Paróquia de Porto Velho

Sínodo da Amazônia



Rua Barão de Antoneas , 5821 - Cuniã
CEP 76824-504 - Porto Velho /RO - Brasil
Telefone(s): (69) 3214-4198 | (69) 9981-6564
luteranospvh@gmail.com
ID: 89

História da Comunidade em Porto Velho-RO

“Aos 27 dias do mês de Setembro de 1987, as 08:30h nesta cidade de Porto velho (...) sob a coordenação do Pastor Friedel W. O. Fischer, reuniu-se em assembléia geral para a fundação desta comunidade”. Estas palavras marcam a fundação da comunidade em Porto velho em sua primeira ATA. São as palavras que dão inicio a nossa história nesta cidade. A IECLB em Porto Velho se caracteriza como uma comunidade formada, na sua maioria, por pessoas provenientes do Sul do Brasil. Atualmente ela conta com a participação de pessoas naturais de Rondônia, e também, do estado do Espírito Santo.

Muitos migrantes vieram para o norte nas últimas quatro décadas, enfrentaram enormes dificuldades. Como haviam feito os imigrantes alemães na viagem ao Brasil, estes migrantes trouxeram na bagagem os hinários, as bíblias e um sonho: ser IECLB neste chão. A luta por reforma agrária, justiça social, saúde e educação, também marcou a atuação de muitos pastores, estudantes de teologia e lideranças nestas terras. Hoje, a recente estrutura da IECLB que divide o território brasileiro em 18 Sínodos, faz de nós, Sínodo da Amazônia, aproximadamente 30% do território brasileiro.

Neste vasto território reina a diversidade ecológica. A composição do solo é variada, a fauna e a flora são riquíssimas, plenas de imensuráveis espécimes. A riqueza étnica também faz parte desta biodiversidade. Mas, mesmo diante de todas estas diferenças, os aproximados 8.000 luteranos unem-se no mesmo esforço: diante da enorme falta de recursos financeiros, lutar para que o “ser IECLB na Amazônia” aconteça em palavra e ação.

A doutrina Luterana baseia-se na graça e no amor de Deus. Lutero criticou vigorosamente a prática das indulgências, onde as pessoas eram motivadas a comprar seu perdão e sua salvação eterna. Esta prática era comum na Europa e tinha como objetivo bancar a luxuria do papado. Junto ao movimento da reforma, Lutero resgatou a mensagem central da palavra de Deus: “O justo viverá pela fé”. Nada pode garantir a salvação e a libertação do ser humano a não ser o próprio Cristo na sua entrega na cruz. Este gesto de Deus na cruz evoca a fé na comunidade, e nós, vivemos a fé no amor e no serviço ao próximo. Este serviço não garante a salvação nossa ou da realidade em que vivemos, mas é uma resposta ao amor de Deus e uma ação para que o reino de Deus se faça presente neste mundo, pois a comunidade é a presença de Cristo na terra.

A designação “Luterano” se refere ao reformador Martim Lutero. Ele não admitia esta ligação da reforma à sua pessoa, dizendo: “Quem é Lutero? A doutrina não é minha...”. No entanto, os adeptos da reforma foram assim “apelidados”. Nos tempos atuais, diante de tantos levantes evangélicos, alguns não tão fidedignos a mensagem da cruz, a designação “Luterano” presente se faz necessária, pois simboliza protesto a todo tipo de injustiça e indulgência que aparece na exploração de dízimos e ofertas em alguns segmentos do cristianismo brasileiro. Como lembrava Lutero, a igreja sempre precisa estar em reforma, pois a palavra de Deus é dinâmica. No entanto, esta reforma sempre se baseia no puro e verdadeiro anúncio do Evangelho e é movida pela ação do próprio Cristo.

A comunidade de Porto Velho coordena o trabalho diaconal na Oficina Criativa que começou em 1994, com a atuação do Pastor Gerd Peter, reunindo meninos e meninas a fim de ensinar a arte da marcenaria. Mais tarde foram oferecidos cursos de marcenaria para jovens, criando oportunidades de profissionalização e perspectivas de geração de empregos. Acrescentou-se a este trabalho as aulas de reforço escolar.

Para dinamizar e oficializar o trabalho social oferecido pela Comunidade Luterana de Porto, criou-se em 1998 a Instituição Beneficente Oficina Criativa com personalidade jurídica própria. No ano de 2000 a instituição foi reconhecida pela secretaria de educação, recebeu a licença de funcionamento junto ao conselho Municipal de Educação e passou a oferecer a educação pré-escolar à crianças de 04 a 06 anos, de forma gratuita.

Hoje a Instituição conta com auxílios recebidos de pessoas e entidades nacionais e estrangeiras. Além destes incentivos, a IBOC mantém uma parceria com a Prefeitura Municipal, da qual recebe 4 professores, 2 servidores, alimentação e material pedagógico, por meio do programa PROAFINC. A proposta pedagógica de nossa escola está voltada para o resgate dos valores humanos, por meio do incentivo educacional e da ética Cristã numa perspectiva luterana. Acreditamos que desta forma podemos amenizar os problemas sociais enfrentados pela comunidade do bairro, e contribuir para um mundo mais justo e fraterno.

Os Luteranos de Porto Velho vivem sua fé na missão de Deus que consiste no anúncio da graça, da salvação e libertação por meio de Jesus Cristo. Reúne-se em cultos quinzenais (com culto infantil), promove encontros chamados de “passa-dia” e estudos bíblicos nas casas dos membros. Nestes momentos de comunhão e partilha, celebramos a presença de Deus entre nós e alimentamos a fé para a luta do dia a dia. Buscamos orientação bíblica para nosso agir, para que não fujamos da nossa missão, mas que testemunhemos sempre o Deus vivo que é criador, libertador e mantenedor de toda vida.

(fonte: Atas comunitárias e textos do P. Gerd, Pa. Rejene e Pa.Neuzeli)

Por P. Alan S. Schulz


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não sei por quais caminhos Deus me conduz, mas conheço bem o meu guia.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Da fé, fluem o amor e a alegria no Senhor, e, do amor, um ânimo alegre, solícito, livre para servir espontaneamente ao próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br