Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil



Rua Senhor dos Passos , 202 V andar - Centro
CEP 90020-180 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 2275

Movimentos

Palavra da IECLB - O que dizem os manifestos e posicionamentos da Direção da IECLB

1. Fundamentação:

O que dizem manifestos e posicionamentos da Direção da IECLB sobre Movimentos:
Movimentos sinalizam que algo na igreja está necessitado, carente, insuficiente, negligenciado, esquecido ou simplesmente mal. Eles são uma reação, uma tentativa de reforma e complementação. Cabe à igreja olhar, escutar e decodificar o recado que está sendo dado. Ela deve ter liberdade e vontade de incorporar, de maneira crítica, criativa e responsável, o novo que se apresenta. Nesse processo, certamente deverá acontecer uma releitura da própria identidade confessional. Certamente teremos de redescobrir a dimensão do Espírito Santo, tanto em sua dimensão consoladora e sanadora, como admoestadora e transformadora.

O movimento, por sua vez, deverá admitir ser ele mesmo questionado, por parte da igreja e seus órgãos constituídos, com vistas a sua identidade confessional, e estar disposto a reavaliar permanentemente suas propostas. Também deve reconhecer e assumir o seu lugar de entidade e movimento dentro e sob a igreja. Particular cuidado deverá ter quando ele próprio se institucionaliza. Não deve almejar ser “igreja dentro da Igreja”. Tampouco deve pretender assumir o papel de direção da igreja arvorando-se o direito de decidir questões administrativas da igreja, nem instrumentalizar as comunidades para finalidades exclusivas do próprio movimento. Ao contrário, o movimento deve entender-se como estando a serviço da igreja como um todo. Será uma bênção somente à medida em que servir, humildemente, por meio dos seus dons aprimorados, ao testemunho e à missão que Deus realiza através da igreja.

Esse convívio de ambos será tenso, quando o movimento perder de vista o todo que é maior. Quando, porém, se vê humildemente a própria limitação e se prioriza o todo, desarmando cada parte o seu espírito, esse processo poderá ser frutífero, tanto para a instituição quanto para o movimento. Onde os espíritos estão armados, o diabo está realizando a sua obra de polarização e desintegração. E isso vai em prejuízo do testemunho e da missão da Igreja.
Mas onde sopra o Espírito Santo, experimentamos liberdade e humildade para nos dispormos ao diálogo e à busca por novos instrumentos de leitura e releitura da Bíblia e dos documentos confessionais da igreja. Não nos iludimos com a possibilidade de descobrir uma única hermenêutica, capaz de superar todas as nossas diferenças. Mas confiamos que o Espírito Santo nos possa libertar para uma serena postura dialogal. Ela será a condição para conscientizarmo-nos do fato de que há hermenêuticas diferentes e para buscarmos, em meio às diferenças, consensos suficientes para a caminhada conjunta, numa mesma igreja e numa mesma família ecumênica. Dessa maneira, a nossa força missionária será revigorada num mundo pluralista. Sopre fortemente, Espírito Santo!
Posicionamento IECLB no Pluralismo Religioso - 2000
Texto completo do Posicionamento
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome: proclamai a sua salvação, dia após dia.
Salmo 96.2
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br