Grupo de Trabalho - Acompanhamento de Ministros e Ministras - cuidado com o Ministério com Ordenação.

03/05/2012

Criado pelo Conselho da Igreja, o Grupo de Trabalho Acompanhamento a Ministros e Ministras realizou sua segunda reunião nos dias 2 e 3 de maio de 2012, na sala de reuniões do terceiro andar da sede da IECLB, em Porto Alegre.

Na primeira reunião, em dezembro de 2011, criaram-se três subgrupos que assumiram a tarefa de se debruçar cada um sobre áreas específicas e apresentar propostas para discussão na reunião de 2 e 3 de maio de 2012. As três áreas enfocam: 1. Ordenação, compromisso, ética ministerial; 2. Acompanhamento: qualificação, avaliação, período probatório; 3. Provimento- Termo de Atividade Ministerial (envio, afastamento, reingresso, candidatura, ocupações, inatividade). O GT é composto pelos Pastores Sinodais Inácio Lemke ( Sínodo Norte Catarinense), Jorge Schieferdecker (Sínodo Paranapanema) e Breno Willrich (Sínodo Vale do Itajaí). Fazem parte ainda o Sr. Rudolf Märtins (Sínodo Centro Sul Catarinense), Sra. Maria Regina Lucini (Sínodo Rio dos Sinos) e Psicóloga Leila Klin (assessora profissional). Ainda integram o grupo a Pastora Sandra Fanzlau (membro do Conselho da Igreja- Sínodo Paranapanema), P. Jacson Eberhardt (Sínodo Centro Sul Catarinense), P. Enos Heidemann (Sínodo Rio dos Sinos), P. Eloir Weber (Sínodo Rio dos Sinos), P. em. Rudi Kich (representando os ministros eméritos- Sínodo Planalto Rio Grandense) e Missionário Elvis Leandro Clemente (Região Missonário Nordeste e Belém). Participam, ainda, o P. Presidente, a Secretária da Habilitação ao Ministério e o Secretário do Ministério com Ordenação, como coordenador.

Na reunião de 2 e 3 de maio de 2012 os grupos temáticos apresentaram resultados de seu trabalho ao grande grupo. Debatemos as propostas no cenário das seguintes perguntas: O que podemos levar como propostas; a) para a reunião do Conselho de Igreja em 6 e 7 de julho de 2012; b) para a reunião dos Pastores, Presidentes e Tesoureiros Sinodais com a Presidência da IECLB em 11 a 15 de setembro de 2012; c) para o Concílio da Igreja em 17 a 21 de outubro de 2012; d) para além desses eventos, considerando a necessidade de continuar com o trabalho do GT a médio e longo prazo.

Focando os assuntos dos três subtemas constatou-se a necessidade de compor um quarto grupo: estudo sobre propostas para uma revisão da Subsistência Ministerial. Entendeu-se que não se pode falar de exercício digno, fiel e motivado do ministério com ordenação sem que ministras e ministras tenham tranquilidade quanto às questões de ordem financeira. Foi assim que surgiu o quarto grupo encarregado de estudar propostas a curto, médio e longo prazo que estabeleçam critérios justos para definir uma subsistência digna para ministras e ministros da IECLB. Este grupo reuniu-se nos dias 23 e 24 de maio na sede da IECLB em Porto Alegre. O grupo se compõe de ministros com ordenação e lideranças P. Tiago Jaske, P. Gilmar Finken Zacomelli, Sr. Rudi Essig, Sr. Everson Oppermann, P. Walter Cristian Beyer, Secretária Geral Diác. Ingrit Vogt, Secretário do Ministério com Ordenação P. Erni Drehmer e a assessora da Secretaria do Ministério com Ordenação, Sra. Nara Konrdörfer Loch. Ele ainda será complementado com o acréscimo de representantes de mais ministérios, contemplando a inclusão por gênero e representantes de mais regiões do país.

O assunto SM e política salarial da IECLB para seus ministros e ministras vêm sendo discutido há muito tempo. Ele precisa ser tratado com profundidade e cuidado. Vivemos realidades específicas em diversas macro e micro regiões do Brasil, o que também implica em considerações específicas quanto ao que significa subsistência digna para ministros e ministras nessas diversas realidades. O que não deve se tornar um impedimento para buscarmos a maior harmonia possível nos estabelecimento de parâmetros justos para ministros e ministras em todo o âmbito da IECLB. Também nesse grupo se trabalha na perspectiva dos prazos para compartilhar com o Conselho da Igreja e Lideranças dos Sínodos avanços na discussão. A perspectiva final igualmente é o próprio Concílio da Igreja, para o qual esperamos poder levar proposta concreta para ser apreciada. Espera-se poder construir uma proposta que signifique soluções em longo prazo para uma política de subsistência para ministras e ministros com ordenação que reflita na prática o cuidado com que queremos ter com o bem da IECLB, e certamente as pessoas dessa Igreja são seu bem maior, entre elas ministros e ministras.

A próxima reunião do grupo de estudos está agendada para o dia 26 de junho.

Somos gratos pelas pessoas que dispõe de seu tempo e ofertam seus dons para participar desse grupo de trabalho, sabendo que estão participando da construção de caminhos que levam a soluções para esse aspecto tão importante na vida ministerial e, consequentemente, na vida de nossas comunidades e paróquias. Rogamos a Deus que continue animando pessoas na IECLB a se colocarem à disposição para somar na missão a nós confiada.

P. Erni Drehmer
Secretário do Ministério com Ordenação.
 

COMUNICAÇÃO
+
Quem quiser ser cristão, que aprenda a abrir mão de toda preocupação e de todo pensamento angustioso e coloque-os nas costas de Deus, pois Ele tem ombros fortes e é bem capaz de carregá-los.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br