Capacitação de Orientadoras de Culto Infantil espalha muito bom ânimo

Sínodo Norte Catarinense

05/03/2024

WhatsApp Image 2024-02-24 at 21.11.47 (1).
WhatsApp Image 2024-02-24 at 21.11.50.
WhatsApp Image 2024-02-24 at 21.11.49.
WhatsApp Image 2024-02-24 at 21.11.48.
WhatsApp Image 2024-02-24 at 21.11.47 (2).
WhatsApp Image 2024-02-24 at 21.11.47.
WhatsApp Image 2024-02-17 at 17.08.24 (1).
WhatsApp Image 2024-02-17 at 17.08.24.
WhatsApp Image 2024-02-17 at 17.08.23 (2).
WhatsApp Image 2024-02-17 at 17.08.23 (1).
WhatsApp Image 2024-02-17 at 17.08.23.
1 | 1
Ampliar

A Coordenação de ECC do Sínodo Norte Catarinense promoveu capacitação para pessoas que atuam no Culto Infantil, com duas temáticas bem importantes: “Quem são as crianças do Culto Infantil?” e “Como preparo o Culto Infantil?”. Os eventos aconteceram no dia 17.02, na Paróquia Vale do Iguaçu, em Porto União, no Núcleo Contestado, e no dia 24.02, na Paróquia Rio Bonito, em Joinville, no Núcleo Joinville. A assessoria foi da Profa. Marilze W. Rodrigues.

Algumas avaliações de participantes desta capacitação: “Fazer parte das capacitações do Culto Infantil sempre deixa o coração mais quente. No dia 17/02, durante a capacitação, foram abertas novas portas e janelas, ampliando o conhecimento e aperfeiçoando habilidades a fim de proporcionar melhores experiências para nossas crianças do Culto Infantil. Foram apresentadas novas ideias, técnicas e visões de como lidar com as crianças de forma mais compreensiva e inclusiva. Compartilhando experiências, saímos ainda mais preparados para proporcionar uma melhor vivência das crianças através do Culto Infantil.” (Heloísa Baldus Gromann – Paróquia Vale do Iguaçu, Porto União).

“Com o coração cheio de alegria e gratidão, venho agradecer a oportunidade que me foi dada de participar e ter a chance de poder ter novos conhecimentos e esclarecimentos nestas fases tão importantes que são nossas crianças, podendo assim alcançar o coração de cada uma de maneira especial e para cada fase de sua vida fazer um trabalho muito especial em mostrar o verdadeiro amor de Deus. Os ensinamentos foram de muita valia, já tenho experiência com crianças há muitos anos e procurava fazer e dar o melhor para elas. Mas com este curso abre um leque de conhecimentos e de preparação para pôr em prática o que Jesus Cristo nos pediu para levar a palavra e deixar vir ao Pai as crianças. Agradeço a todos os envolvidos de forma direta e indireta pela acolhida e a preparação de um dia tão magnífico. Obrigado de coração e que possamos sempre lembrar nossas crianças são o futuro de um mundo melhor.” (Carmen Seidel Ribeiro – Paróquia Unidos em Cristo, Caçador)

“Nós orientadoras da Paróquia Semeador, gostaríamos de agradecer pela capacitação de ontem 24/02!! Foi um tempo muito bem aproveitado em equipe, com ideias, trocas de experiências, criatividade!! (Ingrid Nagel Becker e demais orientadoras – Paróquia Semeador, Joinville)

“O curso foi maravilhoso! Os 2 temas são interessantes... Ainda mais sobre as crianças no pós-pandemia que, querendo ou não, machucou de certa forma a infância das crianças e a gente tem que saber lidar com tudo isso. É importante saber que a criança tem uma história, desde a aceitação no ventre materno, a dedicação na primeira infância, tudo mais que resulta na pré-adolescência, na adolescência e na vida adulta. Seria interessante se cada pai ou mãe conseguisse fazer um curso assim para abrir um pouco os olhos e ver a importância de cada fase de desenvolvimento, para deixar o mundo menos corrido para as crianças, para a gente ter mais tempo significativo com elas. Foi muito válido e enriquecedor! Toda a equipe está de parabéns (Franciane Kersten – Paróquia Rio Bonito, Joinville)

“Achamos bem interessante a forma como cada ponto foi trabalhado, muito legal a inclusão que foi feita durante todo o seminário. Também muito interessante o fato de explicar com fatos teóricos como funciona o desenvolvimento das crianças e como devemos trabalhar com cada uma de uma forma em especial. Gostamos bastante pois conseguimos absorver muitas informações novas e interessantes...” (Adriana Bahr Schramm – Paróquia Rio Bonito, Joinville)

“Eu gostei de tantas coisas neste encontro, porém o que chamou muito a atenção foi sobre os estudos de Piaget e outros teóricos citados pela professora, pois rendeu informações novas e interessantes sobre o imaginário da criança e me fez aprofundar sobre este assunto.” (Fernanda Heloisa Pabst – Paróquia Rio Bonito, Joinville)

“Apesar de ficar apenas na primeira parte, achei maravilhoso. Entender as fases do desenvolvimento da criança possibilita a nós professoras compreender as crianças com um olhar além do físico, mas no afetivo e social. Achei maravilhoso usar as teorias de alguns filósofos (que são usados nas escolas) no culto infantil. Ajuda-nos a planejar, inclusive é um grande desafio, pois todas as faixas etárias estão juntas. Sugiro que nos próximos seminários aprofundemos a temática sobre como podemos trazer essas crianças para o Culto Infantil e de como podemos fazer a diferença na vida delas.” (Daise Kabitschke – Comunidade Betesda, Itapoá)

“O seminário foi muito instrutivo, agregou conhecimento fundamental para professores e lideranças do ministério infantil. Nos dá ferramentas para conhecer e entender de forma mais profunda as crianças que chegam até nós. As informações passadas foram claras, bem elaboradas. Houve a oportunidade para tirar dúvidas. Enfim fiquei muito feliz em ter participado, e mais feliz ainda em ver que nossas lideranças estão abertas e conscientes das necessidades das crianças de acolhimento, respeito e compreensão em um momento em que o mundo a nossa volta tenta de todas as formas apagar da mente das crianças e jovens a imagem e a identidade do nosso Senhor Deus e de seu filho Jesus Cristo.

Agradeço a todo carinho e atenção recebida pela equipe organizadora. Parabéns a todas, e espero pelos próximos seminários e treinamentos.” (Josiane A. Pauly Behrens – Paróquia São Lucas, Joinville).
 


Autor(a): Profa. Dra. Marilze Wischral Rodrigues
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
ID: 72422
COMUNICAÇÃO
+
Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br