IECLB e Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC)



ID: 2698

Semana de Oração pela Unidade Cristã 2021 - João 15.1-17 - Pastor Eldo Kruger - 19 de maio de 2021

Oração em tempo de coronavírus

19/05/2021

Semana de Oração pela unidade cristã (texto transcrito com adaptações)

Desde o último domingo até o próximo, que a Igreja comemora o Dia de Pentecostes, está acontecendo a semana de Oração pela unidade dos cristãos (SOUC).

A Semana de Oração é uma iniciativa ecumênica do Pontifício Conselho para a Promoção da unidade dos Cristãos e da Comissão de Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas. É um dos maiores eventos globais realizado todos os anos que propõe o diálogo entre membros de igrejas cristãs. É uma oportunidade de aprofundar o diálogo e laços entre igrejas e movimentos sociais que se identificam com a cultura do encontro e da acolhida.

Todas as igrejas cristãs são convidadas a participar, independente do fato de fazerem ou não parte de um Conselho de Igrejas. Ano após ano, comunidades cristãs das mais diferentes tradições têm aderido às celebrações propostas pela SOUC, o que reflete que está havendo uma compreensão cada vez maior da mensagem de Cristo, que na sua oração sacerdotal, disse: Rogo para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. (João 17:21)

O tema da semana de oração deste ano é: “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos” (João 15.5-9). Este tema dá continuidade à reflexão sobre diálogo como compromisso de amor motivado pela Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021. Esta Semana de Oração também faz memória a todas as pessoas que perderam suas vidas em função desta pandemia. Cada uma destas vidas que se foram exigem de nós o compromisso de nos engajarmos para revertermos esta situação. Os frutos do amor que desejamos produzir precisam ser o maior senso de coletividade, zelar pela Casa Comum, a solidariedade e a superação de todas as formas de desigualdade.

A cada ano é preparado um material apresentando um cartaz, roteiros para rodas de conversa sobre o tema e propostas litúrgicas para celebrações que podem ser usadas cada dia desta semana ou ao longo do ano. Em função da pandemia da Covid-19 que exige evitar todo e qualquer tipo de aglomerações, infelizmente neste ano as igrejas não podem fazer celebração ecumênica presencial. Mas cada igreja pode fazer uso do material que neste ano está disponível sem custos no site do CONIC e usar da forma como for possível.

Além disso, a cada ano também é sugerida uma oração oficial. Quero convidar você a orar comigo esta oração:

Amado e misericordioso Deus pai e mãe, Tu nos chamas para vivermos a unidade e a reconciliação. Por isso estamos reunidas (os) para celebrar, orar, e Te louvar.

Nesta semana de oração, queremos ser tocadas (os) por Teu Amor e ao permanecer Nele, nos reconciliamos conosco e com nossas irmãs e irmãos.

Em Cristo, Teu Amado Filho, desejamos produzir bons frutos para vivermos em comunhão, restabelecendo relações de amizade, partilha e solidariedade e, assim, nos reconhecermos como irmãs e irmãos neste mundo tão dividido.

Que a Divina Ruah sopre sobre nós, iluminando-nos para que saiamos, desta semana, fortalecidas (os) na fé e no testemunho do Teu Amor. Movidas (os) por Deus e seu Filho Jesus Cristo sejamos sinal de justiça, solidariedade e paz. Amém!

Bênção: Nestes tempos de intolerância que estamos vivendo no mundo, desejo que Deus abençoe todas as pessoas que reconhecem e promovem no diálogo e na diversidade da Criação a presença amorosa de Deus. Amém!

MÍDIATECA
Tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão.
Romanos 15.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br