Paróquia Evangélica do Planalto Médio se apresenta...

Dados Históricos

31/10/2015

Planalto Médio
16 Casa e carro pastoral
15 Casa Pastoral
IECLB em Coqueiros do Sul-Igreja do Redentor
Igreja em Coqueiros do Sul (2)
Igreja em Coqueiros do Sul (1)
05 IECLB em Igrejinha-Coq do Sul
06 Altar Igreja em Igrejinha-Coq do Sul
Altar da Comunidade de Igrejinha
Serra do Pontão
10 IECLB Serra do Pontão-Coq do Sul
Igreja em Serra do Pontão
Altar da Comunidade de Serra do Pontão
Sino da Comunidade em Serra do Pontão
07 IECLB em Xadrez-Coq do Sul
Pavilhão e Igreja em Xadrez
Sino da Comunidade em Xadrez
Altar Comunidade em Xadrez
01 IECLB em Santo Antônio do Planalto-RS
02 Pavilhão em Sto Ant do Planalto
Primeira Igreja em Sto Antonio do Planalto
Igreja de madeira Santo Antônio do Planalto-fev.72
Igreja de madeira SAPlanalto-Conf 26.12.72 - P.Norberto Keller
Igreja de madeira SAPlanalto-Conf Jonia Ivete Nienov 26.12.66
Igreja de madeira SAPlanalto-Conf Lisa Carlota Nienov 26.12.69
04 IECLB em Saldanha Marinho-RS
Altar da Comunidade de Saldanha Marinho
Igreja atual e antiga em Saldanha Marinho
08 IECLB em Vila Seca-Alm Tam. do Sul-RS
09 IECLB em Vila Seca-Alm. Tam. do Sul
Altar da Comunidade de Vila Seca (1)
Altar da Comunidade de Vila Seca (2)
11 Capela Ecumênica-Fazenda Anonni 1-Pontão
12 Capela Ecumênica-Fazenda Anonni 5-Pontão
13 Capela Ecumênica-Passo Real-Pontão
14 Capela Ecumênica-Sagrisa-Pontão
1 | 1
Ampliar

PARÓQUIA

Desde muito cedo, como vimos nos dados históricos das comunidades, a Comunidade Evangélica de Carazinho e as Comunidades da atual Paróquia Evangélica do Planalto Médio formavam a Paróquia Evangélica de Carazinho, com sede em Carazinho, que era a maior comunidade. As outras comunidades sempre foram denominadas as comunidades do interior.

Numa reunião da diretoria paroquial para preparo da Assembleia do Conselho Paroquial a ser realizada no dia 24 de junho de 1989 foi previsto o item: criação do 3º pastorado ou a divisão da paróquia. A Assembleia decidiu pela divisão da paróquia e as Assembleias das comunidades deveriam decidir a qual paróquia queriam pertencer. Após essa Assembleia Paroquial, a Comunidade de Carazinho solicitou seu desmembramento da Paróquia Evangélica de Carazinho para constituir comunidade com funções paroquiais. O Concílio Distrital de 24-26 de maio de 1991 decidiu favoravelmente sobre esse desmembramento. As comunidades do interior continuaram como Paróquia Evangélica de Carazinho, tendo como pastor um dos pastores de Carazinho.

No início as reuniões da diretoria e até as assembleias da paróquia eram realizadas nos recintos da Comunidade Evangélica de Carazinho. A paróquia também mantinha uma secretaria numa das salas no porão da igreja de Carazinho. Na Assembleia Paroquial de julho de 1994 ficou decidido de que a Paróquia seria denominada a partir de então por Paróquia Evangélica do Planalto Médio.

A Paróquia Evangélica do Planalto Médio possui uma característica bem especial: Sua denominação não está relacionada com uma cidade ou município, mas por uma região geográfica. A residência pastoral é localizada fora da área geográfica da paróquia. Muitos membros da IECLB têm dificuldades com isso: Onde fica essa paróquia? Por que o ministro ou ministra reside fora da área geográfica da paróquia? São perguntas que voltam e meia surgem em momentos de planejamento e avaliação. Será que não seria melhor a casa pastoral estar numa das Comunidades?

