Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Cristãos celebram Reforma Luterana em Lajeado/RS

Celebração ocorreu na manhã de quinta-feira

31/10/2019

REforma Luterana celebrada em Lajeado/RS
REforma Luterana celebrada em Lajeado/RS
REforma Luterana celebrada em Lajeado/RS
REforma Luterana celebrada em Lajeado/RS
1 | 1
Ampliar

Na quinta-feira (31) pela manhã, cristãos da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) celebraram pelo 19º ano consecutivo a Reforma Luterana, na Igreja de Cristo, localizada no centro de Lajeado. A cada ano uma das Igrejas fica responsável por sediar a Celebração. O encontro contou com o coro das duas Igrejas e a palestra com o tema “Reis e sacerdotes: dignidade e serviço da pessoa cristã” dirigida pelo pastor doutor Martin Timóteo Dietz. A oferta do Culto foi em prol da Fundef.

O pastor Martin de São Leopoldo, foi pesquisador em Martinho Lutero e afirma que no luteranismo que é sacerdócio geral de todos os crentes, Lutero destacou que não apenas padres e pastores tem o dever e direito de serem testemunhas de Cristo, mas cada pessoa batizada e crente em Jesus é sacerdote e presta testemunho em palavra e ações. “Lutero relativizou a importância da instituição igreja e colocou a responsabilidade pelo testemunho evangélico de uma forma mais forte sobre cada um dos membros e pessoas cristãs”.

Para Vera Zimmermann Winter de 67 anos, membro da IECLB que mora em Santo Antônio da Patrulha, é importante participar de todas as celebrações. “Toda vez que estou em Lajeado visitando minha mãe, busco vir ao Culto, pois minha história de batizado, confirmação, casamento e bodas de 50 anos da confirmação está nessa Igreja. Fui professora de história e a Reforma marcou a minha infância e aprendizados no Colégio Evangélico Alberto Torres”.

Parceria entre IECLB e IELB

Nesses 502 anos da Reforma Luterana, 18 municípios da região tiveram feriado. O pastor Luis Henrique Sievers, vice-pastor sinodal conta que alguns adiantam ou aproximam o feriado de sexta-feira, e a celebração na data acaba dificultando a participação das pessoas, pois muitos viajam ou descansam. “Acreditamos na importância de celebrar no dia, pois é a data que Lutero pregou as 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. É como fazer aniversário, ninguém gosta de comemorar antes, nem depois”.

O pastor sinodal Gilciney Tetzner recebeu o convite da Comunidade Evangélica de Lajeado para acompanhar e celebrar a data. No Sínodo Vale do Taquari, apenas Lajeado e Teutônia celebram no dia 31. Em Teutônia, a Igreja Católica, IECLB e IELB se reúnem. Já a nível de Brasil, muitas outras igrejas realizam a celebração conjuntamente. “A reforma é a nossa data magna. Como igreja cristã nossas datas importantes são natal, páscoa e pentecostes, mas como igreja de confissão luterana, essa é a data que luteranos e luteranas deveriam vibrar pela existência, história e legado, mas sobretudo pelo que representa para nossa vida”.

Tetzner salienta que cada vez que a igreja se reúne na reforma, está celebrando o chamado ao evangelho. “Não aquele chamado que prende, que chama a conversão, mas aquele que dá graça ao amor de Deus revelado em Cristo”.

O pastor da IELB, Mário Hartmann, destaca que muitos aspectos unem as duas igrejas, que olham em conjunto para os desafios e para a história sobre o que Deus espera de ambas como instrumentos na sociedade da igreja e no mundo. “A palestra trabalhou a questão de quem é Cristo, fundamento para ser senhor salvador e quem somos a partir dele como filho, para que possamos refletir juntos. Compartilhamos da mesma fé, pensamentos e nos fortalecemos como instrumentos da missão que Deus confiou no mundo”.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
REDE DE RECURSOS
+
Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br