Educação Cristã Contínua



ID: 2661

Encontro Nacional de Ensino Religioso e Educação Cristã - Junho 2021

12/06/2021

Encontro Nacional de Ensino Religioso e Educação Cristã - JUnho 2021
Encontro Nacional de Ensino Religioso e Educação Cristã - JUnho 2021
Encontro Nacional de Ensino Religioso e Educação Cristã - JUnho 2021
Encontro Nacional de Ensino Religioso e Educação Cristã - JUnho 2021
Encontro Nacional de Ensino Religioso e Educação Cristã - JUnho 2021
1 | 1
Ampliar


Ocorreu, nos dias 11 e 12 de junho, na modalidade virtual, através do NEAD/EST, o Encontro Nacional de Ensino Religioso e Educação Cristã. O evento foi organizado pelo Conselho Nacional de Educação Cristã Contínua (CONECC), pela Rede Sinodal de Educação e pela Secretaria da Ação Comunitária/Coordenação de Educação Cristã.

O tema “Educação Cristã e Ensino Religioso: diferenças e aproximações” abordado no encontro serviu de reflexão para professores e professoras de Ensino Religioso, ministros e ministras das pastorais escolares da RSE, ministros e ministras que atuam em comunidades ao lado/junto de escolas, lideranças do Culto Infantil, Ensino Confirmatório e Juventude.

O encontro atende ao planejamento do CONECC que, desde 2019, vem refletindo sobre como colocar em prática a Meta 1 do PAMI, qual seja, “Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral, capacita as pessoas e aprofunda a fé para seu testemunho na Igreja e no mundo”. Dentro desta meta, um grupo se ateve ao objetivo 7, que propõe “Reconhecer o potencial missionário da Rede Sinodal de Educação (RSE)”.

O encontro iniciou com saudações das instâncias envolvidas. O P. Olmiro Ribeiro Junior, Secretário da Ação Comunitária, saudou em nome da Secretaria da Ação Comunitária/Coordenação de Educação Cristã, o Professor Ruben Werner Goldmeyer fez sua saudação em nome da Rede Sinodal de Educação e a Pastora Vera Regina Waskow saudou em nome do CONECC.

Na sequência, o Pastor Wonibaldo Rutzen fez uma breve meditação, lembrando como Jesus respeitava os saberes das pessoas e ensinava de forma inclusiva e envolvente.

Logo após a meditação de abertura, o Diácono Erivelton Reinke apresentou a palestrante da tarde, a Pastora Presidente da IECLB Sílvia Beatrice Genz, que trouxe a reflexão do Tema do Ano da IECLB 2021 “Viver o batismo: dons a serviço” e de como o tema perpassa o espaço das comunidades e das escolas.

Após a palestra, o evento seguiu com o painel: “Educação Cristã e Ensino Religioso: diferenças e aproximações” sob a mediação da Cat. Joni Roloff Schneider. A Pastora Vera Waskow trouxe a reflexão em torno da Educação Cristã e a Cat. Marilu Vedoya Grenzel a reflexão em torno do Ensino Religioso.

Na segunda parte da tarde foi o momento de perceber como a teoria se dá na prática, no chão da escola e da comunidade. Para isso, houve o compartilhamento de experiências, momento mediado pela Cat. Maria Dirlane Witt. Jéssica Lais Kriese Duffeck e Keite Soares dos Santos trouxeram a experiência do Culto Infantil/Culto das Crianças da Paróquia do ABCD – Igreja da Ressurreição, Santo André/SP, Sínodo Sudeste. O P. Claus Martin Dreher e a Cat. Daniela Hack trouxeram a experiência do Ensino Confirmatório na Comunidade Martin Luther, em Porto Alegre, Sínodo Rio dos Sinos. Jorge Henrique Jacob de Abreu e Natalia Buge apresentaram a experiência da Juventude Evangélica de Vila Velha/ES, mostrando os desafios e as formas que encontraram de manter o grupo unido mesmo em tempos de pandemia. A Professora Natália Herpich, do Colégio Evangélico Divino Mestre, Scharlau/RS, trouxe a experiência do Ensino Religioso com a Educação Infantil. A Professora Marise Baumrucker Maertner, do Colégio Bom Jesus/IELUSC, Joinville/SC, trouxe a experiência do Ensino Religioso com turmas do Ensino Fundamental, e a Professora Luciane Zimmermann Affonso, do Colégio Evangélico Jaraguá, de Jaraguá do Sul/SC, a experiência do Ensino Religioso com o Ensino Médio

À noite do dia 11 foi o momento da partilha de materiais para o Ensino Religioso e para a Educação Cristã. A Cat. Maria Dirlane e a Cat. Joni apresentaram um leque amplo de recursos didáticos que podem ser usados com crianças, adolescentes e jovens nas escolas e nas comunidades. Após a apresentação, a noite foi encerrada com uma oração.

Na manhã do dia 12, a Professora Marilze Wischral Rodrigues foi responsável pela meditação. Frisou que as escolas, desde o início, fizeram parte da vida comunitária. Houve e há na história da IECLB um elo forte entre comunidade e escola.

O restante da manhã foi ocupado com os trabalhos em grupos, momento dos e das participantes refletirem sobre as diferenças e aproximações entre o Ensino religioso e a Educação Cristã e o que levamos das reflexões e partilhas ocorridas no encontro. A plenária com o resultado dos grupos mostrou a importância de momentos como esse e da importância do diálogo em torno do respeito à diversidade, possibilitando uma melhor compreensão de nós mesmos e das pessoas com as quais convivemos e trabalhamos, seja na escola ou na comunidade. A sala de aula é o espaço do estudo sobre o fenômeno religioso e a comunidade o espaço do fortalecimento e da vivência da fé. O que nos une é o vínculo confessional.

As avaliações foram muito positivas e o pedido foi para que possamos ter mais encontros como esse. A manhã foi encerrada com uma meditação a cargo da Cat. Joni.

Nossos agradecimentos aos componentes do GT7, do CONECC, P. Vanderlei Closs, Iriane Schrammel, Miss. Carla Schwingel da Silva, Cat. Joni Roloff Schneider, Diácono Erivelton Reink, Professora Marilze Wischral Rodrigues e P. Wonibaldo Rutzen pelo envolvimento e dedicação para a realização do evento. Também um agradecimento ao Núcleo de Educação a Distância, NEAD/EST, que assegurou todo o suporte técnico.

Texto: Cat. Maria Dirlane Witt
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Felizes aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldade!
Salmo 41.1
REDE DE RECURSOS
+
Senhor, tu és bom e compassivo, abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmo 86.5
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br