Hoje a Paróquia Evangélica do Planalto Médio é formada por oito Comunidades: Santo Antônio do Planalto com 696 membros; Saldanha Marinho com 165 membros; Vila Seca - Almirante Tamandaré do Sul com 81 membros; Pontão com 75 membros. Esta Comunidade é formada por cinco pontos de pregação: Pontão, Fazenda Anonni área I, Fazenda Anonni área V, Passo Real e Sagrisa. No município de Coqueiros do Sul temos quatro Comunidades: Coqueiros do Sul com 554 membros, Igrejinha com 147 membros, Serra do Pontão com 67 membros e Xadrez com 83 membros. As 8 Comunidades estão localizadas em 5 municípios diferentes e a Casa Pastoral está localizada no município de Carazinho que não faz parte da Paróquia do Planalto Médio. Esta realidade se dá pelo fato de Carazinho ser mais central para todas as Comunidades.

COQUEIROS DO SUL

A comunidade foi fundada em 02 de julho de 1927. A primeira igreja era pequena e de madeira. Ela deu lugar à atual igreja em alvenaria, inaugurada em 11 de novembro de 1951. Desde sua fundação, a Comunidade foi atendida e pertencia à Paróquia Evangélica de Carazinho e atualmente é atendida pela Paróquia Evangélica do Planalto Médio. (Mais informações em histórico da Comunidade em outra página).

IGREJINHA – Município de Coqueiros do Sul

Em 1978 realizou-se na sede Esporte Clube Flor da Serra, de Igrejinha, uma reunião com membros da Comunidade Evangélica de Coqueiros do Sul, residentes no Distrito de Igrejinha e arredores. Nesta reunião decidiu-se fundar um ponto de pregação da Comunidade ou mesmo ser uma Comunidade independente. Esta decisão foi tomada, pois muitos membros precisavam percorrer um longo caminho até a Igreja em Coqueiros do Sul. Entretanto não foi tão fácil concretizar esta decisão e desejo. Houve muitas dificuldades para se encontrar um lugar adequado e construir a Igreja para a realização dos cultos e atividades. A nova Comunidade começou entre os anos de 1982 e 1983 e desmembrou-se da Comunidade Evangélica de Coqueiros do Sul no ano de 1984 quando constituiu comunidade própria e integrando a Paróquia Evangélica de Carazinho. Com o surgimento da Paróquia Evangélica do Planalto Médio passa a fazer parte desta Paróquia juntamente com as outras três do município de Coqueiros do Sul.

SERRA DO PONTÃO - Município de Coqueiros do Sul

A fundação da Comunidade Evangélica em Serra do Pontão aconteceu em uma Assembleia no dia 22 de agosto de 1945. Nesta assembleia decidiu-se pelo nome da Comunidade, a localidade onde seria construída a Igreja e a primeira diretoria da Comunidade foi eleita. A inauguração da primeira Igreja aconteceu no dia 11 de novembro de 1945. Os pastores da Comunidade de Carazinho e de Sarandi foram convidados para este evento. Nos primeiros anos o atendimento pastoral foi realizado pelos pastores que atuaram na Comunidade de Sarandi. Em Assembleia Geral no dia 03 de abril de 1954 decidiu-se por pertencer a Comunidade de Carazinho. O primeiro registro de batismo nos livros de Carazinho é de 13 de fevereiro de 1955. O sino foi inaugurado no dia 13 de julho de 1958. A nova Igreja foi inaugurada no dia 06 de novembro de 1988. Nesta ocasião quem atendia pastoralmente a Comunidade era o Pastor Hardi Brandenburg. Em sua pregação ressaltou que “Uma Comunidade forte só existe quando caminhamos juntos na mesma fé, fundamentado em Cristo Jesus. Precisamos nos esforçar para uma maior convivência para crescermos na fé e na confiança para com nosso Deus”. O ponto de Pregação da Fazenda Annoni é citado em Ata de 1989 e o ponto de pregação Passo Real em Ata de 1995, esses dois lugares hoje pertencem à Comunidade de Pontão.

XADREZ - Município de Coqueiros do Sul

Desde junho de 1932 existem registros de batismos de filhos/as de famílias residentes em Xadrez nos livros de Carazinho. O primeiro batismo realizado em Xadrez foi de Arnilda Frida Hennicka em 02 de novembro de 1946. Tudo indica que a partir desse ano começaram a ser realizados cultos pelos pastores de Carazinho, inicialmente em casas de famílias como de Alfonso Ellwanger e Edvino Koch. O P. Wilhelm Küster deve ter sido o primeiro pastor a realizar cultos em Xadrez, seguido pelo pastor Osvald Atkinson.

Os terrenos onde estão a igreja e o pavilhão, bem como do cemitério foram doados por Homero Guerra e sua esposa. A primeira igreja foi inaugurada em 1950. Quando a atual igreja em alvenaria foi inaugurada em 1986, com a madeira da velha igreja foi construído um pavilhão de festas, substituído pelo pavilhão de alvenaria existente hoje.

