Instituto Luterano Campos Verdejantes



Rua Walter Weege , s/n Centro
CEP 89294-000 - Campo Alegre /SC
Telefone(s): (48) 9882-47767 | (47) 9997-18814
contato@camposverdejantes.org
ID: 3199

Reforma

30/10/2020


É bom lembrar dos momentos positivos pelos quais passamos. Esse comportamento nos mantém de pé, em meio a toda essa negação vigente que se ouve e vê. No meio de toda essa ventania, vem aí mais um aniversário da Reforma.

Foi no dia 31 de outubro de 1517 que Martim Lutero expôs suas 95 teses na porta da igreja do castelo em Wittenberg, na Alemanha. A verdade é que aqueles impulsos ainda se refletem nos nossos dias.

Aquelas descobertas foram libertadoras e tiveram consequências revolucionárias na vida diária. Hoje entendemos muitos daqueles conceitos como naturais. Já no0 século 16 eles eram impensáveis. Não era fácil crer naquilo que se entendia como correto, imaginem falar sobre o assunto. Sim, era perigoso pensar diferente!

A vida dos reformadores não foi fácil. Por quê? Porque eles eram muito progressistas em meio a padrões desgastados. Sim, era preciso reformar.

O problema é que muitas das ideias dos reformadores sobre Deus e o mundo ainda eram um tanto moldadas pelo pensamento da época. Foi por isso que eles também cometeram alguns erros. Erros que culminaram com uma guerra amarga e cruel. Lutero não planejou aquilo, mas ele e sua turma também não foram capazes de evitar aquele mal.

Creiam! Os reformadores não foram super-heróis. Eram gente como nós que acertaram mais do que erraram. É curioso que muitos dos ensinamentos rejeitados pelos reformadores ainda se fazem presentes, aqui e ali.

Como o protestantismo mudou bastante, esses pontos raramente são tratados - pelo menos não em público. Coisa boa perceber que a Igreja Católica, Luterana, e outras Denominações Cristão não ostentam mais posturas bélicas. Afinal, já há tanto sofrimento e ódio pululando por aí! Opa! Parece que algumas notícias me contradizem. Então...

Valorizar e respeitar quem pensa diferente do cristianismo, não significa que se descarte princípios bíblicos. A nossa crítica precisa acontecer sem o tempero da malícia e do orgulho. Ela deve estar ensopada de humildade, respeito e responsabilidade para com Deus, que nos confiou sua Palavra.

Aliás, a Palavra Bíblica deve nortear o nosso ensino e as nossas ideias. No espírito da reforma é assim que se não concordamos com alguma coisa, podemos rejeitar e trabalhar para colocar a verdade nos eixos. É claro! A reforma nunca para.

Todas, todos nós somos falíveis e, em comunhão, agradecidas e agradecidos pelo encaminhamento oportunizado pela bússola bíblica. Assim, abordemos as questões fundamentais, estimulemos o pensamento e exijamos reformas. Que Deus nos ajude!

P. Renato Luiz Becker
é Pastor Emérito
Membro do Conselho Deliberativo do Instituto Luterano Campos Verdejantes
Membro da Comissão de Comunicação do Instituto Luterano Campos Verdejantes
reside em Florianópolis - Santa Catarina
Sínodo Centro-Sul Catarinense
 


Autor(a): P. em. Renato Luiz Becker
Âmbito: IECLB
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações / Organismo: Instituto Luterano Campos Verdejantes
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 59684
É por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos.
1Coríntios 1.30b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br