foi o primeiro texto trazido como reflexão. Neste texto, Moisés responde ao chamado de Deus dizendo: “Eis-me aqui!”. Em sequência, o Evangelho proclamado foi o de Mateus 7.24-27, que exorta as pessoas a serem sábias e a edificarem a sua vida sobre a rocha, que é o ensinamento de Jesus Cristo. Após a leitura dos textos, o Pastor 1º Vice-Presidente da IECLB, Odair Airton Braun, trouxe a sua reflexão afirmando que, após altos e baixos em sua trajetória, Moisés foi chamado por Deus em uma fase tranquila e segura de sua vida lá no deserto. Moisés foi convocado para uma missão que o tiraria de sua zona de conforto e, mesmo assim, Moisés não apresentou nenhum argumento contrário ao convite. Ele não relutou e nem o negou. Apenas disse de forma muito simples: “Eis-me aqui!” Resposta extremamente comprometedora, pois fez com que Moisés conduzisse o povo rumo à terra prometida, enfrentando o faraó e, até mesmo, constantes queixas e problemas que surgiam do meio do povo guiado. P. Odair lembrou que o P. Ismar e Pa. Iraci não ficaram apenas na comodidade de suas famílias e das comunidades, bem como do trabalho já conhecido, mas ouviram o chamado de Deus, bem como das comunidades e dos colegas do Sínodo Espírito Santo a Belém e também responderam “Eis-me aqui”. Eis-me aqui para zelar pelo cumprimento dos documentos normativos da IECLB; eis-me aqui para pastorear esse sínodo; eis-me aqui para cuidar dos ministros e ministras e eis-me aqui para formar e motivar lideranças. É um compromisso exigente que pede coragem, determinação e ousadia. Exortou para que reservem tempo para orar e refletir na Palavra de Deus, o firme fundamento, além de pedir a todo o Sínodo Espírito Santo a Belém para que sustentem em oração o P. Ismar e a Pa. Iraci.

Finda a reflexão, houve a pergunta do compromisso público prontamente respondido: “Sim, com o auxílio de Deus”. O momento da entrega da cruz, que distingue a função de Pastor Sinodal e Vice Pastora Sinodal, também foi marcante com a explicação: “Esta cruz nos fala do amor incontestável de Deus por toda a sua criação e é sinal de renúncia, serviço e entrega ao nosso Senhor Jesus Cristo a quem nós devemos servir, seguir e testemunhar.” Após este ato, ajoelharam-se em humildade e sobre eles todas as pessoas no templo, com suas mãos impostas, rogaram a bênção de Deus sobre suas vidas, famílias e ministérios então assumidos. Pronto, estavam investidos!

Logo após o ato da investidura, o Pastor Sinodal Ismar Schiefelbein compartilhou a pregação, embasada na revelação de Deus sobre o nascimento de Jesus para Maria e José (Mt 1.18-25), motivando-nos a dizer “eis-me aqui”, como disse Maria ao anjo, e a ouvir a voz de Deus em detrimento aos julgamentos sociais e violentos, como o fez José. José ouviu a Deus e não quis que Maria sofresse nenhuma forma de violência ou punição. José foi movido por Deus a agir com fé e amor. Neste mundo, em que tantas mentiras e notícias falsas são diariamente disseminadas e no qual muitos preferem a “mentira vestida com a roupa da verdade”, é preciso o discernimento que só o Senhor concede, para que sigamos a “verdade nua e crua”. Esta verdade nua e crua é o amor! Tudo que não promover a vida, o amor e a justiça não deve ser perpetuado, mesmo que se mostre com roupagem religiosa e amplo apoio popular.

Na parte dos agradecimentos, foram homenageados o P. Sidney Retz, por toda a sua dedicação nos últimos 4 anos na função de Vice Pastor Sinodal e o P. João Paulo Auler pelos 8 anos em que presidiu a diretoria do Conselho Sinodal do Sínodo Espírito Santo a Belém. Muito obrigado por todo trabalho em prol da Igreja e do bem-estar do Sínodo.

Estiveram presentes na investidura a grande maioria dos ministros e das ministras do Sínodo com seus familiares, lideranças de grupos de trabalho, Coordenador do CONIC-ES (Padre Carlos Conceição, da ICAR de Cariacica), diversas autoridades civis, bem como membros da Paróquia Aliança, Comunidade de Belém, que, mais uma vez, nos acolheu com muito afeto. A diretoria da Comunidade também homenageou o Pastor 1º vice presidente, o Pastor Sinodal e a Vice Pastora Sinodal com uma bela caixa de madeira contendo diversos produtos simbólicos, além de trazer uma apresentação de hinos natalinos tocados na concertina. Aliás a Paróquia desenvolve um belo trabalho de formação de jovens no instrumento. Após esta bela celebração foi servido um delicioso jantar para todos, estendendo a comunhão e a partilha de felicitações. Foi uma noite de emoções, desafios e muito afeto.
Que Deus guie ao P. Ismar e a Pª Iraci no exercício sinodal para serem “sal da terra e luz no mundo”, como bem lembrou a Pa. Anelise Knuppe em seus votos.

P. Stefan R. Krambeck
Coordenador do Conselho de Comunicação do SESB
 


Autor(a): P. Stefan R. Krambeck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Espírito Santo a Belém
ID: 69189

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
2 Pedro 3.18
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.
João 8.12
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br