Comunidade em Lajeado

Sínodo Vale do Taquari



Rua Alberto Torres , 297 - Centro
CEP 95900-000 - Lajeado /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3714-1825
secretaria@ieclblajeado.com.br
ID: 455

Sínodo da Amazônia acolhe caravana do Sínodo Vale do Taquari/RS

20/08/2009

1 | 1
Ampliar


Uma caravana formada por membros de comunidades diferentes do Sínodo Vale do Taquari, viajaram a Ariquemes, Rondônia, onde participaram do 4º Acampamento Sinodal da Família nos dias 17 a 19 de julho no Sínodo da Amazônia. A viagem é fruto de uma parceria firmada entre os Sínodos, perseguindo o objetivo comum de realizar a missão de Deus como Igreja. A missão deve ser a gênese da fé em Jesus Cristo. Assim, esperamos que os dois parceiros possam preparar-se em conjunto para a missão de Deus; possam buscar estratégias de ação; possam interessar-se e orar um pelo outro.

Evidentemente, para alcançar o objetivo comum, haverá necessidade de investimentos e trabalhos em conjunto, multiplicando o potencial de cada Sínodo. Em suma, em toda a parceria há cooperação mútua e aprendizagens. Abrem-se caminhos para procedimentos comuns que facilitem a vida de um dos parceiros e abre perspectivas até então não vislumbradas. Cabe-nos, agora, planejar a continuidade desta parceria iniciada entre os dois Sínodos, definindo tarefas futuras.

Esta a equipe de Lajeado que participou do 4º Acampamento Sinodal da Família, que se realizou no CTG Tio Marquinhos (RO). O objetivo deste Acampamento foi promover a comunhão das paróquias, comunidades e famílias, pois, como são enormes as distâncias entre as comunidades e paróquias, esta foi uma possibilidade de confraternizar. O tema do Acampamento era “Celebrando nossos jeitos”, e contou com a participação de pastores e membros do Sínodo da Amazônia e a presença do cantor e compositor Ernani Luís do Rio Grande do Sul. Simultaneamente aconteceu o 1º Festival de Música Sacra, com surpreendente participação das Comunidades. As doze melhores canções foram gravadas num CD. Também idosos e crianças tiveram atividades voltadas para os seus interesses. Aproximadamente 600 pessoas participaram do evento, superior ao esperado.

Surpreendeu à Caravana do Vale do Taquari o jeito alegre e descontraído de celebrar na Rondônia e o número de participantes jovens. Durante a celebração, houve a participação de teclado, violões e baterias. Jovens e pastores, formavam trenzinho, cantando, pulando e batendo palmas, ou mesmo dançando. Foi emocionante ver as comunidades vibrando pela IECLB, vibrando por Cristo. Este jeito alegre e descontraído de celebrar contagiou até os mais reservados.

Conforme dados fornecidos por membros da Comunidade de Cacoal e por membros que participaram do Acampamento em Ariquemes-RO, a média das freqüências aos cultos oscila entre 70% a 80% dos membros inscritos nas respectivas Comunidades. Mesmo nas localidades onde há culto todos os domingos, a freqüência média não é menor. Há comprometimento dos membros para com a sua Igreja. Muitas Comunidades ainda estão na sua fase de construção, outras já existem a mais ou menos 30 anos. Embora em todo o Sínodo da Amazônia apenas existam dois templos com sinos, todos que ainda não possuem estão empenhados no seu planejamento ou na sua construção. Tem sua casa pastoral, salão comunitário e/ou casa de formação.

Membros com poucos recursos financeiros, doam de seu trabalho para a construção e/ou reforma de seus templos. Expressam orgulho pela sua Igreja e por ela vibram. Esta a grande lição que levamos conosco.

A Comunidade Evangélica de Cacoal, por exemplo, tem 287 pessoas batizadas, dos quais apenas 117 estão inscritos e estão com idade para contribuir. A forma de contribuição dos membros é espontânea, mas ninguém se omite. Os membros que moram na colônia, geralmente são proprietários de 40 a 50 alqueires de terras. Plantam café, cacau, milho, aipim e criam gado leiteiro, mantendo uma agricultura de subsistência. Construíram um belo templo, tem casa pastoral e uma casa de formação com dois amplos dormitórios, salão para reuniões, salão para refeições e ampla cozinha. A maior parte construída com recursos próprios, sendo ainda comunidade jovem. Nestas comunidades a Palavra de Deus em Judas 20: “Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo. Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna”, torna-se realidade. Aqui tem-se a impressão de que todos perseveram abnegados na fé, no espírito e na unidade comunitária.

 

Herbert Carlos Lohmann
Fotos: arquivo Herbert Carlos Lohmann

 


Autor(a): Paróquia Evangélica de Lajeado
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Taquari / Paróquia: Lajeado (RS)
ID: 5385

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Palavra bem pode existir sem a Igreja, mas a Igreja não existe sem a Palavra.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão, para a sua irmã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br