Noite Cultural Comunidade Bom Pastor de Canguçu/RS

Dons a serviço na Missão de Deus

03/09/2022

Noite Cultural
Noite Cultural
Noite Cultural
Noite Cultural
Noite Cultural
Noite Cultural
Noite Cultural
Noite Cultural
Noite Cultural
Noite Cultural
Noite Cultural
Noite Cultural
Noite Cultural
1 | 1
Ampliar

A Comunidade Bom Pastor de Canguçu organizou uma Noite Cultural no dia 03 de setembro, para motivar e incentivar a Campanha Nacional de Ofertas pela Missão da IECLB, a Vai e Vem 2022.

Foi uma noite abençoada, que contou com a participação de grupos de coral, canto, peça teatral e dança sênior. Estiveram conosco o Coral da Paróquia de Morro Redondo, o Grupo Os Tordilhos, o Coral da Comunidade Episcopal, e os grupos da Comunidade Bom Pastor.

As lideranças do presbitério organizaram a venda de lanches; o lucro das vendas será destinado à Campanha de Missão Vai e Vem.

A Campanha Nacional de Ofertas pela Missão da IECLB, a Vai e Vem 2022, tem como tema “Vidas transformadas pelo Espírito Santo, engajadas na Missão de Deus”. No Sínodo Sul-Rio-Grandense, a Campanha apoia o trabalho de Capelania Hospitalar realizado pelo Bacharel em Teologia Tiago Rojahn Hartvig, nos hospitais de Pelotas/RS.

O Bacharel Tiago esteve conosco refletindo sobre o uso dos nossos dons a serviço da Missão. Iniciou sua reflexão questionando o que são os dons espirituais que a Bíblia se refere? Dons são capacidades e habilidades que Deus concede ao seu povo para servi-Lo aqui neste mundo. A palavra dom vem do grego carisma, cuja raiz é carizon (Graça), exatamente para dizer que eles são dados gratuitamente por Deus ao seu povo. Com isso, fica claro que os dons que temos não são resultados do merecimento, do mérito ou da santidade de alguém, mas eles são uma dádiva de Deus ao seu povo. Os dons são chamados de espirituais justamente porque são concedidos pelo Espírito Santo.

Uma coisa importante a ser feita aqui é a distinção entre dons e talentos. O talento também é uma habilidade concedida por Deus, mas ele não visa necessariamente à edificação da Igreja e não são exclusivamente dados às pessoas cristãs. Os talentos são habilidades naturais com as quais a pessoa é agraciada já quando nasce, como por exemplo: artes, matemática, medicina, entre outros, sem que necessariamente a pessoa vá usar isso no reino de Deus.

Outra diferença entre os dons espirituais e os talentos é que os dons espirituais, quando exercidos, visam à glória de Deus e a edificação da Igreja, enquanto os talentos usados por pessoas que não conhecem a Deus visam o benefício próprio, o crescimento pessoal e a sua própria glória. No entanto, se a pessoa vier a se converter à fé em Cristo, esses talentos passarão a trabalhar para a edificação da Igreja e para a glória de Deus. Em outros casos, em razão da conversão, o Espírito Santo pode conceder dons que a pessoa não tinha antes da conversão.

O Novo Testamento possui cinco listas de dons bem conhecidos, são elas: Rm 12.3-8; 1Co 12.1-11; 1Co 12.28-31; Ef 4.7-16 e 1Pe 4.7-11. Esses dons são muitos e diversificados, como o dom de misericórdia, de liderança, de ensino, de administração, de generosidade, de profetizar, de línguas, de curar, de mestre, de pastor, entre muitos outros dons que Deus deu a sua Igreja para o seu desenvolvimento.

Sempre é bom lembrar, conforme lemos em 1Co 12.4-7,11, que todos os crentes possuem pelo menos um dom que é distribuído pelo Espírito Santo.

Quando Jesus começou seu ministério (Mc 1.14-15), Ele começou a anunciar um novo reino, o Reino de Deus que vem com valores diferentes dos reinos desse mundo. Os dons que Deus nos dá são para sermos embaixadores de Cristo (2Co 5.20) e anunciarmos seu Reino às pessoas que não conhecem a Cristo. Que Deus continue a nos capacitar para essa tarefa tão importante.
 


Autor(a): Diácona Clair Rosane Schrerer Casagrande
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sul-Rio-Grandense
ID: 68006
COMUNICAÇÃO
+
Jesus Cristo diz: No mundo vocês vão sofrer, mas tenham coragem. Eu venci o mundo.
João 16.33
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br