Fórum de Missão define proposições para novas Metas Missionárias da Igreja

Reunidas em São Leopoldo, as cerca de 140 pessoas representantes propuseram mais de 30 objetivos para a caminhada da IECLB nos próximos anos. Texto será aprovado pelo Concílio em outubro de 2024

15/04/2024

Fórum de missão 2024
Fórum de missão 2024
1 | 1
Ampliar

 

Após cinco dias de intensas atividades, encerrou na manhã deste domingo, dia 14 de abril, o Fórum de Missão da IECLB 2024. Desde a última quarta-feira (10), pessoas representantes dos Sínodos, setores e trabalho e instituições, Presidência da Igreja e Secretaria Geral, estiveram reunidas em São Leopoldo/RS, para o encontro que elaborou proposições para as novas Metas Missionárias da IECLB, a serem executadas entre os anos de 2025 e 2030. Após momentos de palestras, reflexão em grupos e trabalho em quatro câmaras temáticas, 36 objetivos para traçar o novo plano de atuação da Igreja foram trazidos e aprovados em plenária.

 

Como próximo passo, os objetivos propostos pelas câmaras temáticas serão revisados pela Comissão Organizadora do Fórum. Depois, o material será encaminhado para análise do Conselho da Igreja, que se reúne em agosto. Antes disso, porém, o texto revisado ainda será submetido a uma nova apreciação pelo grupo do Fórum em encontro virtual a ser realizado no final de junho. Com esses trâmites e a validação do Conselho da Igreja, o documento final das Metas Missionárias é levado para aprovação do Concílio da Igreja, reunido em outubro, em Brasília/DF.

 

“A definição de metas é fundamental para a caminhada da Igreja”, pontuou o Pastor Odair Braun, 1º Vice-Presidente da IECLB e Secretário de Missão, responsável pela organização do Fórum. Nesse sentido, o documento em fase de elaboração vai ao encontro de quatro grandes temas, prioridades da gestão: Missão, Formação, Justiças econômica, racial, socioambiental e de gênero e Governança, Gestão e Comunicação.

 

P. Odair também observa que, tão importante como possuir metas é fundamental definir métricas de avaliação. “Essas métricas precisam ser claras, objetivas, bem definidas e verificáveis a cada ano”, explicou. Então, além das proposições das metas, os grupos temáticos também se ocuparam na definição de métricas para avaliar a caminhada. “Isso é um desafio, mas cremos que irá agregar importante dose de intencionalidade no processo missionário em toda a IECLB”, observou.

 

 

CRESCIMENTO INTEGRAL – Do atendimento e manutenção para o crescimento integral foi a temática que norteou as atividades do Fórum de Missão. De acordo com o P. Odair, ela aponta para a necessidade de ampliar o olhar para o contexto e vislumbrar novas perspectivas de atuação para a Igreja, suas Comunidades e setores de trabalho. “Estas novas perspectivas precisam ter como foco o testemunho da Boa Nova, assim como a vitalidade das Comunidades e o crescimento integral”, frisou. Por crescimento integral, lembra, está o entendimento de oferecer programas e atividades qualificados, que atendam plenamente anseios e necessidades das dores do povo que busca a Igreja. “Isso ocorrendo, promoverá crescimento, gerará vitalidade. Assim, a Igreja será um organismo vivo e fiel ao seu chamado”, concluiu o P. Odair.

 

Nesse sentido, as proposições apresentadas e formuladas pelo Fórum estão em consonância com o tema e repletas dessa intencionalidade, de buscar crescimento integral e vitalidade das Comunidades.

 

“A modalidade de atendimento e manutenção fizeram a IECLB ser a Igreja que é e estar presente onde está. As profundas transformações sociais nos colocam diante de desafios e novas perspectivas, tanto na sociedade, como na Igreja. Como continuar sendo Igreja relevante, fiel ao Evangelho diante dos tempos que experimentamos?”, questionou o P. 1º Vice-Presidente. “Para alcançar resultados positivos será necessário que, após a aprovação das Metas pelo Concílio, haja um amplo movimento e esforço em toda a IECLB para que elas sejam incorporadas e assimiladas. Temos um grande desafio pela frente”, finalizou.

 

Texto: Jornalista Martina Wrasse Scherer

 

 

Acompanhe as notícias e materiais do Fórum clicando aqui
 

Veja as fotos do Fórum em: Álbuns de Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil | Flickr

COMUNICAÇÃO
+
Ó Senhor Deus, não há ninguém igual a ti. Tu és grande e o teu nome é poderoso.
Jeremias 10.6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br