Comunidade de Nova Friburgo

Sínodo Sudeste



Avenida Dr. Galdino do Valle Filho , 1 - Centro
CEP 28625-010 - Nova Friburgo /RJ - Brasil
Telefone(s): (22) 2522-3442
ieclb.nf@gmail.com
ID: 367

Inauguração do busto de Lutero Nova Friburgo, 2 de maio de 2004

02/05/2004

busto01
busto02
busto03
busto04
busto05
busto06
busto07
busto08
busto09
busto10
busto11
busto12
1 | 1
Ampliar

Busto do reformador Martim Lutero é inaugurado na comunidade mais antiga do Brasil

A manhã quente e ensolarada do domingo 2 de maio testemunhou a cerimônia de inauguração do busto do reformador Martim Lutero em frente ao templo da Comunidade Evangélica de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. O evento fez parte das comemorações dos 180 anos da Comunidade, a primeira congregação luterana da história do Brasil. Um grande número de pessoas - membros da comunidade local, cidadãos de Nova Friburgo e integrantes das caravanas que foram participar das comemorações - assistiu ao evento.

O público foi saudado pelo pároco local, pastor Armindo Müller, que ressaltou que aquele era um momento ímpar para a cidade e para a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Müller é autor de dois livros sobre a história do protestantismo no Brasil, que tem na fundação da Comunidade - na data de 3 de maio de 1824, quando da chegada dos primeiros imigrantes alemães ao País - um marco fundamental. Foi nesta região que o protestantismo se estabeleceu de forma continuada ao longo de 180 anos, disse em seu breve discurso o pastor sinodal do Sínodo Sudeste, Rolf Schünemann.

O pastor sinodal afirmou que Lutero está na base de um amplo movimento histórico que marcou profundamente a história ocidental a partir do século XVI. Ele empreendeu ou foi protagonista de um amplo movimento no interior do cristianismo que alterou profundamente as relações sociais, políticas e culturais no interior da sociedade. Schünemann, que é também pastor 2º vice-presidente da IECLB, ressalvou que a inauguração do busto não significa que se esteja rendendo adoração a um santo nem prestando culto a imagens. Apenas chamamos atenção para uma pessoa que, chamada por Deus, testemunhou dentro de seu tempo a verdade evangélica de forma corajosa e inspirou milhares de pessoas a fazer o mesmo pelo mundo afora ao longo dos últimos quatro séculos. (leia aqui a íntegra do discurso do pastor Rolf Schünemann)

Atualidade

A seguir, falou Everson Oppermann, diretor da Luterprev Previdência Complementar. A organização, que visa promover amparo previdenciário a pessoas e organizações religiosas no Brasil, patrocinou a confecção do busto em bronze. Oppermann citou um trecho escrito por Lutero em 1524 para mostrar a atualidade do pensamento do reformador da Igreja: Onde se empresta dinheiro a juros somente pela diferença a maior, onde se excluem de antemão os riscos ou o empenho, e onde não existe a possibilidade de se perder mais do que se investiu, sendo, portanto, o dinheiro investido como se jamais pudesse ocorrer a diferença a menor, fica evidente que o negócio não tem fundamento. A citação foi retirada do volume 5, sobre ética, das Obras Selecionadas de Lutero, publicadas em co-edição pelas Editoras Sinodal e Concórdia. Oppermann doou um exemplar à Biblioteca Municipal de Nova Friburgo. (leia aqui a íntegra do discurso de Everson Oppermann)

O autor da escultura em bronze, o artista plástico Otávio Teixeira Mendes Neto, de Campinas (SP), também foi apresentado ao público e chamado a se juntar aos pastores para a retirada da fita e do lençol que cobria o busto. O pastor presidente da IECLB, Walter Altmann, e o diretor da Luterprev fizeram o descerramento do busto. O momento foi encerrado com todos cantando a última estrofe do hino Castelo forte, composto por Martim Lutero - na abertura, havia sido cantada a primeira estrofe. Após a cerimônia, os participantes dirigiram-se ao Country Club de Nova Friburgo para o culto solene de ação de graças. (leia sobre o culto aqui)
 


Autor(a): Paulo Hebmüller
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Nova Friburgo (RJ)
ID: 21762

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Nós te damos graças, ó Deus. Anunciamos a tua grandeza e contamos as coisas maravilhosas que tens feito.
Salmo 75.1
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.
Tiago 2.17
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br