IECLB e Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC)



ID: 2698

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos SOUC

30/05/2011

05 a 12 de junho.

UNIDOS NO ENSINAMENTO DOS APÓSTOLOS, NA COMUNHÃO FRATERNA, NA FRAÇÃO DO PÃO E NAS ORAÇÕES. At. 2.42

A frase orientadora para a SOUC de 2011 tem seu contexto na Primeira Comunidade Cristã. O texto Atos 2. 42-47, conforme a Tradução Ecumênica da Bíblia traz estas palavras:

“Eles eram assíduos ao ensinamento dos apóstolos e à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações. O temor de Deus se apoderava de todo mundo: muitos prodígios e sinais se realizavam pelos apóstolos. Todos os que abraçavam a fé estavam unidos e tudo partilhavam. Vendiam suas propriedades e os seus bens para repartir o dinheiro apurado entre todos, segundo as necessidades de cada um. De comum acordo, iam diariamente ao Templo com assiduidade: partiam o pão em casa, tomando o alimento com alegria e simplicidade de coração. Louvavam a Deus e eram favoravelmente aceitos por todo povo. E o Senhor ajuntava cada dia à comunidade os que encontravam a salvação”.

Este ano no início de junho, o calendário da cristandade, faz referência a dois eventos importantíssimos para as comunidades: Ascensão do Senhor e Pentecostes. Em muitas Comunidades e Paróquias vamos celebrar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de forma ecumênica. Assim como há dois mil anos, os primeiros discípulos de Cristo reunidos em Jerusalém experimentaram o derramamento do Espírito Santo em Pentecostes e foram reunidos na unidade do corpo de Cristo. No evento do Pentecostes, os cristãos de todos os tempos e lugares vêem sua origem como comunidade de fiéis, chamados a proclamar juntos Jesus Cristo, como Senhor e Salvador. Embora aquela iniciante Igreja de Jerusalém experimentasse dificuldades, interna e externa, seus membros perseveravam na fidelidade e na comunhão fraterna, na fração do pão e na oração. Não é difícil perceber como a situação dos primeiros cristãos na cidade santa reflete a da Igreja em Jerusalém hoje. A comunidade atual experimenta muitas das dificuldades e tristezas da Igreja dos primeiros tempos: as injustiças e desigualdades, e suas divisões, mas também sua fiel perseverança e o conhecimento de uma unidade mais ampla entre os cristãos.

Os cristãos de Jerusalém que escolheram este tema convocam seus irmãos e irmãs para fazer desta Semana de Oração, uma ocasião de renovar o compromisso de trabalho por um genuíno ecumenismo, enraizado na experiência da Igreja dos primórdios.

O tema da Semana é um chamado à volta às origens da primeira Igreja em Jerusalém; é um chamado à inspiração e renovação, a uma volta ao essencial da fé; é um chamado para relembrar o tempo em que a Igreja ainda era una. Dentro deste tema, são apresentados quatro elementos que eram marcos da primeira comunidade cristã e que são essenciais à vida da comunidade cristã, onde quer que ela exista.

Primeiramente, temos a palavra que era comunicada pelos apóstolos. Em segundo lugar, a comunhão fraterna (koinonia) era um sinal importante entre os primeiros fiéis sempre que se reuniam. Uma terceira marca da Igreja primitiva era a celebração da Eucaristia (a fração do pão), lembrando a Nova Aliança que Jesus realizou através de seu sofrimento, morte e ressurreição. O quarto aspecto é a atitude constante de oração. Esses quatro elementos são os pilares da vida da Igreja e de sua unidade.

A comunidade cristã na Terra Santa deseja dar proeminência a esses elementos essenciais básicos ao elevar a Deus suas preces pela unidade e vitalidade da Igreja no mundo. Os cristãos de Jerusalém convidam suas irmãs e irmãos do mundo inteiro a se unir a eles em oração enquanto trabalham pela justiça, paz e prosperidade para todos os povos da terra.

Também nós aqui em Santa Catarina queremos nos incluir nesta caminhada ecumênica e aceitar o desafio dado pelas irmãs e irmãos de Jerusalém. Creio que é isso que o Trino Deus espera de nós, quando derrama o Espírito Santo sobre Sua Comunidade.


Autor(a): Inácio Lemke
Pessoa: Pastor Sinodal
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Área: Ecumene / Organismo: Semana de Oração pela Unidade Cristã - SOUC
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 42
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 930
Entrega os seus problemas ao Senhor e Ele o ajudará.
Salmo 55.22
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br