Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

CONIC celebra 40 anos de anúncio e profecia

08/12/2022

Celebração dos 40 anos do CONIC
Imersão na Amazônia
Homenagem ao Padre Gabriel Cipriani
Pastor Inácio Lemke
1 | 1
Ampliar

No dia 8 de dezembro, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil celebrou seus 40 anos de história. São quatro décadas marcadas por anúncio, profecia e compromisso com a radicalidade evangélica – que desafia os poderosos e se coloca ao lado dos “pequeninos” (Cf.: Mateus 25:31-46).

Representações das Igrejas-Membro
A atividade foi realizada na capital federal, Brasília, e contou com a participação de representantes de todas as Igrejas-Membro do CONIC: pastora Camila Oliver, da Aliança de Batistas do Brasil; dom Joel Portella Amado, da Igreja Católica Apostólica Romana; bispa Marinez Bassotto, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; pastor Odair Braun, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e pastor José Roberto, da Igreja Presbiteriana Unida.

Organizações da sociedade civil, movimentos de trabalhadores rurais, organismos ecumênicos, entidades religiosas e de povos tradicionais também enviaram representantes. 

Imersão na Amazônia
Antes da celebração, os participantes participaram de um momento bastante significativo de imersão na realidade da Amazônia: eles assistiram um filme em 3D, chamado Amazônia Viva, promovido pela Iniciativa Inter-religiosa Pelas Florestas Tropicais – organização da qual o CONIC integra o Conselho Coordenador. 

Como foi a dinâmica? As pessoas chegavam para a celebração, mas, antes, viam o filme. Com nove minutos de duração, a produção utiliza filmagens em 360º graus para desvendar um dos lugares mais importantes do planeta e, assim, aproximar a Amazônia cada mais das pessoas. No filme, dirigido e roteirizado por Estevão Ciavatta, a cacica Raquel Tupinambá, liderança indígena da comunidade Surucuá, guia o expectador durante a viagem virtual.

Homenagens
Idealizadores do CONIC, fundadores, bem como apoiadores ao longo desses anos foram lembrados. Um dos destaques foi a homenagem ao padre Gabriel Cipriani, que por muitos anos contribuiu significativamente para o fortalecimento do Conselho como secretário adjunto.

Homilia
A pregação da noite ficou a cargo do pastor Inácio Lemke, atual presidente do CONIC. Veja aqui.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jamais a fé é mais forte e gloriosa do que ao tempo da maior tribulação e tentação.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Deus enxerga as profundezas do coração, enxerga mais profundamente que nós.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br