COD - Comunhão Diaconal realiza 40º Encontro Geral em Santa Catarina

Encontro aconteceu entre 19 e 21 de janeiro em Palmas do Arvoredo, no município de Governador Celso Ramos/SC

25/01/2024

1 | 1
Ampliar

Entre os dias 19 e 21 de janeiro, membros da Comunhão Diaconal da IECLB - COD, estiveram presentes no 40º Encontro Geral. O encontro aconteceu em Palmas do Arvoredo, praia do município de Governador Celso Ramos/SC.

Veja a mensagem enviada às Comunidades e as instituições com vínculo confessional com a IECLB, que transmite um pouco do que aconteceu no encontro e o que marcou cada momento do final de semana:

“Em um local de muita beleza, Mata Atlântica aos fundos e um lindo mar à frente, pessoas foram chegando com muitos abraços e expectativas para o 40º Encontro Geral da COD. Na mensagem de abertura do encontro, o Coordenador Geral, Diácono Dr. Dionata de Oliveira, trouxe uma pergunta com bases no texto bíblico de Lc 24.17: “O que é que vocês estão conversando pelo caminho?”

Durante a reflexão, trouxe o passado, presente e perspectiva para os próximos 200 anos sobre esta conversa.

O professor Dr. Rodolfo Gaede Neto abordou, em sua palestra, uma explanação da caminhada da Diaconia nos 200 anos, mas também fomos desafiados e desafiadas pela Diácona Ma. Carla Vilma Jandrey, Coordenadora de Diaconia e Inclusão da IECLB, a pensar a diaconia para os próximos 200 anos.

Foi muito importante a presença das diáconas Ma. Claudia Dorn-Jarchow e Dagmar Rosenthal, representando a nossa comunhão irmã Schwestern und Brüderschaft der Johannesstift, da Alemanha, do Diácono Dr. Ted Dodd, presidente da Diaconia das Américas e Caribe - DOTAC e da Diaconisa Ruth Harbs, representando a Casa Matriz de Diaconisas.

Durante o encontro, fomos caminhando em conjunto e percebendo as belezas à nossa volta. Agradecemos a Deus pela maravilhosa criação e imensidão das águas que nos inspiraram nesses dias.

Na dinâmica da “Amizade Secreta”, fomos convidados e convidadas a fazer parte do Jardim Encantado, onde somos flores no jardim da vida e onde vamos, aos poucos, misturando nossas fragrâncias, cores e vivências. À medida que caminhamos nesses três dias, experimentamos quão rico, colorido e belo é o jardim da nossa comunhão.

Que possamos seguir conversando pelo caminho com a orientação da nova coordenação eleita, percebendo que através dela, Jesus caminha conosco.”

Coordenadora – Diác. Luciana Paul Rucks
Vice-Coordenadora – Diác. Simone Voigt
Secretário - Diác. Erivelton Reinke
Vice-secretária – Diác. Valdineia Bull
Tesoureira – Diác. Rosalinde Saick
Vice-tesoureira – Diác. Marcia Bolla

Palmas do Arvoredo, Governador Celso Ramos/SC, 21 de janeiro de 2024.

Estiveram presentes no Encontro Geral pessoas que atuam no âmbito sinodal: o Diác. Dr. Dionata Rodrigues de Oliveira, a Diácona Sônia Gessi Kohlrausch Henkel e a Diácona emérita Marli Clair Blos. A Diácona Clair Casagrande, que hoje atua em Canguçu, no Sínodo Sul-Riograndense, e que trabalhou como Assistente Sinodal no Sínodo Nordeste Gaúcho até 2020, também esteve presente.
 

COMUNICAÇÃO
+
Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br