Capela de Cristo - Vila Campo Grande - São Paulo

Sínodo Sudeste



Rua Orlando Pinto Ribeiro , 774 - Vila Campo Grande
CEP 04455-000 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 5611-0486 | (11) 5611-0486
capeladecristo@luteranos.com.br
ID: 360

O que fazer com Caim? - Gênesis 4,1-16.26b

Prédica proferida no Capela de Cristo em 02/09/2012

02/09/2012

1 Adão teve relações com Eva, a sua mulher, e ela ficou grávida. Eva deu à luz um filho e disse: - Com a ajuda de Deus, o SENHOR, tive um filho homem. E ela pôs nele o nome de Caim.
2 Depois teve outro filho, chamado Abel, irmão de Caim. Abel era pastor de ovelhas, e Caim era agricultor.
3 O tempo passou. Um dia Caim pegou alguns produtos da terra e os ofereceu a Deus, o SENHOR.
4 Abel, por sua vez, pegou o primeiro carneirinho nascido no seu rebanho, matou-o e ofereceu as melhores partes ao SENHOR. O SENHOR ficou contente com Abel e com a sua oferta,
5 mas rejeitou Caim e a sua oferta. Caim ficou furioso e fechou a cara.
6 Então o SENHOR disse: - Por que você está com raiva? Por que anda carrancudo?
7 Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo.
8 Aí Caim disse a Abel, o seu irmão: - Vamos até o campo. Quando os dois estavam no campo, Caim atacou Abel, o seu irmão, e o matou.
9 Mais tarde o SENHOR perguntou a Caim: - Onde está Abel, o seu irmão? - Não sei - respondeu Caim. - Por acaso eu sou o guarda do meu irmão?
10 Então Deus disse: - Por que você fez isso? Da terra, o sangue do seu irmão está gritando, pedindo vingança.
11 Por isso você será amaldiçoado e não poderá mais cultivar a terra. Pois, quando você matou o seu irmão, a terra abriu a boca para beber o sangue dele.
12 Quando você preparar a terra para plantar, ela não produzirá nada. Você vai andar pelo mundo sempre fugindo.
13 Caim disse a Deus, o SENHOR: - Eu não vou poder aguentar esse castigo tão pesado.
14 Hoje tu estás me expulsando desta terra. Terei de andar pelo mundo sempre fugindo e me escondendo da tua presença. E qualquer pessoa que me encontrar vai querer me matar.
15 Mas o SENHOR respondeu: - Isso não vai acontecer. Pois, se alguém matar você, serão mortas sete pessoas da família dele, como vingança. Em seguida o SENHOR pôs um sinal em Caim para que, se alguém o encontrasse, não o matasse.
16 Então Caim saiu da presença do SENHOR e foi morar na região de Node, que fica a leste do Éden.
26b Foi nesse tempo que o nome SENHOR começou a ser usado no culto de adoração a Deus.

Estimadas irmãs, estimados irmãos!

I. Conflito sem solução: Os primeiros capítulos da Bíblia nós apresentam personagens arquétipas, paradigmáticas. Não querem ser relatos históricos mas querem nos contar as verdades mais profundas sobre as nossas vidas. Adão, Eva. Caim e Abel – isto somos todos nos. O que eles fazem, o que eles passam, é o que nós fazemos ou somos capaz de fazer. A tentação de Adão e Eva de comer ou não aquele fruto do desejo é a tentação de todos nos de atravessar o limite posto pelo criador. No texto sugerido hoje para nossa reflexão damos um mergulho profundo no universo de conflitos entre irmãos.

Adão e Eva encontram-se após a perda do paraíso no meio da vida e precisam tocá-la para frente. Acabam tendo dois filhos: Caim e Abel. Os dois são bastante diferente como costuma acontecer com os filhos. O relato antigo não nos fala muito sobre os sentimentos e as razões, mas nos fala sobre os diferentes caminhos que escolhem para suas vidas. Caim vira agricultor e Abel Pastor de ovelhas. E aí há o fato um tanto misterioso que Deus olha Abel com bons olhos e Caim não. Será que temos um Deus arbitrário que favorece um dos irmãos? Não é assim que muitas vezes aparece na vida?

Acho que podemos mostrar que não é bem assim. Precisamos explicar o que significaram as escolhas dos dois irmãos nestes tempos antigos, sobretudo qual é o significado para o contexto bíblico. Caim e Abel reproduzem o conflito fundamental da sociedade da época: O pastor de ovelhas era um seminômade, livre e sempre junto com seu rebanho. O agricultor já vivia em cidades, vivia uma vida mais moderna.