SANTO ANTONIO DO PLANALTO

Conta-se que no começo da estrada em Santo Antônio do Planalto morava Vilibaldo Erig. No mesmo local havia uma Igreja de madeira e uma escola. Anos mais tarde o Sr. Georg Müller doou uma área de terra na cidade e lá foi construído a Igreja em alvenaria e o pavilhão, também foi demarcado o cemitério ao lado da Igreja. A fundação da comunidade aconteceu no ano de 1924, mesmo ano do falecimento do Sr. Georg Müller. Nomes de pessoas que iniciaram junto com sua família a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Santo Antônio do Planalto: Henrique Altmann, Carlos Baldoino Deuner, Henrique Deuner, Jacob Kampf, Baldomiro Arendt, Georg Müller, Antônio Montana, Guilherme Koppe. No dia 09 de junho de 1949 foi tocado pela primeira vez o sino da Igreja por Idalina Weber. A comunidade pertencia até o ano de 1973 à Paróquia Evangélica de Ernestina. Não há muitos registros sobre a fundação, pois os documentos antigos foram queimados por ocasião de uma faxina na igreja. O que está aqui registrado vem da memória de descendentes de fundadores da Comunidade. Existem registros de batismos nos livros de Ernestina a partir de março de 1933. A Comunidade de Santo Antônio do Planalto pertenceu à Paróquia de Ernestina por muitos anos. Desde 1973, a comunidade faz parte da Paróquia Evangélica de Carazinho e com o desmembramento passa a ser atendida pela Paróquia Evangélica do Planalto Médio.

SALDANHA MARINHO

Por relatos de pessoas idosas da Comunidade sabe-se que inicialmente os pastores de Não-Me-Toque davam assistência pastoral para as famílias de Saldanha Marinho. Desde 1932 há registros de batismos de Saldanha Marinho nos livros eclesiásticos de Carazinho. Mais tarde com o desmembramento a Comunidade passa a ser atendida pela Paróquia Evangélica do Planalto Médio.

VILA SECA

Esta comunidade, inicialmente chamada de Comunidade Evangélica Tamandaré, foi fundada em novembro de 1917 por 13 famílias. O primeiro culto (culto de confirmação) foi oficiado pelo P. Dietschi de Não-Me-Toque em 1917 na residência de Emil Hennig. O P. Dietschi assumiu celebrar quatro cultos por ano em Tamandaré, bem como realizar os ofícios eclesiásticos. Quando em 1921 o P. Dietschi foi transferido para Sapiranga, seu sucessor em Não-Me-Toque P. Allgeyer deu continuidade nos trabalhos pastorais em Tamandaré. Por exigência da Comunidade de Não-Me-Toque, o trabalho foi encerrado no culto de Natal de 1925, quando então a comunidade de Tamandaré teve que procurar outro pastor. Fizeram-se contatos com o pastor de Carazinho, mas também houve oferta de Sarandi pelo P. Buchli. Optou-se em formar com Sarandi como comunidade sede e Tamandaré como comunidade secundária uma paróquia. Essa pertença à Sarandi foi até meados de 1927. Por causa de desentendimentos com finanças na construção da nova casa pastoral em Sarandi, a comunidade de Tamandaré entrou em contato com a IELB, paróquia de Jaboticaba, na qual trabalhava o P. Jansen. Em 25 de julho de 1927 este pastor inaugurou a nova igreja de Tamandaré e a partir dessa data a comunidade começou a pertencer à IELB. No início dos anos 60, a comunidade então já com o nome de Comunidade Evangélica de Vila Seca com igreja construída em Vila Seca, começou a fazer parte novamente da IECLB via Paróquia Evangélica de Carazinho. Hoje é atendida pela Paróquia Evangélica do Planalto Médio.

PONTÃO

Esta comunidade é formada por quatro pontos de pregação: Fazenda Annoni área 1 e 5, Sagrisa e Passo Real. Cada ponto de pregação usa capelas ecumênicas para realizar seus cultos e encontros. Também acontecem cultos na cidade de Pontão, na casa de uma senhora. A Comunidade está empenhada em conseguir ter seu espaço comunitário. Para isso solicitou ser contemplada pela campanha Vai e Vem do ano de 2014. No passado alguns destes pontos de pregação eram atendidos por Passo Fundo. Hoje todos os lugares de culto no município de Pontão pertencem à Paróquia Evangélica do Planalto Médio. 


Autor(a): Pa. Sonja Hendrich Jauregui
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense / Paróquia: Planalto Médio
ID: 35697
HISTÓRIA
+
Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus.
Romanos 15.5
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br