Meditação da Semana: Um segredo que deve ser anunciado

07/01/2021

Quando alguém nos conta um segredo recebemos a recomendação sobre o que fazer com o segredo. Na maioria das vezes recebemos a seguinte recomendação: “não conte a ninguém”. Então, a recomendação é que o segredo deve ser mantido em segredo. E só ficaremos sabendo do segredo se nos comprometermos em guardá-lo para nós. Revelar tal segredo seria uma deslealdade a quem o confia a nós. Se nossa intensão é contar o segredo adiante, é melhor não permitirmos que ele nos seja contado.

No entanto, há segredos que não devemos guardar para nós e nem serem mantidos em segredo. Há segredos que esperam que os tornemos conhecidos, mesmo que eles nos causam alguns constrangimentos, ou nos coloquem em apuros ou que pessoas não acreditem em nós.

A Epístola de Colossenses 1.24-27 nos fala sobre um segredo que não deve permanecer em segredo. O autor da carta nos leva a refletir que ele conhece um segredo e escreve sobre o significado desse segredo para ele e para as pessoas que irão ler esta sua carta. Mesmo sofrendo, ele está feliz porque está convencido de que seus sofrimentos têm um propósito, ele aceita as dificuldades que a revelação do seu segredo traz e que ele vale a pena ser compartilhado.

O autor da carta aos Colossenses leva sua tarefa muito a sério e está preparado para enfrentar as dificuldades que poderão surgir. Para o autor de Colossenses, o principal é o que Deus espera dele, e a sua missão é espalhar sua palavra entre o povo, anunciar o que Deus planeja fazer com eles - com os cristãos em Colossos a quem a carta é endereçada e também para outros povos que terão acesso à carta, como também aqueles povos que ainda não conheceram a Deus.

O autor não quer guardar o segredo que Deus lhe confiou: “O plano de Deus é fazer com que o seu povo conheça esse maravilhoso e glorioso segredo que ele tem para revelar a todos os povos. E o segredo é este: Cristo está em vocês, o que lhes dá a firme esperança de que vocês tomarão parte na glória de Deus” (Cl 1.27).

Quem recebe um segredo e recebe uma ordem de divulgar esse segredo, o faz com alegria mesmo que sofra por causa disso. A mensagem antes era segredo, porque era desconhecida, Essa mensagem é o segredo que ele escondeu de toda a humanidade durante os séculos passados, porém que agora ele revelou ao seu povo” (Cl 1.26), se faz conhecida através do autor e de todos que recebem essa notícia maravilhosa que “Cristo está em vocês, o que lhes dá a firme esperança de que vocês tomarão parte na glória de Deus” (Cl 1.27).

Quem poderia imaginar que o próprio Deus queria se tornar um ser humano, morar entre nós, morrer e ressuscitar em Jesus Cristo. Um segredo porque nem todos os seguidores sabiam disso. Através do autor de Colossenses, Deus revelou o segredo aos cristãos em Colossos e em outros lugares. Mas não só a estes, também àqueles que ainda não o conheceram. Estes também devem descobrir o que Deus fará por eles. Afinal, um segredo que lembra o que ainda está por vir.

O segredo da carta aos Colossenses pertence àquelas pessoas que não guardarão esse segredo para si mesmos: “Cristo está em vocês, o que lhes dá a firme esperança de que vocês tomarão parte na glória de Deus” (Cl 1.27).

Oração: Bondoso Deus, acolha nossa gratidão por sempre estares presente em nossa vida, em momentos de alegria e também de tristeza, frustrações, incertezas. Ajuda-nos com teu Santo Espírito a compartilharmos da alegria da tua presença entre nós e que, por meio de Jesus Cristo, preparas um lugar em teu reino para nós. Que este segredo seja estímulo para vivermos intensamente o ano de 2021 e que nada e ninguém consiga nos desestimular a vivermos sob a tua divina orientação. Nem tudo conseguimos entender, mas por tua graça e amor supra nossas necessidades e nos preencha com o teu misericordioso amor e cuidados. Por Jesus Cristo, nosso Salvador. Amém.

Pa. Louvani Kuhn Hirt – Paróquia de Rolante
 

COMUNICAÇÃO
+
O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br