Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Um diálogo tentador! - Mateus 4.4 - Lema da semana: 26 de fevereiro de 2023 - P. Alberi Neumann

Palavra Pastoral - Boletim Sinodal

23/02/2023

Lema da semana:
Jesus respondeu ao tentador: Está escrito: Não só de pão viverá o ser humano, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Mateus 4. 4).

Um diálogo tentador!

Os diálogos fazem parte de nossa vida. Diariamente fazemos perguntas e somos perguntados. Através deles fazemos escolhas, tomamos decisões, damos encaminhamentos e fazemos opções. Por eles, expressamos a nossa forma de pensar, de agir e quais são os nossos valores.

No texto bíblico, temos um diálogo entre o tentador e Jesus. Nele, estão em jogo não determinadas atitudes morais ou piedosas de Jesus, mas o direcionamento de toda sua vida e obra. O texto bíblico _ localizado imediatamente após a passagem referente ao seu batismo e antes do relato de sua atividade pública _ é um momento de definição. Nesse diálogo Jesus é perguntado sobre temas importantes relacionados à fé e à vida. Será ele fiel ou não ao seu batismo e ao bem comum? Seguirá ou abandonará o seu caminho até a cruz? Seguirá ou não confiando no amor de Deus e na sua Palavra? Servirá ou não incondicionalmente aos mais vulneráveis?

Tentação tem essa dimensão de totalidade, e se deu, como vimos, num diálogo. De forma concreta, o tentador sugeriu a Jesus que ele rompesse o seu vínculo batismal com Deus e sua Palavra; que ele desconfiasse do amor de Deus e da sua dignidade como Filho: “Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras virem pão” (Mateus 4. 3). Ao que Jesus respondeu: “Não só de pão viverá o ser humano, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4. 4).

Assim, o Lema desta Semana faz um apelo às pessoas batizadas para que vivam seu compromisso batismal e não rompam com o bem comum; para que não coloquem os padrões de consumo e de bem-estar pessoal acima da palavra de Deus; para que não esqueçam da solidariedade com os mais necessitados e vulneráveis; para que não usem o nome de Deus em vão para a autossatisfação; para que não compactuem com estruturas que fazem do ser humano um mero objeto de exploração e de manipulação. A Igreja é chamada pelo próprio Cristo à mesma confiança, à mesma renúncia e à mesma solidariedade. É um chamado batismal à obra do Seu reino de amor e de justiça. Cabe a ela propor diálogos sobre valores, na família e na sociedade.

Em suma, é preciso reaprender de Jesus e seus diálogos e com eles pensar e agir levando em conta o bem comum. Isso significa “abandonar o egoísmo e fazer um exercício de respeito ao próximo, de entender e dar prioridade ao que é coletivo. Sua falta é responsável pela crise de desrespeito à natureza, pelo desequilíbrio climático e pelo crescimento da pobreza” (Luiz Carlos Cabrera). Que Deus nos ajude. Abençoado tempo quaresmal! Amém.

Vice Pastor Sinodal Alberi Neumann

Leia ainda o Boletim Sinodal na íntegra:
https://mailchi.mp/7455c947c3eb/boletim-semanal-snodo-sudeste-ieclb-n-853-2602-a-04032023
 


Autor(a): P. Alberi Neumann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 4
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 69717

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Felizes aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldade!
Salmo 41.1
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus.
Romanos 15.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br