Culto de Ação de Graças e badalar de sinos marcam 200 anos da primeira comunidade luterana organizada no Brasil

Celebração realizada na Comunidade de Nova Friburgo/RJ, no Sínodo Sudeste, contou com participação da Presidência da IECLB e marcou comemorações do bicentenário da Presença Luterana no país

03/05/2024

Culto de Ação de Graças e badalar de sinos marcam 200 anos da primeira comunidade luterana
Culto de Ação de Graças e badalar de sinos marcam 200 anos da primeira comunidade luterana
Culto de Ação de Graças e badalar de sinos marcam 200 anos da primeira comunidade luterana
Culto de Ação de Graças e badalar de sinos marcam 200 anos da primeira comunidade luterana
1 | 1
Ampliar


“Desde o dia 03 de maio de 1824, famílias alemãs trouxeram suas bíblias, catecismos e hinários. Esse legado de testemunho e fé nos inspiram e nos inspiram especialmente nessa celebração”. Com essas palavras, o P. Gerson Acker saudou as pessoas presentes no Culto de Ação de Graças pelos 200 anos da Comunidade Luterana de Nova Friburgo/RJ, no Sínodo Sudeste. “Como no passado, perseveramos na oração; com paciência administramos as tribulações do tempo presente e, sorrimos e nos alegramos, pois, a esperança tem sido a luz a nos guiar como povo de Deus”, acrescentou o Ministro local.
 

O Culto de Gratidão foi realizado na noite de sexta-feira, dia 3, data em que as famílias imigrantes chegaram ao município. A data também é lembrada como fundação da primeira Comunidade luterana organizada em terras brasileiras. Pessoas de outras Paróquias e Comunidades do Sínodo Sudeste, além de visitantes, estiveram na celebração que abriu as atividades do Dia da Igreja do Sínodo, realizado de 3 a 5 de maio. O encontro contou com diversos momentos celebrativos e culturais, comemorado os 200 anos de presença luterana e, também, da imigração alemã no país.
 

Antes no início do Culto, outro significativo momento marcou o dia 3 de maio para a história da IECLB: a convite da Comunidade de Nova Friburgo e do Sínodo Sudeste, Comunidades de todo o país soaram os sinos de seus templos em celebração aos 200 anos. Antes do início do Culto, os sinos de Nova Friburgo balaram por uma hora, com um movimento de revezamento que envolvia várias pessoas da Comunidade. A ação, que se replicou em vários Sínodos, reforça a mensagem de unidade enquanto Igreja nacional no país, que é um só corpo em Cristo Jesus.


LUZ DE ESPERANÇA – Utilizando como símbolo 18 velas, representando os 18 Sínodos da IECLB, a celebração teve como tema Luz de esperança. “Com a Criação, Deus iluminou o mundo e o fez através da sua Palavra. Deus fala e o mundo fica iluminado! Sua Palavra ilumina!”, destacou a Pastora Presidente da IECLB, Pa. Sílvia Genz, em sua pregação. A partir dos textos bíblicos de Êxodo 13.21-22 e Marcos 4.21-23, a Pastora Presidente lembrou que uma luz colocada debaixo de uma mesa, escondida, não faz sentido nenhum – a luz precisa ser compartilhada e mesmo uma pequena luz pode fazer uma grande diferença. “Deus é luz, quer a luz. Assim como Jesus, ele é luz e nos dá tarefa de sermos luz, com práticas e vivências firmadas na esperança”, explanou Pa. Sílvia ao mencionar Mateus 5.
 

Ao relacionar o tema com os 200 anos de Presença Luterana, Pa. Sílvia questionou qual foi a luz que guiou as famílias imigrantes até Nova Friburgo. “A luz de Deus brilha e inclui a todas as pessoas. Assim também foi para com essas pessoas, que tiveram que subir as montanhas, mata adentro, com estradas precárias, passando por todo tipo de dificuldade”, recordou. “Mas elas não vieram sozinhas ou por sua própria força. Deus as amparou! Por isso hoje rendemos graças a esse Deus, presente em nossa vida, e que dia e noite conduziu e protegeu as famílias antecedentes desta Comunidade”, concluiu.

 

Esperança que se reverte em projetos missionários

Também na pregação, o Pastor 1º Vice-Presidente da IECLB e Secretário de Missão da Igreja, P. Odair Braun falou sobre esperança a partir dos resultados da Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem. “Cada projeto, cada apoio oferecido, é um espaço para anunciar, promover e dar testemunho da Palavra de Deus – portanto, um lugar de esperança”, destacou. “A esperança quando exercida e praticada transforma vidas, muda realidades, promove justiça e paz”, acrescentou.
 

De forma concreta P. Odair trouxe exemplos de ações que acontecem por toda a IECLB, como em Manaus/AM, em São José dos Campos, no Sínodo Sudeste, Apuí, no Centro Sul da Amazônia, Pinhais na região metropolitana de Curitiba e a Paróquia de Sobradinho, no Rio Grande do Sul. “Vivemos na esperança de alcançar cada vez mais lugares e possibilidades para vivenciar o que Jesus prometeu ao dizer ‘Eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos’. Essa boa nova precisa ser anunciada. Eis nossa Missão”, finalizou o P. Odair.


 

VAI E VEM 2024 – A Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem 2024 inicia no Domingo de Pentecostes, este ano, dia 19 de maio. Em sua última edição, a Campanha arrecadou mais de um milhão e 300 mil reais, que apoiarão projetos nacionais e sinodais em toda a IECLB neste ano de 2024. Participe das ações em sua Comunidade, seu Sínodo ou oferte de forma online através do Portal Luterano.

 

+ Veja as fotos do evento

COMUNICAÇÃO
+
O Senhor guardará você. Ele está sempre ao seu lado para protegê-lo. Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre.
Salmo 121.5 e 8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br