Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Conferência internacional de Diaconia aborda violência doméstica e tráfico humano

25/09/2021

DOVE 1
DOVE 2
Participantes de DOVE
Presidente de DOTAC, Diác. Ted Dodd
1 | 1
Ampliar

 

Entre os dias 23 e 25 de setembro aconteceu, via plataforma virtual, a conferência de Diakonia Overcoming Violence Exchange (DOVE), organizada pela Diaconia das Américas e Caribe (DOTAC). O encontro, que teve como tema Integridade por meio da Compaixão e Justiça, tinha o objetivo de compartilhar experiências de superação da violência. Participaram 12 pessoas representantes das comunhões diaconais dos Estados Unidos, Brasil, Caribe e Canadá. Representando a Diaconia da IECLB, estiveram presentes a Diácona Simone Voigt, o Diácono Dionata de Oliveira e a Diácona Carla Jandrey

O programa foi organizando pela Comunidade Diaconal Wesley da Igreja Metodista do Caribe e das Américas, que apresentou a realidade de violência na Jamaica. As diversas palestras trabalharam o tema da violência doméstica abordada por diferentes enfoques: violência contra às crianças, às mulheres, e iniciativas de superação através de ações das organizações sociais e das igrejas. Além disso, também foi apresentada uma pesquisa de Doutorado que convida a olhar para o homem agressor como vítima de uma sociedade violenta.

Outro tema que gerou várias reflexões e perguntas para o contexto e atuação enquanto Igreja foi o tráfico humano, principalmente para exploração sexual e trabalho escravo. Para superar a realidade de violência houve consenso que é necessário romper o silêncio, tanto no sentido de refletir o tema, quanto na importância de realizar denúncias. Abordar o tema com intuito de dar visibilidade e sensibilizar para a transformação. Foram dois dias de muita reflexão, partilha e comunhão.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
É mais consolador ter Deus como amigo do que a amizade do mundo inteiro.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br