Sínodo Espírito Santo a Belém



Rua Eng. Fábio Ruschi , 161 - Bento Ferreira
CEP 29001-670 - Vitória /ES - Brasil
Telefone(s): (27) 9971-90690
secretaria@sesb.org.br
ID: 9

IX Assembleia Sinodal do Sínodo Espírito Santo a Belém

Leia a mensagem e fique por dentro do que aconteceu na última Assembleia Sinodal

07/09/2014

Palestrante Raul Krauser, do Movimento dos Pequenos Agricultores, que falou sobre o processo de migração e urbanização do Espírito Santo.
Assembleia durante palestra "Ser Igreja na Cidade" do pastor presidente da IECLB.
Entrada dos ministros no culto de encerramento da IX Assembleia do Sínodo Espírito Santo a Belém.
Entrada dos ministros no culto de encerramento da IX Assembleia do Sínodo Espírito Santo a Belém.
Membros da Assembleia e comunidade no culto de encerramento.
Pregação do culto de encerramento, realizada pelo pastor presidente.
Investidura do pastor sinodal Joaninho Borchardt e do pastor vice sinodal Lourival Ernesto Felhberg, que foram reconduzidos ao cargo pela Assembleia, pelo mandato de mais quatro anos, de 2015 a 2018.
Pastor sinodal Joaninho Borchardt recebendo a cruz como sinal da investidura do cargo.
Pastor vice sinodal Lourival Ernesto Felhberg recebendo a cruz como sinal da investidura do cargo.
Pastor sinodal Joaninho Borchardt, pastor presidente Nestor Paulo Friedrich e pastor vice sinodal Lourival Ernesto Felhberg.
Pastor presidente e ministros do Sínodo Espírito Santo a Belém que participaram do culto de encerramento da IX Assembleia Sinodal.
Coral da Comunidade em Alto Santa Maria que participou do culto de encerramento.
Grupo de Trombonistas que participou do culto de encerramento.
1 | 1
Ampliar

A Assembleia Sinodal do Sínodo Espírito Santo a Belém de 2014, realizada nos dias 6 e 7 de setembro, na Comunidade em Rio Possmoser, foi marcada por pensar o futuro do Sínodo.

Após saudações, meditação e orientações iniciais da diretoria sinodal, Raul Krauser, luterano do Movimento dos Pequenos Agricultores, realizou palestra sobre o processo de migração e urbanização do Espírito Santo, para contextualizar em que ambiente estamos inseridos, para assim pensar o nosso futuro.

O palestrante trouxe dados sobre as implicações sociais, ambientais, econômicas e políticas desse processo, apresentando uma visão crítica do que normalmente é entendido por desenvolvimento. Além disso, apresentou fatores que facilitam esse processo e também a diferença de investimento nas diversas regiões do Estado. A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil tem grande parte de seus membros no interior do Estado, enquanto que os investimentos no Estado estão direcionados fortemente ao litoral.

Como lidar, então, com a população – dentre ela, luteranos – que migrará para as regiões com grandes concentrações de investimento e como lidar com os que ficam solitários na região de origem?

A partir dessa indagação, o pastor presidente da IECLB, Nestor Paulo Friedrich, também palestrou sobre “Ser igreja na cidade”, alinhando teologicamente a discussão ao que vem sendo trabalhado no tema e lema do ano, Vidas em Comunhão e Paz na Cidade. Assim, trabalhou a missão da Igreja e a sua forma de atuação tanto na cidade quanto no campo. O que podemos destacar é que a IECLB deve estar envolvida nas preocupações sociais, pois tem uma espiritualidade própria que não é descolada da realidade.

