Capela de Cristo - Vila Campo Grande - São Paulo

Sínodo Sudeste



Rua Orlando Pinto Ribeiro , 774 - Vila Campo Grande
CEP 04455-000 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 5611-0486 | (11) 5611-0486
capeladecristo@luteranos.com.br
ID: 360

Capela de Cristo Luterana - Boletim Expresso - Nº 338 – 170217 - Mateus 5,38-48

Jesus pede a Deus em oração: Santifica meus discípulos na verdade; a tua palavra é a verdade. João 17,17

17/02/2017

 

Caros Membros e Amigos da Paróquia Vila Campo Grande – Diadema!

Uma manchete gerou alvoroço nesta semana: »STF admite indenização em dinheiro para preso em situação degradante.« Somente no Portal G1 houve 585 comentários controversos a respeito. As baixadas das redes sociais prefiro nem comentar...

Em alguns causa revolta que justo um delinquente é indenizado, sendo que há muitas situações na vida onde não se respeita a dignidade das pessoas. Outros reconhecem que o tratamento bárbaro a presos, condenados ou não, somente promove o crime.

Ou será que somos acomodados por não lutar pela dignidade da vida em todos os níveis? Quantas vezes baixamos a cabeça sem necessidade?

Para os cristãos este assunto ainda tem um componente a mais que vem ao nosso encontro no texto da prédica deste domingo de Mateus 5,38-48 onde Jesus rejeita qualquer vingança e recomenda amar os inimigos.

»Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu.« (v.44s)

Saudações até Domingo!

AGENDA: veja também www.facebook.com/capeladecristo
 
Bazar da Capela  terças e quintas 14:30-17:30h
Sábado
18/02/2017
9:00 hs: Reunião do Presbitério
Domingo
19/02/2017
7º Domingo
após
Epifania
10:30 hs: Culto com Santa Ceia (P. Guilherme)
 
Texto da prédica: Mateus 5,38-48
 
12:00 hs: Ensaio do Coral
Quinta
23/02/2017
19:30 hs: 2° Encontro Curso de Fé TRILHA8: Sentido – como encontrá-lo?
Domingo
26/02/2017
8° Domingo
após
Epifania

19:00 hs: Culto (P. Guilherme)

Texto da Prédica: Êxodo 24,12-18

 
 
Palavra da Semana - Para nossa reflexão
 
 
»O Bom Samaritano« ou »O Bom Travesti« - Rubem Alves
 
 
E perguntaram a Jesus: Quem é o meu próximo? E ele lhes contou a seguinte parábola:
 
Voltava para sua casa, de madrugada, caminhando por uma rua escura, um garçom que trabalhara até tarde num restaurante. Ia cansado e triste. A vida de garçom é muito dura, trabalha-se muito e ganha-se pouco. Naquela mesma rua dois assaltantes estavam de tocaia, à espera de uma vítima. Vendo o homem assim tão indefeso saltaram sobre ele com armas na mão e disseram: Vá passando a carteira. O garçom não resistiu. Deu-lhes a carteira. Mas o dinheiro era pouco e por isso, por ter tão pouco dinheiro na carteira, os assaltantes o espancaram brutalmente, deixando-o desacordado no chão.
 
Às primeiras horas da manhã passava por aquela mesma rua um padre no seu carro, a caminho da igreja onde celebraria a missa. Vendo aquele homem caído, ele se compadeceu, parou o caro, foi até ele e o consolou com palavras religiosas: Meu irmão, é assim mesmo. Esse mundo é um vale de lágrimas. Mas console-se: Jesus Cristo sofreu mais que você. Ditas estas palavras ele o benzeu com o sinal da cruz e fez-lhe um gesto sacerdotal de absolvição de pecados: Ego te absolvo... Levantou-se então, voltou para o carro e guiou para a missa, feliz por ter consolado aquele homem com as palavras da religião.
 
Passados alguns minutos, passava por aquela mesma rua um pastor evangélico, a caminho da sua igreja, onde iria dirigir uma reunião de oração matutina. Vendo o homem caído, que nesse momento se mexia e gemia, parou o seu carro, desceu, foi até ele e lhe perguntou, baixinho: Você já tem Cristo no seu coração? Isso que lhe aconteceu foi enviado por Deus! Tudo o que acontece é pela vontade de Deus! Você não vai à igreja. Pois, por meio dessa provação, Deus o está chamando ao arrependimento. Sem Cristo no coração sua alma irá para o inferno. Arrependa-se dos seus pecados. Aceite Cristo como seu salvador e seus problemas serão resolvidos! O homem gemeu mais uma vez e o pastor interpretou o seu gemido como a aceitação do Cristo no coração. Disse, então, aleluia! e voltou para o carro feliz por Deus lhe ter permitido salvar mais uma alma.
 
Uma hora depois passava por aquela rua um líder espírita que, vendo o homem caído, aproximou-se dele e lhe disse: Isso que lhe aconteceu não aconteceu por acidente. Nada acontece por acidente. A vida humana é regida pela lei do karma: as dívidas que se contraem numa encarnação têm de ser pagas na outra. Você está pagando por algo que você fez numa encarnação passada. Pode ser, mesmo, que você tenha feito a alguém aquilo que os ladrões lhe fizeram.
 
Mas agora sua dívida está paga. Seja, portanto, agradecido aos ladrões: eles lhe fizeram um bem. Seu espírito está agora livre dessa dívida e você poderá continuar a evoluir. Colocou suas mãos na cabeça do ferido, deu-lhe um passe, levantou-se, voltou para o carro, maravilhado da justiça da lei do karma.
 
O sol já ia alto quanto por ali passou um travesti, cabelo louro, brincos nas orelhas, pulseiras nos braços, boca pintada de batom. Vendo o homem caído, parou sua motocicleta, foi até ele e sem dizer uma única palavra tomou-o nos seus braços, colocou-o na motocicleta e o levou para o pronto socorro de um hospital, entregando-o aos cuidados médicos. E enquanto os médicos e enfermeiras estavam distraídos, tirou do seu próprio bolso todo o dinheiro que tinha e o colocou no bolso do homem ferido.
 
Terminada a estória, Jesus se voltou para seus ouvintes. Eles o olhavam com ódio. Jesus os olhou com amor e lhes perguntou: Quem foi o próximo do homem ferido? 


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Vila Campo Grande - São Paulo-SP
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 38 / Versículo Final: 48
ID: 41250

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br