Na bíblia aparece um olhar crítico porque estas cidades avançavam sobre os nômades tentando assentá-los a força cobrando lhes impostos que financiavam pequenos exércitos que por sua vez eram usados para cobrança dos tributos. A bíblia tem gente como Caim como aproveitadores que se valem do esforço e recurso alheio em prol dos seus próprios interesses. Para a bíblia Caim não é tão bonzinho assim. Encontramos isto no texto onde Deus queistiona Caim: “Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo.” Deus sabe que ele mais cedo, mais tarde tentará enquadrar Abel. E mesmo alertado por Deus ele não resiste. Não só enquadra o irmão mas logo o mata. Não aguenta ver ao lado do erro dele a pessoa correta. Precisa eliminá-la. A força bruta vence a retidão.

Até aqui nada de novo: A violência no fim parece sempre ganhar até aos dias atuais. É neste ponto que temos uma virada aqui. Deus interfere e Caim acaba sendo punido. É expulso da sua terra, fica proibido de ser agricultor. É obrigado de parar de ser um aproveitador. Deus é até bondoso porque mesmo com tudo que aconteceu protege a vida de Caim. Ele dá mais uma chance. Caim precisa viver como Abel sem se aproveitar de ninguém. A sequência da história mostra que não deu tão certo: Os descendentes de Caim são particularmente sanguinários. Mas ao mesmo tempo a bíblia enxerga nesta história um divisor de águas entre o certo e o errado. A fé num Deus que não aceita gente como Caim, um Deus que ama e sustenta os mansos e retos. Esta fé começa a ser celebrada e vivida naquela época.

II. Nosso tempo: E nós? Estamos no meio desta história! Começando com experiências familiares. Sabemos que nem sempre os relacionamentos entre irmãos são exemplares. É típico em famílias grandes que há um ou dois que carregam o piano e outros que se aproveitam disso. Que não levam jeito, vivem como uns parasitas. Normalmente parece que têm sucesso com isto. Parece que não vale a pena carregar o piano. Também faz parte que não aguentar ver o irmão correto. Verdade que não matam logo mas existe isto, de dificultar a vida do irmão bonzinho, tirando saro, ridicularizando o.

E Deus parece estar indiferente a isto, mas esta história mostra que não é bem assim porque ele isola o aproveitador. Este pode aproveitar bastante mas acaba sendo isolado. Mais cedo, mais tarde terá que caminhar sozinho. Caim saiu da presença de Deus. Quer dizer o isolamento pode ser profundo.

Na sociedade é mais revoltante que na família. Ela reproduz a vida familiar em proporções gigantes. Uma massa de gente pagando impostos e alguns poucos se aproveitando desproporcionalmente. Estamos ainda pagando para ver como termina esta história, mas estes dias estamos acompanhando que o aproveitador de fato acaba sendo isolado. Estou falando do processo do mensalão onde o Supremo está agindo até agora com dureza inesperada. P.ex. já consta na página da Wikipédia de João Paulo Cunha que ele “foi” político.

Por fim temos a dimensão da nossa pequena vida comunitária. Quero olhar aquelas pessoas que costumam carregar o piano. Ficam muitas vezes sentindo se um tanto ridículas. Fazem e fazem e usufruem tão pouco ou tão muito como outros que as vezes só caiem de para quedas, são bem vindos e tratados, para logo em seguida desaparecer sem querer assumir qualquer responsabilidade pelo lugar que frequentaram e do qual a princípio gostam. Preferem que os outros bancam. Ou seja a Alemanha ou algum lugar misterioso.

Magoam os carregadores do piano. Mas estes recebem um consolo em nossa história. Deus não está indiferente. Ele sabe quem é quem e acaba gerando isolamento para os aproveitadores que sobretudo têm a chance de retornar e carregar o piano junto. E quem já carrega o piano fica sabendo que é a partir da atitude dele que a adoração correta de Deus como um Deus do amor a da justiça se inicia. Sem ele esta não aconteceria. Quanta dignidade! Vale a pena permanecer!

Amém. 

P. Guilherme Nordmann - w.nordmann@gmail.com


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Vila Campo Grande - São Paulo-SP
Testamento: Antigo / Livro: Gênesis / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 16
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 16605

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É necessário pregar com o objetivo de que seja promovida a fé Nele, para que Ele não seja apenas o Cristo, mas seja o Cristo para ti e para mim e para que Ele opere em nós o que Dele se diz e como Ele é denominado.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Não há pecado maior do que não crermos no perdão dos pecados. Este é o pecado contra o Espírito Santo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br