Primeiros sinos protestantes no RS tocam no dia dos 150 anos da Comunidade de Santa Maria/RS

08/04/2016

De forma solene os sinos da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Santa Maria/RS repicaram na manhã do dia 8 de abril de 2016 para marcar os 150 anos de sua fundação.(Ouça áudio logo abaixo)

Os sinos “Ehre sei Gott in der Höhe”(Glória a Deus nas alturas), “Frieden auf Erden” (Paz na terra) e “Den Menschen ein Wohlgefallen”(Às pessoas a quem ele quer bem) estão instalados na torre da igreja desde 1887, contrariando a legislação vigente no período imperial

Nos três sinos se encontra a seguinte inscrição: GEGOSSEN ANNO 1885 FÜR DIE EVANG. GEMEINDE ZU STA MARIA DA BOCCA DO MONTE BRASILIEN (Fundido no ano de 1885 para a Comunidade Evangélica de Santa Maria da Bocca do Monte, Brasil).

Lembre-se que a Constituição do Império dizia o seguinte em seu quinto parágrafo:

A religião católica apostólica romana continuará a ser a religião do Estado. Todas as demais religiões serão toleradas, em casas para tanto destinadas, sem qualquer forma exterior de templo”. Isso queria dizer que não eram permitidos torre, cruz, sino, enfim, nada que lembrasse igreja.

A construção da torre e a instalação dos sinos se deu em meio a contradições e controvérsias. Quando do lançamento da pedra fundamental se fizeram presentes o juiz da comarca e o delegado de polícia de Santa Maria. No entanto, o chefe da polícia do RS ameaçou a comunidade com um processo no dia 19 de maio de 1887 por causa da transgressão da lei. Graças à mobilização da população local, a igreja foi liberada para cultos após cinco dias. Isso se deveu à intervenção do vice-presidente do RS que recomendou ao Presidente do Sínodo Riograndense (fundado em 1886), Dr. Wilhelm Rotermund, a encaminhar um requerimento à Câmara no Rio de Janeiro, reivindicando igualdade de direitos religiosos.

Pastor Wilhelm Rotermund chamou atenção em sua petição para os 40.000 evangélicos radicados no RS. Essa petição obteve 7.893 assinaturas até 20 de setembro de 1887, podendo ser considerada uma das mais expressivas manifestações do povo evangélico riograndense.

O badalar dos sinos dos primeiros sinos protestantes no Rio Grande do Sul ( logo abaixo ) remetem para este momento significativo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e também do protestantismo brasileiro.

MÍDIATECA
COMUNICAÇÃO
+
Quem persiste na fé, verá, ao final, que Deus não abandona os seus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br