Ide e fazei discípulos - Fórum de Missão 2024

14/04/2024

Com a oração da manhã iniciou o quarto dia do Fórum de Missão da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). No programa do dia constam reflexão a partir da Bíblia e trabalho em câmaras temáticas. Confira um resumo:

 

 

JESUS DIZ: IDE E FAZEI DISCÍPULOS

 

Onde? Como? Com quem? Por quê? Quando?

A Pastora Iraci Wutke, Assessora de Formação do Sínodo Espírito Santo a Belém, aceitou o desafio de lançar um novo olhar para o texto de Mateus 28.16-20, denominado de “grande comissão”. O que ainda não conseguimos enxergar ou compreender nesse texto tão conhecido, tão óbvio? O momento histórico que vivemos como Igreja Luterana nos desafia a um novo olhar para aquilo que, de tão visto, já não enxergamos mais. Novos olhares permitem redirecionamento da caminhada e re encantamento com o ser Igreja.

 

Iraci ressaltou imperativos centrais para uma Igreja com essência missionária: VAI – FAZ – BATIZA – ENSINA – CONFIA. Se é imperativo, é uma ordem incontestável. No entanto, um imperativo, uma ordem, um convite, pode ser feito de forma positiva ou negativa; pode soar de forma intimidadora ou encorajadora; pode assustar ou empoderar. Tudo depende de como usamos, de que maneira entonamos e concedemos vida por meio da fala.

 

Jesus usa imperativos com tom maternal, motivador, que inspira confiança; um tom afetivo e acolhedor que cria laços. A entonação dada por Jesus a estes verbos de ação, é capaz de quebrar resistências, provocar reflexões, transformar pensamentos e atitudes e despertar o engajamento na proposta do Reino de Deus. Jesus usa a tônica do amor que acolhe sem perder a firmeza do Evangelho. Dessa forma, ele consegue dar vida aos verbos!

 

A metodologia de Jesus provoca novos olhares para a forma como nós temos usado imperativos na tarefa missionária que nos é confiada. Esta metodologia de Jesus faz lançar um novo olhar para o lugar onde temos buscado o alvo do nosso agir missionário.

 

Para alcançar o alvo de forma eficaz é preciso trabalhar o re encantamento pessoal para então encantar a outra pessoa. Uma vez encantados e encantadas com a missão de Deus, e com convicção do nosso “ser luterano” / “ser luterana”, é possível transitar em diferentes contextos e espaços sem perder a nossa essência ou comprometer a teologia luterana, mantendo-nos como um diferencial no universo religioso que se coloca.

Iraci concluiu suas reflexões com uma aspiração: “que a tônica do nosso método missionário seja carregada de acolhimento, envolvimento, motivação e linguagem afetiva”.

 

Na segunda parte da manhã e durante a tarde, foram constituídas câmaras temáticas para refletir e fazer indicativos para as Metas Missionárias 2025-2030. As câmaras, por sua vez, foram subdivididas em grupos, formando um total de 12 grupos:

 

 

Câmara 1: Missão
Grupo 01 – Missão, Vitalidade Comunitária e Evangelização
Grupo 02 – Missão e Vida Celebrativa
Grupo 03 – Missão e Formação de Novas Comunidades

 

Câmara 2: Formação
Grupo 01 – Educação Cristã Contínua
Grupo 02 – Formação Ministerial
Grupo 03 – Formação de Lideranças

 

Câmara 3: Justiça Econômica, Racial, Socioambiental e de Gênero
Grupo 01 – Justiça de Gênero e Justiça Racial
Grupo 02 – Justiça Socioambiental e Econômica
Grupo 03 – Missão e Diaconia

 

Câmara 4: Governança, Gestão e Comunicação
Grupo 01 – Missão e Comunicação
Grupo 02 – Missão e Gestão
Grupo 03 – Missão e governança

 


Acompanhe as notícias e materiais do Fórum clicando aqui

 

Veja as fotos do Fórum em: Álbuns de Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil | Flickr
 

COMUNICAÇÃO
+
Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.
Salmo 150.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br