Depois, foi dado início às discussões de assuntos em três câmaras distintas. A primeira analisou a prestação de contas referente 2013, o orçamento sinodal para 2015 e discutiu e recomendou a aprovação de algumas homologações. Dentre elas, os pontos de pregação que se tornaram comunidades (Comunidade do Caminho de Alto Rio das Pedras, da Paróquia Aliança; Comunidade de Vila Jetibá, da Paróquia em Santa Maria de Jetibá; Comunidade Ibituba, da Paróquia de Crisciúma; e Comunidade São Geraldo, da Paróquia em Laranja da Terra), a doação da casa pastoral da Paróquia de Serra Pelada para a Paróquia de Afonso Cláudio, a abertura do segundo pastorado na Paróquia Unida, a nova composição do Conselho Sinodal e a emancipação da comunidade em Gravatá, que até então era da Paróquia de Recife.

A segunda câmara tratou sobre as diretrizes para o Sínodo Espírito Santo a Belém, que têm como objetivo orientar as ações das comunidades no âmbito sinodal. Essas orientações vão desde contribuições dos membros a quantidade de padrinhos em bênçãos matrimoniais. A terceira câmara, por sua vez, tratou sobre a atualização do Regimento Interno, o Planejamento Estratégico do Sínodo e ações comemorativas dos 500 anos da Reforma.

Ao final do dia, as discussões das câmaras foram levadas à plenária da Assembleia e todas as recomendações foram aprovadas. Os novos documentos – Diretrizes, Regimento Interno e Planejamento Estratégico – serão encaminhados a todos os presbitérios das paróquias, para que possam conhecer e seguir as novas orientações.

Logo após, foi dado início ao momento de eleições. Primeiramente, aconteceu a eleição do pastor sinodal e do pastor vice sinodal, em que os atuais ocupantes, pastor Joaninho Borchardt e pastor Lourival Ernesto Felhberg, respectivamente, foram reconduzidos aos cargos por aclamação, por um mandato de mais quatro anos, de 2015 a 2018.

Depois, houve a eleição da Comissão Jurídica Doutrinária, em que foram eleitos como ministros titulares os pastores Ismar Schiefelbein (Paróquia de Colatina) e Lindomar Raach (Marechal Floriano) e, como ministro suplente, pastor Jocir Felberg (São Gabriel da Palha). Como membros juristas, foram eleitos como titulares os advogados Lucas Milke (Laranja da Terra) e Florentino Jacobsen Krause (Vila Pavão), e como suplente Arnaldo Lemke (Baixo Guandu). Como membro leigo, foi eleito como titular Filipe Fialho Alves (Vitória) e como suplente Juarez Schneider (Baixo Guandu).

Por fim, foi eleito o novo Conselho Fiscal do Sínodo, com os membros titulares Heide Helene Sperlich (Marechal Floriano), Ivane Ohnesorge Rucci (Colatina) e Natália Follador (Paróquia da Missão), e suplentes Joel Siring (Serra) e Ademiro Dettmann (Domingos Martins).

No domingo, no culto de encerramento, com a pregação conduzida pelo pastor presidente, foram instalados o pastor sinodal e o pastor vice sinodal.

Com as reflexões, os planos, as definições, as diretrizes, as ações e as eleições realizadas, entendemos que a Assembleia definiu um novo rumo, com a intenção de que o trabalho no âmbito do Sínodo Espírito Santo a Belém seja a cada dia fortalecido na fé e que gere bons frutos para os próximos anos. Destacamos a frase do P. Nestor: “Pessoas hoje buscam uma Igreja onde possam se sentir cuidadas, ouvidas e acolhidas. A fé tem a ver com a realidade do dia a dia.” Por isso, fica o desafio de, como igreja luterana, acompanharmos os membros nesse processo migratório e ser igreja dentro dessa nova realidade.

 

Rio Possmoser, 06 e 07 de setembro de 2014.

Comissão de Mensagem: Eloir Carlos Ponath, Nivaldo Geik Völz, Pietra Borchardt e Sidney Retz.


Autor(a): Comissão de Mensagem da Assembleia
Âmbito: IECLB / Sinodo: Espírito Santo a Belém
ID: 29745

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não há pecado maior do que não crermos no perdão dos pecados. Este é o pecado contra o Espírito Santo.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Crer significa fixar o olhar firme e continuamente em Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br