Crescimento e vitalidade - reflexões e partilha no Fórum de Missão

11/04/2024

Fórum de Missão 2024
Fórum de Missão 2024
Fórum de Missão 2024
Fórum de Missão 2024
Fórum de Missão 2024
Fórum de Missão 2024
Fórum de Missão 2024
Fórum de Missão 2024
1 | 1
Ampliar

Reflexões bíblicas e compartilhamento de experiências marcaram a tarde e a noite deste dia 11/04 no Fórum de Missão da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

 

 

Crescimento integral da Igreja no Novo Testamento

“Sobrevoo” panorâmico. Na palestra da tarde, o Pastor Dr. Nestor Paulo Friedrich destacou relatos do Livro de Atos dos Apóstolos que falam do crescimento da Igreja Cristã. Os textos narram experiências de pessoas e comunidades movidas pela esperança do Reino de Deus, pela expectativa de algo novo, de transformação.

Para o Pastor Friedrich, o crescimento da igreja é o crescimento da Palavra de Deus, conforme Atos 19.20: “Assim, a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente”. O crescimento numérico evidencia a eficácia da Palavra de Deus.

A Palavra de Deus crescia porque era anunciada com audácia a todas as pessoas, indistintamente. Outro fator importante foi a organização a partir das casas. Igreja que cresce é igreja que está na vida, que entra na casa das pessoas!

 

Marcas da vitalidade. Uma igreja que quer crescer precisa ter um olhar de cuidado para as situações em que a “vida dói”. E são muitas as realidades de dor e sofrimento ao nosso redor. Conseguimos perceber onde a vida dói? Friedrich destacou ainda outros aspectos que caracterizavam as primeiras comunidades e que são necessários para uma igreja que quer crescer: atenção ao ensino e à formação na fé; unidade; comunhão; partir do pão e compromisso com a superação das necessidades materiais; oração; relações não assimétricas (irmãos e irmãs); reconciliação e cura de feridas.

No Brasil, 85% da população se declara cristã. Mas que impacto isto tem na economia, na política, na superação das injustiças, na superação da violência, eliminação da pobreza, da fome, na geração de empregos, salários dignos? Em que medida as propostas religiosas estão sendo fiéis ao evangelho de Jesus Cristo?

 

Crescimento integral: lavoura de Deus. O Apóstolo Paulos escrever em 1 Co 3.6: “Eu plantei, Apolo regou, mas o crescimento veio de Deus”. Onde uma pessoa planta e a outra rega, geramos uma dinâmica de trabalho promissor, uma comunicação fluída que constrói sintonia e sincronia. Paulo e Apolo responderam a um chamado de Deus! Não se entendiam como donos da comunidade de Corinto.

Não é uma lei que faz uma planta produzir frutos. Quando somos livres e vivemos a liberdade que brota da fé em Cristo, o processo de plantar e regar acontece naturalmente. Em Cristo temos a liberdade e de Cristo nós somos testemunhas. Temos um envio! Portanto, mãos à obra – plantar e regar, concluiu o P. Nestor.


 

Renovação da Vitalidade comunitária: perspectivas a partir da ELCA

A segunda parte da tarde foi marcada por relatos de experiências de renovação da vitalidade comunitária na Igreja Evangélica Luterana nos Estados Unidos (ELCA). Participaram deste momento a Pastora Maristela Freiberg e os Pastores Rúben Duran, Miguel Gomez-Acosta e Jaime Dubon.
 

Como se descreve e fundamenta. Em termos linguísticos, a palavra vitalidade pode significar: estado de ser uma pessoa forte e ativa, enérgica, viva. Do ponto de vista institucional, a vitalidade pode ser concebida como capacidade de continuação de sua existência, baseada em seu propósito e contexto.

As experiências de vitalidade da ELCA são ancoradas biblicamente, especialmente nos textos de 2 Coríntios 5.17-19 e Lucas 4.18-19. Vitalidade congregacional é um meio, não um fim em si mesmo: é Deus operando em nós. Vitalidade requer comunidades de Jesus que nutrem relações transformadoras com Deus, entre pessoas e o mundo.
A renovação da vitalidade comunitária se ocupa com o anúncio do evangelho de forma relacional autêntica. Aqui, três questões são importantes: por que anunciamos? Como fazemos? Com quem fazemos? A resposta pode ser resumida com as seguintes palavras: proclamação (palavra e atos); comunidade (comunhão); serviço (e justiça); testemunho; generosidade; colaboração.


Congregações vitais: alguns sinais. Por fim, os irmãos e a irmã da ELCA destacaram sinais que caracterizam comunidades vitais:

1. Claro senso de propósito (visão)
2. Princípios ou valores orientadores (sustentar a visão)
3. Fomenta os dons espirituais (liderança orientadora para o dom)
4. Alegria, prazer, júbilo
5. Busca relacionamentos, parcerias em comunidade
6. Convida novas pessoas para um modo de vida em Jesus
7. Acompanha novas pessoas no discipulado
8. Trabalha pela inclusão, equidade e justiça em seu contexto.

 

Partilha de práticas inovadoras
Na parte da noite, foram apresentados dois vídeos com práticas inovadoras em dois Sínodos da IECLB:

- Sínodo Espírito Santo a Belém: ACESA – Associação Central de Saúde Alternativa
- Sínodo Norte Catarinense: Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Apóstolo Pedro, em Jaraguá do Sul/SC – Missão numa Paróquia Urbana.

O dia de intensas reflexões, de aprendizado e convivência foi encerrado com a oração da noite.

COMUNICAÇÃO
+
Quem quiser ser importante, que sirva aos outros.
Mateus 20.26
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br