Comunidade em Lajeado

Sínodo Vale do Taquari



Rua Alberto Torres , 297 - Centro
CEP 95900-000 - Lajeado /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3714-1825
secretaria@ieclblajeado.com.br
ID: 455

Reforma - Justificação

27/10/2009

Justificação. Para nossos dias essa palavra pode ter muitos significados e interpretações. O que não dá (e ainda bem) é achar que a justiça divina seja como a nossa. Pois, mesmo que nós sejamos craques em dar um “jeitinho”, no que se refere a justificação aos olhos de Deus o nosso jeitinho jamais funcionaria. Ser justo aos olhos de Deus vai muito além da caridade, de seguir algumas regras, alguns costumes ou “tradições”. Ser justo aos olhos de Deus significa crer naquele que deu a sua vida sobre a cruz: Jesus Cristo. Não há outro caminho, outra alternativa. Somente pela fé em Cristo e sua obra nos tornamos justos aos olhos de Deus (Ef 2.8,9; Rm 3.24; Rm 1.17). Pegue sua bíblia e confira.

“Justificação por fé” essa verdade bíblica foi esquecida no tempo de Lutero. O ensinamento na época era de que o homem é capaz de adquirir perdão dos pecados por seus próprios méritos, e não gratuitamente, pela fé em Cristo. Vendia-se o céu (hoje muitos estão vendendo “bênçãos” de Deus). Lutero não trouxe doutrina nova, apenas queria que a igreja permitisse Deus falar através da escritura.

A justificação pela fé foi e é a grande bandeira da reforma. Com essa verdade bíblica compreendemos que a nossa salvação se dá unicamente por graça e fé. Ela não depende de obras ou méritos nossos, mas do amor de Deus por nós. Um amor que foi às últimas conseqüências ao entregar Jesus à morte na cruz para nos salvar. A justificação pela fé não nos isenta, no entanto, de amar ao nosso próximo. Muito pelo contrário, nos compromete ainda mais. O amor ao próximo é fortalecido no amor de Deus por nós.

Jamais seremos perfeitos aqui neste mundo (justos e perfeitos por nós mesmos). Porém, aos olhos de Deus, pela fé em Cristo, somos santos e perfeitos. Já que Cristo nos reveste (Gl 3.27). Essa verdade bíblica nos conforta, tranqüiliza e motiva. Nos conforta saber que Deus preparou a salvação, tranqüiliza saber que em Cristo somos conduzido a salvação, pois Ele é “o caminho” (Jo 14.6), ao mesmo tempo somos motivado a levar essa boa nova para mais e mais pessoas. Eis aqui o desafio de todos Cristãos: ir e pregar o evangelho, viver uma vida que testemunhe aquilo que diz crer e confessar. Isso se faz necessário, pois é através da pregação e testemunho que Deus, pela ação do Espírito Santo, é capaz de atingir o coração criando e mantendo a fé que nos coloca numa perspectiva de vida eterna com Deus. Somente pela fé temos essa certeza. Somente essa certeza nos tranqüiliza. Somente essa tranqüilidade nos permite saber que vivemos acompanhados por Deus.

 

Pastor Jacson Müller
Igreja Luterana – IELB
jacsonmuller@gmail.com


Autor(a): Jacson Müller
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Taquari / Paróquia: Lajeado (RS)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8623

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o seu plano.
Romanos 8.28
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade.
Efésios 5.8-9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br