IECLB e Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC)



ID: 2698

Um Caleidoscópio chamado Igreja!

Uma pequena reflexão em preparação à SOUC (Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos).

10/05/2013

Calei
Kalei
1 | 1
Ampliar

Na época de menino era bastante engenhoso. No Ensino Fundamental, para trabalho escolar, criei um caleidoscópio. O primeiro foi por obrigação. Os seguintes, por diversão. Tal objeto me veio à memória como uma lição aos tempos atuais de “concorrência” religiosa.

Já ouvi as seguintes afirmações: Nós somos a “verdadeira” Igreja! Ou, nós somos a Igreja “certa”. As pessoas, por vezes, não falam abertamente sobre a primazia de suas denominações, mas agem como se fossem... Outros, descaradamente, pregam e agem segundo sua “própria” verdade, colocando os outros no “inferno”.

Em minha opinião, de fato, serão salvos aqueles que creem em Jesus... Aqueles que procuram viver como seus discípulos... Se adotam o sábado, domingo ou outro dia para descanso, não importa. Se batizam crianças ou adultos, na pia, na piscina ou no rio, são critérios do seu culto. Se pregam ou não o dízimo... Se curam, expelem demônios, falam em línguas... Diferenças há e são muitas.

Eu tenho a minha confissão. Eu, como devoto, preciso conhecer a Bíblia, preciso saber quais são os princípios da minha fé, preciso vivê-los e até defendê-los, se necessário. Mas, jamais devo julgar os outros pelos meus critérios.

O julgamento cabe somente a Deus. Então, porque devo eu assumir a função/responsabilidade de Deus? Seria muita audácia, sendo que uma das principais virtudes cristãs é a “humildade”. E, a principal: o AMOR!

Volto ao caleidoscópio...

Cada vez que ele é chacoalhado forma-se uma configuração diferente. Todas igualmente interessantes e belas. Assim é a Igreja de Jesus Cristo... Em cada época, em cada país, em cada denominação há uma figura diferente. Todas importantes e belas. Porque, então, dizer: Tal é a certa! Ou, tal é a melhor! De fato, deveria dizer: Eu considero “tal” certa e melhor. Mas, e a opinião do outro? Por isso, ouça, responda, respeite e, acima de tudo, AME! Dê graças a Deus pela beleza e significado da sua fé e, também, pela fé do outro, daquele que é diferente. Por isso: Admire!

O que é? Caleidoscópio é um aparelho óptico formado por um pequeno tubo de cartão ou de metal, com pequenos fragmentos de vidro colorido, que, através do reflexo da luz exterior em pequenos espelhos inclinados, apresentam, a cada movimento, combinações variadas e agradáveis de efeito visual. O nome caleidoscópio deriva das palavras gregas καλός (kalos), belo, bonito, είδος (eidos), imagem, figura, e σκοπέω (scopeο), olhar (para), observar.

Como fazer? http://petitpetite.com/juliana-santos/?p=805



 


Autor(a): P. Euclécio Schieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero) / Organismo: Semana de Oração pela Unidade Cristã - SOUC
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 21369
Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br