Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Mensagem da XXVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo Sudeste



logo do Sínodo Sudeste - IECLB Representantes de Comunidades, Paróquias, Conselho Sinodal, Departamentos e de Setores de Trabalho reuniram-se no dia 20 de maio de 2023 na XXVI Assembleia Sinodal Ordinária do Sínodo Sudeste, sob o tema do biênio 2023-2024 “IECLB: Igreja de Jesus Cristo” e o lema “Vocês são sal da terra. Vocês são luz do mundo”. O encontro se deu em ambiente virtual, através da plataforma Meet.

O tema de nossa Igreja é desafiador e nos estimula à prática missionária nos lugares onde nós nos fazemos presentes. Ali somos chamados e chamadas a ser luz e sal da terra. A missão que Jesus nos confiou se torna viva, quando em nossa prática denunciamos situações, nas quais as trevas se fazem presentes, e desenvolvemos ações pautadas no amor. Assim, refletimos essa grande luz de Jesus para as pessoas ao nosso redor. Como Igreja, inspirados na prática de Jesus, igualmente temos a tarefa de nos envolver na realidade que nos cerca e dar um sabor ao mundo, assim como o sal o faz ao temperar o que comemos. Não podemos nos conformar com aquilo que se comporta como um sal insípido, que agride e contraria a vontade do Criador e Doador da Vida.

Com muita alegria e gratidão lembramos dos 20 anos do lançamento do Portal Luteranos, celebrado no dia 18 de maio de 2023. Ingressamos neste universo de comunicação digital como Igreja de diáspora e com a consciência de que éramos minoria em nosso contexto. Isto mobilizou pessoas e comunidades para uma caminhada conjunta, o que ajudou na superação dos desafios e na criação de uma nova forma de ser Igreja.

No Fórum Sinodal de Missão, a ser realizado nos dias 17 e 18 de junho no Lar Luterano Belém em Campinas/SP, queremos refletir sobre a nossa caminhada e pretendemos que ele seja um espaço de diálogo soror fraterno sobre grandes temas de nossa realidade. Ele será um momento bonito de partilha e de construção de uma proposta de atuação conjunta, a qual será incorporada em nossos planejamentos missionários. Conclamamos todas e todos a contribuir nessa reflexão e na construção de propostas, que ajudem a dar um bom testemunho cristão para dentro de nossas realidades, engajando-nos como uma Igreja ativa, acolhedora, atrativa e missionária.

Como Sínodo Sudeste, nós nos preparamos para comemorar os 200 anos da chegada de imigrantes que trouxeram a fé evangélica luterana ao nosso país. Queremos nos irmanar com membros de toda a nossa IECLB e, em especial, com a Comunidade de Nova Friburgo/RJ, aonde, no dia 3 de maio de 1824, chegaram pessoas vindas de localidades da Europa e constituíram a primeira comunidade luterana em território brasileiro. Teremos a oportunidade para rememorar nossa história e nossa caminhada de imigrantes, que encontraram nas comunidades seu espaço de vida e emancipação. A celebração dos 200 anos nos animará a seguir sendo uma Igreja que se inspira no Evangelho e que dá testemunho do amor de Deus.

 

Delegadas e delegados da XXVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo Sudeste.
www.luteranos.com.br/sinodosudeste
Youtube: Sínodo Sudeste
Facebook: Sínodo Sudeste IECLB


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Orar é a obra mais primorosa, por isto é tão rara.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. Sim! Eu, afirmo que vocês me encontrarão.
Jeremias 29.13-14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br