Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Angústia e Louvor - Salmo 22.22-24 - P. Klaus Wirth - 15 de outubro de 2020

Oração em tempos de Coronavírus

14/10/2020

 

Querida irmã, querido irmão em Cristo! Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o grande amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo seja com você, hoje e sempre. O mesmo desejo à sua família e também à sua comunidade de fé.

Esses dias, pensando em que tema traria para a oração de hoje, eu virei para minha esposa e disse: “Noeme, me dá um tema para poder levar para a Oração do Dia, no Sínodo”. E no mesmo momento em que eu falei para a Noeme, me veio na cabeça: “Louvor em tempos de pandemia”. Eu tinha pensado em vários temas, mas nada vinha na cabeça. Noeme ficou pensando... pensando... até que eu virei para ela e disse: “não precisa mais. Agora me veio uma inspiração”. Ela disse: “Qual?” Respondi: “Louvor em tempos de pandemia”. Aí eu comecei a pesquisar, e eu sabia que existem vários Salmos que vão trazer as dificuldades, as tristezas da vida e que terminam com o louvor ou lá no meio do Salmo tem a questão do louvor. E fui pesquisando, e fui pesquisando e fui parar no Salmo 22 e que, por incrível que pareça, tem, na tradução na Nova Linguagem de Hoje, o título Angústia e Louvor. Antes de ler os versículos 22 a 24, eu gostaria de lembrar você uma passagem lá em Atos 16: Paulo e Silas são presos, são encarcerados, são colocadas as madeiras prendendo eles pelos pés para não poderem fugir, e lá, no meio da noite, encarcerados, eles começam a louvar a Deus. E a história você sabe como termina: a partir do louvor eles são, de uma forma poderosa e milagrosa, libertados por Deus e o carcereiro acaba se convertendo a Jesus Cristo, e tendo em Jesus Cristo seu Senhor e Salvador.

Então, lá no Salmo 22.22-24, ele começa, a bem da verdade, e vamos ler o primeiro versículo: Meu Deus, meu Deus porque me abandonaste? Talvez este seja o sentimento seu, hoje, nos dias de pandemia. Talvez você tenha perdido alguém muito querido, talvez “a” doença ou outra doença tenha tomado conta de você. E aí a gente pergunta para Deus: Meu Deus, meu Deus, por que o senhor me abandonou? Eu acredito que, quando a gente consegue olhar um pouco, de outra forma para a pandemia, não só como momento de desgraça, como momento de tristeza, como momento de “parece que tudo terminou”, mas com outro olhar: o que Deus quer nos ensinar nesse tempo? O que Deus está querendo fazer comigo nesta época? Aí a gente começa a perceber, não a desgraça, mas a gente consegue vivenciar a graça de Deus em nossa vida. Existe um ditado popular que diz: “quem canta os males espanta” e esse ditado popular é verdadeiro porque quando a gente permite que a tristeza vá tomando conta da gente e não reage, e o louvor é uma das formas de reagir, a tristeza vai tomando conta da gente e daí é difícil de sair. Mas Deus nos capacita a louvarmos Ele até nesses momentos. E daí o versículo 22, finalmente, vai dizer o seguinte: “então contarei à minha gente o que tens feito, na reunião do povo eu Te louvarei dizendo: louvem a Deus, o Senhor, todas as pessoas que o temem. Descendentes de Jacó, prestem culto a Deus. Povo de Israel: Adore o Senhor. Povo brasileiro, adore e louve o Senhor. Povo de todos os povos, louvem e adorem o Senhor.

Que a gente possa fazer isso, não porque a gente vai simplesmente louvar e adorá-lo, mas na certeza de que Deus está junto conosco nos momentos difíceis da nossa vida, e esses últimos meses têm sido muito difíceis para todas e todos nós, mas a partir do louvor nós conseguimos mudar essa forma de vivenciar esta época.

Vamos orar: nosso querido Deus, sabemos que tod@s nós, e muitas pessoas estão sofrendo, mas ao mesmo tempo, Senhor, percebemos o Teu agir através de muitas formas, às vezes incompreensíveis. E assim queremos que nem o salmista, que no início diz: meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? E depois ele diz que quer louvar junto com seus irmãos e irmãs na Tua casa. Queremos, sim, Te louvar, Senhor, porque Tu tens cuidado de nós e pedimos que esse cuidado se perpetue na nossa vida particular, na nossa vida familiar, também lá no nosso âmbito de trabalho, de escola, faculdade, mas também, Senhor, no nosso âmbito de vida comunitária, na nossa Igreja. Assim, Senhor, nós te louvamos por tudo o que tens feito em nossa vida nesses momentos difíceis da pandemia. Em nome de Jesus é que oramos, pedintes e agradecidos. Amém!

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Todas as nossas orações devem fundamentar-se e apoiar-se na obediência a Deus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deus é um forno ardente repleto de amor, que abraça da terra aos céus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br