Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Jesus se apresenta como referência de cuidado e salvação - Lema da Semana: João 10. 14 - P. Marcos Jair Ebeling - 30 de abril de 2023

Palavra Pastoral - Boletim Sinodal

28/04/2023

 

Jesus Cristo diz: Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim. (João 10.14)

Jesus Cristo se apresenta como o Bom Pastor. Este que cuida das suas ovelhas. O empregado também cuida das ovelhas. A diferença entre eles é que o empregado, na hora do perigo, foge e o bom pastor enfrenta o lobo para cuidar das ovelhas. Dá a vida por suas ovelhas.

O texto ensina que Jesus enfrenta o mal (lobo) e não abandona à própria sorte suas ovelhas (nós, filhos e filhas de Deus). É capaz de morrer por elas, como de fato aconteceu na sexta feira da paixão. Isso é algo que nenhuma pessoa pode fazer. Todas fogem.

Jesus se apresenta como referência de cuidado e salvação. Ele sabe que as pessoas ficam confusas, inseguras e com medo quando uma situação difícil se apresenta. Conto como exemplo um caso da vida de Epitáfio. Ele é uma boa pessoa. Tem muita fé. Mas um dia se desentendeu com um vizinho. Não foi mais possível o diálogo e ficou aquele clima chato entre eles. Por não ter havido perdão, Epitáfio ficou triste e irritado. Parou de ir ao culto da comunidade por vergonha de encontrar o vizinho; deixou de ouvir a pregação da palavra e participar da Santa Ceia. Depois de algum tempo disse para si mesmo: preciso achar outra igreja. Saiu em busca daquela que mais lhe agradava. Ali pediram a ele novo batismo e o animaram a mudar hábitos da família. Conversou com a esposa e filhos que não quiseram fazer tudo que pedira. O clima foi ficando esquisito com esposa e filhos/as também. O que era um problema (falta de perdão com o vizinho) transformou-se em dois (clima ruim também na família).

Na incerteza da vida Epitáfio ficou fragilizado e, na busca por solução fácil (sim, é mais fácil procurar outra igreja do que fazer as pazes com o vizinho), caiu na armadilha dos lobos e falsos profetas.

É aqui que Jesus se apresenta como o bom pastor, como a referência, como aquele que não abandona seus filhos e filhas e os/as estimula à cura, ao perdão. Jesus está preocupado em ser referência segura quando as dificuldades se apresentam na vida. Quer evitar perambulações desnecessárias e inúteis, afinal Ele é o bom pastor, o caminho, a verdade e a vida (João 14).

O primeiro destaque pastoral é este: ouça a voz de Cristo. Especialmente no momento difícil. Ele é o centro da pregação do Evangelho em sua comunidade e se dá a si mesmo em nosso favor na Santa Ceia. Ele cuida. É o bom pastor.

O segundo aspecto que quero destacar é: para Jesus poder oferecer cuidado, é necessário que as ovelhas ouçam sua voz. Pense um pouco: você certamente já deu um conselho para um/a filho/a ou pessoa amiga e não foi ouvido/a. Este ponto é importante na relação com Cristo: Ele se oferece como referência, mas nós o ouvimos? Ele se dá a nós no Evangelho, o ouvimos? Ele se dá a nós no culto comunitário, participamos? Ele se dá a nós no perdão, nós aceitamos? Ele se dá a nós na Santa Ceia, participamos? Para Jesus poder cuidar é preciso querer ser cuidado/a.

Conhecer Jesus, deixar-se atrair por Ele, acolhê-lo e receber seu cuidado, conhecer seu jeito de ser e viver, multiplicar este jeito em sinais de vida e cuidado, ... são o estímulo da palavra pastoral de hoje para sua vida. Amém.

Pastor Sinodal Marcos Jair Ebeling

 

Clique e leia o boletim na íntegra: https://mailchi.mp/527174899935/boletim-semanal-snodo-sudeste-ieclb-n-862-3004-a-06052023


Autor(a): P. Marcos Jair Ebeling
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Vários
Perfil do Texto: Boletim
ID: 70232

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Em tudo, dai graças, porque está é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
1Tessalonicenses 5.18
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br