Mensagem da 23ª Assembleia do Sínodo Nordeste Gaúcho

26/11/2020

Quem é nosso Deus? É Deus presente na doença, na dor e nas dificuldades. Com estas palavras, a Pastora Presidente da IECLB, Silvia Beatrice Genz falou sobre a história de Naamã, homem forte e guerrilheiro, a quem uma menina falou sobre Deus de Israel. Naamã foi curado da lepra, ainda que duvidando da mensagem do profeta Eliseu (2Re 5). Esse relato bíblico mostra que Deus é Deus conosco, quer seja na doença ou na cura e seu cuidado em todas as situações é dádiva preciosa e gratuita que nos encoraja a servir. Motivados e motivadas por esta palavra, aos vinte e um dias do mês de novembro de 2020, Paróquias, Instituições e Coordenações do Sínodo Nordeste Gaúcho estiveram reunidas virtualmente na 23ª assembleia sinodal.

A partir dos relatórios partilhados destacamos que não paramos como Sínodo, mas muito aconteceu nestes tempos: A COMUNHÃO aconteceu nos diversos encontros e cultos virtuais. A pandemia motivou-nos a um RELACIONAMENTO distante fisicamente, mas que prioriza a unidade de corações. Há uma agradável sensação de pertença. A prática da SOLIDARIEDADE, com ações diaconais de CUIDADO, aconteceu em campanhas de alimentos, máscaras, doação de sangue e outras formas de auxílio concreto com pessoas necessitadas e instituições. Destaca-se o COMPROMISSO das comunidades.

Posturas de Fé, de CORAGEM e de RESILIÊNCIA, permitiram perseverar e permanecer fiel à MOTIVAÇÃO pela causa do Reino de Deus. A postura de SERVIR está por detrás de todas as ações. A descoberta e o uso de TALENTOS se tornaram especiais para dar conta das demandas com tecnologias de informação. RENOVAÇÃO, REDESCOBERTA, POSSIBILIDADES e INOVAÇÃO mostram o novo leque que se abre com a COMUNICAÇÃO do Evangelho de formas não tradicionais. Há o sonho de DESPERTAMENTO interno e a necessidade da RELEVÂNCIA no contexto em que a Comunidade se encontra.

“Na palavra revelada, esperança renasceu, vamos, pois cantar, sim anunciar, lá na cruz aconteceu”, assim nos diz o hino composto para o Concílio da IECLB, de outubro de 2020. Que esta seja nossa motivação para a continuidade da caminhada como Sínodo Nordeste Gaúcho, quer seja ainda em atividades virtuais ou conforme possível, presenciais. Presencialmente ou não, o Espírito de Deus e a mensagem da cruz continuam motivando pessoas ao agir amoroso pela palavra viva do Evangelho. Encorajo vocês para o que vem: não vamos parar a missão (Pa. Presidente Silvia Beatrice Genz).


 Comissão de Mensagem
 Estância Velha, 21 de novembro de 2020.
 

COMUNICAÇÃO
+
Quisera não ter outro pensamento que este: a ressurreição aconteceu para mim!
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br