Comunidade em Lajeado

Sínodo Vale do Taquari



Rua Alberto Torres , 297 - Centro
CEP 95900-000 - Lajeado /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3714-1825
secretaria@ieclblajeado.com.br
ID: 455

Tríduo Pascal movimenta a Comunidade Evangélica em Lajeado, RS

13/04/2009

1 | 1
Ampliar


A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Lajeado, RS, realizou o Tríduo Pascal com uma média de 600 participantes durante os três dias da celebração.

Na Quinta-Feira Santa relembramos o serviço amoroso de Jesus que lavou os pés dos discípulos e celebrou a Última Ceia. Aconteceu também o desnudamento do altar, onde todos os paramentos do altar e do púlpito foram retirados, lembrando que Cristo foi despojado de suas vestes antes de ser pregado na cruz.

No segundo dia do Tríduo deu-se ênfase às leituras bíblicas que relatam o abandono, os sofrimentos físicos e a morte violenta de cruz que Jesus sofreu. Após cada uma das leituras, os leitores apagaram uma das três velas colocada junto à estante de leitura. Lembramos assim que os seres humanos rejeitaram a verdadeira luz, que é Cristo Jesus.

Logo após, uma cruz coberta com um tecido preto foi trazida em forma de procissão para dentro do templo. E por três vezes ela foi apresentada à comunidade. E, em cada uma dessas apresentações, a cruz foi sendo destampada. Na terceira vez que a cruz foi apresentada, o tecido foi todo retirado e a mesma foi colocada diante do altar. Após a apresentação da cruz, a comunidade foi convidada a permanecer em silêncio e refletir. A reflexão se deu a partir da rememoração da história de salvação desde a saída do povo de Deus da escravidão do Egito até a rejeição do Filho de Deus que foi morto na cruz.

No domingo bem cedo, antes do nascer do sol, os participantes se reuniram em torno da fogueira (Fogo Novo) preparada no pátio do templo. O Círio Pascal que representa Cristo, a luz do mundo, foi aceso na fogueira do “Fogo Novo”. Em forma de procissão, toda comunidade seguiu até a porta da igreja. Todos os participantes acenderam suas velas no Círio Pascal e ocuparam seus lugares no interior do templo.

Em seguida, ouvimos a história de libertação do povo de Deus através dos testemunhos registrados nos textos bíblicos, acompanhados de oração e momento para reflexão. A arrumação do altar e a colocação dos paramentos e símbolos litúrgicos sobre o altar lembram que Jesus venceu a morte. É tempo de ressurreição! As velas do altar foram acesas e os sinos voltaram a badalar como sinal de festa e alegria.

Um momento litúrgico marcante da Vigília Pascal foi a reafirmação do Batismo. Toda comunidade foi convidada a relembrar o próprio Batismo, molhando a mão na água da pia batismal e fazendo o sinal da cruz na testa ou na palma da mão em si mesmo ou no próximo.

O momento seguinte foi marcado pela celebração da Ceia do Senhor. O corpo e o sangue de Cristo fortalecem a comunidade a perseverarem na fé e na busca por vida digna no mundo em que vivemos.

Ao sairmos do templo, fomos todos convidados a participarmos de uma bela confraternização. A equipe que coordenou a celebração do Tríduo Pascal, avaliou-a como sendo um momento especial para toda comunidade. Estamos animados a repetir a celebração na Páscoa de 2010.

 

P. Valdeci Foester


Autor(a): Paróquia Evangélica de Lajeado
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Taquari / Paróquia: Lajeado (RS)
ID: 5347

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que o Senhor, nosso Deus, esteja conosco. Que Ele nunca nos deixe nem nos abandone!
1Reis 8.57
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Consulta, primeiro, a palavra do Senhor.
2Crônicas 18.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br