Sínodo Espírito Santo a Belém



Rua Eng. Fábio Ruschi , 161 - Bento Ferreira
CEP 29001-670 - Vitória /ES - Brasil
Telefone(s): (27) 9971-90690
secretaria@sesb.org.br
ID: 9

Paróquia de Califórnia é visitada por Pastor Presidente da IECLB

21/05/2016

Visita do pastor presidente à Paróquia de Califórnia
Visita do pastor presidente à Paróquia de Califórnia
Visita do pastor presidente à Paróquia de Califórnia
Visita do pastor presidente à Paróquia de Califórnia
Visita do pastor presidente à Paróquia em Califórnia
1 | 1
Ampliar

Em sua passagem pelo Sínodo Espírito Santo a Belém, o pastor presidente da IECLB, Nestor Paulo Friedrich, esteve de visita na Paróquia de Califórnia, Domingos Martins, no dia 21 de maio. Na parte da manhã participou de um encontro com pastores eméritos e viúvas de eméritos, acompanhado do pastor sinodal Joaninho Borchardt e do pastor local Edivaldo Binow.

Já no café da manhã, iniciaram as conversas animadas e a alegria do reencontro, cheio de recordações. Com o objetivo de promover o diálogo de pastores eméritos e viúvas com o presidente da Igreja, o grupo lembrou de muitas histórias de dificuldades e sofrimentos enfrentados pelas famílias pastorais. Também foram relatados momentos de como se vivenciou a caminhada pastoral no passado, marcada por desafios e o firme compromisso na divulgação e vivência do Evangelho. Mas também não faltaram as histórias engraçadas dos tempos antigos. Uma certeza ficou evidente: apesar de todas as dificuldades, não faltou o cuidado e a proteção de Deus, do qual expressaram gratidão.

Após ouvir atentamente cada relato, o pastor presidente agradeceu pela partilha das experiências e o trabalho e dedicação destes eméritos, que tanto contribuíram na caminhada da IECLB. Lembrou que o desafio como Igreja é viver este cuidado com ministros e ministras e na vida em comunidade, motivados atualmente pelo tema do ano da IECLB. O pastor sinodal Joaninho expressou sua alegria com a riqueza das histórias e motivou para que mais encontros entre pastores eméritos e viúvas de eméritos venham a acontecer o que, aliás, ficou combinado para o dia 04 de dezembro próximo, em Santa Maria de Jetibá.

Depois do almoço, o pastor presidente foi conhecer um serpentário na propriedade do Sr. Mathias Nickel. O serpentário é o único remanescente do trabalho das associações de caixas de cobras que existiram na região serrana do estado do ES até bem pouco tempo. É o resultado do trabalho da Igreja, que no passado incentivou a criação destas associações, para tratar e curar as pessoas de picadas de cobras. No passado, em meio as densas florestas e por causa da distância até os centros urbanos, ser picado por cobra venenosa era sinônimo de morte. Por isso, foram criadas as associações de caixas de cobras. É o cuidado da Igreja, no passado e no presente, com as pessoas.

Elas consistiam em recolher as cobras venenosas capturadas pelos associados e enviar para o Instituto Butantã, em São Paulo. Em troca o Butantã enviava soro antiofídico, que era aplicado por agentes da própria comunidade, treinados para tal. Cada associado contribuía anualmente para ter direito ao tratamento, havendo até uma ajuda financeira referente ao período em que a pessoa não podia trabalhar.

O senhor Matias lembrou mais de 1.500 pessoas foram atendidas por esta associação, durante vários anos, e nenhuma veio a óbito e ninguém sequer ficou com sequelas. Nos dias atuais a aplicação de soro fora dos hospitais não é mais permitida. O seu Matias apenas colhe o veneno das cobras e cuida delas com o maior carinho. É um trabalho perigoso, mas que envolve a dedicação e vontade de ajudar as pessoas. Isso também é cuidado!

À noite, o pastor presidente pode conhecer a Comunidade do Sião, em Alto Galo, Domingos Martins, onde participou do culto da comunidade, oficiado pelo pastor Edivaldo Binow. Na sua saudação à comunidade, o pastor presidente lembrou da responsabilidade de toda a Igreja em praticar o bem e não o mal. Disse que ao comemorarmos os 500 anos da Reforma, devemos relembrar que a salvação, as pessoas e a natureza não estão à venda, como diz o lema do ano para 2016. Na pregação, o pastor Edivaldo ressaltou a tarefa do cuidado, lembrando que Deus cuida de nós para cuidarmos uns dos outros. E desafiou: como temos vivido esta tarefa do cuidado?

O grupo de instrumentistas, com violões e flautas, formado recentemente, contribuiu para fortalecer o canto comunitário. O presidente da comunidade, Sr. Antônio Pagung, agradeceu o grande presente que foi receber o pastor presidente. Ao final da celebração, com a bênção do pastor presidente e o pastor sinodal, houve um momento de despedida com muitos abraços e agradecimentos por esta importante visita, seguida de uma foto com toda a comunidade.


Autor(a): Conselho Sinodal de Comunicação
Âmbito: IECLB / Sinodo: Espírito Santo a Belém / Instância Nacional: Presidência
ID: 38157

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Espírito Santo permanece com a santa congregação, ou cristandade, até o dia derradeiro. Por ela, nos busca e dela se serve para ensinar e pregar a Palavra, mediante a qual realiza e aumenta a santificação, para que, diariamente, cresça e se fortaleça na fé e em seus frutos, que ele produz.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O Senhor é cheio de bondade e de misericórdia.
Tiago 5.11b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br