Sínodo Brasil Central



EQS 405/406 - Asa Sul
CEP 70239-400 - Brasília /DF - Brasil
Telefone(s): (61) 3532-5407 | (61) 9816-50415
brasilcentral@luteranos.com.br
ID: 5

Comunidades Criativas e Encontro Sinodal de Mulheres

Oportunidade ímpar de desenvolvimento e integração no Sínodo Brasil Central

03/05/2023

1. Comunidades Criativas - Sínodo Brasil Central
2. 1. Comunidades Criativas - Sínodo Brasil Central
3. Comunidades Criativas - Sínodo Brasil Central
4. Comunidades Criativas - Sínodo Brasil Central
5. Comunidades Criativas - Sínodo Brasil Central
6. Comunidades Criativas - Sínodo Brasil Central
1 | 1
Ampliar


Nos dias 29 e 30 de abril aconteceu em Brasília - DF, o Seminário Comunidades Criativas junto com o Encontro Sinodal de Mulheres. Estiveram reunidas 72 pessoas das seguintes Comunidades do Sínodo Brasil Central: Balsas, Brasília, Ceilândia, Cristalina, Formosa, Goiânia, Guaraí, Gurupi, Luís Eduardo Magalhães, Porto Nacional e Uberlância.
 

O encontro foi conduzido com excelência por cinco assessores e assessoras da IECLB: Pa. Psic. Anete Roese, Teól. Prof. Eriksson Mateus Tomaselli, Cat. Marilu Vedoya Grenzel, P. Olmiro Ribeiro Junior e Dra. Marga Janete Ströher. As pessoas participantes estão ligadas ao trabalho com Culto Infantil, Juventude Evangélica (JE), mulheres (OASE), além de Ministras, Ministros e outras lideranças que buscavam aprofundar-se nas diferentes temáticas das oficinas realizadas.
 

Cabe um destaque para o Conselho Sinodal de Educação Contínua por toda dedicação, pelo cuidado de todos os detalhes para que participantes pudessem aproveitar plenamente o evento. 
 

Foram muitas atividades em comum para o grupo como um todo, com vivências e louvor, destacando o uso do material Nossa Equipe e suas inúmeras possibilidades de uso. As atividades com os personagens das cartas do material “Nossa equipe”, trouxe excelentes reflexões e até revelações sobre características e habilidades esperadas para compor as equipes para servir nas comunidades, porém o que se sobressai é a disposição para servir, pois Deus nos capacita e nos dá as ferramentas para atuar.

 

Durante o encontro foram realizadas quatro oficinas, com importantes reflexões e inspirações para atuação nas comunidades.
 

A Oficina Quero orientar no Culto Infantil, como faço? foi conduzida de forma vivencial, usando a metáfora da semente e do seu cultivo, que se assemelha ao trabalho com crianças. Foram realizadas muitas atividades práticas que poderão desde já ser aplicadas, reforçando a importância de diferentes cuidados ao organizar o Culto Infantil: planejamento, preparo, estudo, organização do altar, louvor, história com a mensagem principal, atividades de fixação e oração. Porém, o mais importante é considerar que a criança é protagonista no processo de aprendizagem e é preciso se reinventar a cada dia para continuar plantando a sementinha da palavra de Deus em seu coração.
 

Leitura dinâmica e Vivencial da Bíblia com jovens, foi a oficina que buscou uma reflexão sobre como a juventude é retratada nos textos bíblicos, abordando diferentes contextos que afetam as pessoas jovens na atualidade, mas que também se encontram na Bíblia. Foram atrás dos desamores para encontrar o amor!
 

Cleidionice, da Comunidade de Ceilândia – DF, em seu depoimento, retrata o que foi destacado na oficina Técnicas de prevenção de conflitos com pessoas adultas: “foi muito importante porque abriu minha mente para primeiro resolver problemas internos, e, a partir daí, poder ajudar os outros a possíveis soluções de seus conflitos”.
 

A oficina Protagonismo das mulheres na Edificação da Igreja Cristã, utilizou a personagem Abigail, para destacar que as mulheres já eram participantes e protagonistas na vida de fé, social e comunitária nos tempos antigos. As participantes reconheceram a importância da presença da mulher na história da Bíblia e saíram ainda mais conscientes de que, apesar de serem pouco valorizadas, Deus sempre colocou as mulheres em destaque nas mais diversas situações.
 

Foi um período curto, porém muito rico com um planejamento e muitas atividades em que cada pessoa leva o melhor para si e a contribuição para uma atuação ainda mais relevante em cada uma das comunidades. Esse encontro nos lembra que os desafios são muitos, mas a vontade de servir se sobressai.


O Sínodo Brasil Central possui grandes distâncias a serem percorridas, mas que não foram obstáculo para o encontro. Muitas pessoas percorreram longas distâncias. A maior delas foi de 1.490 quilômetros, saindo de Balsas/MA, numa viagem de ônibus que durou 27 horas. Este é um exemplo que destaca a disposição em participar e contribuir, colocando os dons a serviço de Deus.

 

Saímos renovadas e renovados, com inspiração para atuar em nossas comunidades. Momentos como esses são essenciais para edificar nossa fé e fortificar nossa convicção de servir.
 

Texto: Mara Bauer – Formosa-GO
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus diz: sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu. Não fique com medo, pois eu o amo e o escolhi para ser meu.
Isaias 44.2
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br