Educação Cristã Contínua



ID: 2661

Reunião do Conselho Nacional de Educação Cristã Contínua (CONECC)

16ª Reunião do CONECC aconteceu de forma online

21/03/2023

16º Reunião do CONECC
16º Reunião do CONECC
16º Reunião do CONECC
16º Reunião do CONECC
16º Reunião do CONECC
16º Reunião do CONECC
1 | 1
Ampliar

 

No dia 21 de março de 2023 aconteceu o 16º encontro do Conselho Nacional de Educação Cristã Contínua (CONECC) da IECLB, de forma online, com a representação com seus conselheiros e suas conselheiras da área da Educação Cristã Contínua de 16 Sínodos.

O encontro foi conduzido pela nova coordenação do CONECC, eleita em 2022. Os conselheiros e as conselheiras sinodais foram acolhidos e acolhidas pela liderança Adriane Radmann, Coordenadora do CONECC, que conduziu uma meditação sobre a importância das representações sinodais na articulação da Educação Cristã Contínua (ECC). A meditação levantou a pergunta de como podemos contribuir com os nossos dons, que são frutos do Espírito de Deus para o fortalecimento das ações da Educação Cristã Contínua.

 

O que é a ECC e o papel do e da representante do CONECC

O encontro teve como reflexão principal o tema: “O que é a ECC e o papel do e da representante do CONECC”, conduzido pelo pastor Everton Luiz Knaul. O momento foi muito elogiado pela profundidade, eloquência e compromisso com a educação cristã contínua e a missão da Igreja.

Envolvidos e envolvidas pela temática, percebemos que a ECC é um movimento dinâmico que envolve as pessoas em todas as fases da vida. Não é escolha da igreja, mas é obrigação de sua vocação. A missão e a educação cristã só são possíveis se houver Educação Cristã Contínua. Podemos identificar isto nos diversos relatos dos evangelhos que registram a importância da educação no ministério de Jesus. Parábolas e diálogos libertadores são exemplos do ensinar de Jesus.

A educação é um compromisso da igreja que a Reforma Luterana resgatou e reforçou. A educação cristã faz parte do ser igreja. Somos integradas e integrados no essencial movimento de vida que a palavra de Deus promove. Desenvolver ações de educação cristã contínua é exigência do evangelho. Nesse sentido, o P. Everton nos anima a pensar que é preciso ter paixão e dedicação na educação cristã.

É preciso identificação e zelo com o ensino como fundamento da missão que a igreja recebe de Deus. Nessa perspectiva, as lideranças são desafiadas a ser agentes que sustentam a educação cristã na igreja, nos sínodos, comunidades. Os nutrientes essenciais para sustentar a vocação são concedidos pela oração, pelo estudo bíblico, por formação contínua, pela renovação vivencial dos sacramentos e pelo envolvimento na vida comunitária.

 

O encontro foi também marcado por diversas reflexões das representações sinodais. A partir da sua atuação na área da educação cristã em seus sínodos, elas refletiram sobre a importância da educação cristã em seus contextos e como podemos fortalecer as ações de educação cristã em nível nacional.


 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. Sim! Eu, afirmo que vocês me encontrarão.
Jeremias 29.13-14
REDE DE RECURSOS
+
O verdadeiro cristão não vive na terra para si próprio, mas para o próximo e lhe serve.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br