Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Igreja da Noruega consagra Olav Fykse Tveit como bispo presidente

10/05/2020

Investidura do Bispo Presidente da Igreja da Noruega, Rev. Dr. Olav Fykse Tveit
Rev. Dr. Olav Fykse Tveit
1 | 1
Ampliar



Na histórica Catedral de Nidaros, o antigo santuário e destino de peregrinação de Trondheim medieval, a Igreja da Noruega no domingo, 10 de maio de 2020, consagrou o Rev. Dr. Olav Fykse Tveit como bispo da diocese de Nidaros e o instalou como Preses ou bispo presidente de Conferência Episcopal.

Observando as restrições devidas à pandemia de coronavírus, o culto da catedral foi realizado com um comparecimento mínimo, mas transmitido ao vivo internacionalmente. Como bispo presidente, Tveit sucede a bispa Helga Haugland Byfuglien, que foi a primeira mulher a ocupar o cargo e que liderou a igreja através da reformulação de sua posição na vida nacional.

No culto, o Dr. Tveit pregou sobre o texto do evangelho de João 15.1-9, sobre Jesus como a verdadeira videira, cultivando seus discípulos para dar muitos frutos, a saber, fé, esperança e amor.

Esta é a tarefa da igreja neste mundo, disse ele, pregar e demonstrar o amor de Deus, para que possamos obter força, vontade e capacidade de amar os outros. Pode e deve exigir algo de nós, pois diz respeito à coisa mais importante de todas. Podemos fazer isso porque fomos inseridos em uma relação com Cristo. ”

Observando as circunstâncias únicas e tumultuadas de uma pandemia global, parabenizando o ex-secretário geral por seu novo ministério, a moderadora do CMI, Dra. Agnes Abuom, e o secretário geral em exercício Rev. Prof. Dr. Ioan Sauca expressaram suas orações por Tveit e pela igreja do povo que liderará, dizendo: “Oramos sinceramente para que, com sua liderança, a Igreja da Noruega aproveite esse tempo para fortalecer a fé, incentivar a participação, cultivar a comunidade e incentivar a dedicação ao cuidado do povo da Noruega e ao serviço de toda a família humana. ”

Ecoando as próprias esperanças de Tveit e sua confiança nele, Abuom e Sauca disseram: “Esperamos um novo nascimento da igreja através da presença contínua do Senhor ressuscitado entre nós. Que a Igreja da Noruega seja e se torne, como você a expressou, 'uma irmandade de esperança', um refúgio sempre seguro, mas nunca confortável, um arauto e verdadeiro farol de esperança para toda a humanidade. ”

Por seu trabalho na construção da paz ecumênica, o Dr. Tveit recebeu várias honras, mais recentemente na semana passada, quando recebeu do presidente e primeiro ministro da República da Coréia a Medalha Dongbaek da Ordem do Mérito Civil, por seu trabalho dedicado e persistente por mais de dez anos em direção à paz e reconciliação na Península Coreana.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quem quiser ser importante, que sirva aos outros.
Mateus 20.26
REDE DE RECURSOS
+
Meu Deus e meu Rei, eu anunciarei a tua grandeza e sempre serei grato a ti. Todos os dias, te darei graças e sempre te louvarei.
Salmo 145.1-2
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br