Outros 500



ID: 2956

Cosmópolis faz contagem PROGRESSIVA pós 500 anos

Os 500 dias após os 500 anos da Reforma Luterana estão sendo contados em culto e refletidos sobre "que outros 500 estamos vivendo"

21/01/2018

500 DIAS
68 dias 500
500dias
1 | 1
Ampliar

A agenda VADE MÉCUM 2017 nos ajudou a fazer a contagem regressiva para a Celebração dos 500 anos da Reforma. O portal LUTERANOS semelhantemente mostrava eu sua página de abertura um “cronômetro” (ou diômetro) com a contem regressiva para o “Grande dia”. Da mesma forma pelo mundo todo foram criados painéis que dia a dia se aproximava do tão esperado 31 de outubro de 2017. Contudo a grande pergunta que fica é: E agora, o que será dos “outros 500”? Qual o efetivo resultado de tanta comemoração? Pára(!) por ai? Esperaremos que as próximas gerações festejem os 600, 700, 800, 900 e quem sabe 1000 anos da Reforma Luterana? Se proclamamos em alta voz que somos “Igreja sempre em reforma”, quais as reformas que inauguramos ou inauguraremos a partir das Celebrações dos 500 anos?

Dia primeiro de novembro a agenda Vade-mécum estava vazia… sem aquelo “selo” da contagem regressiva a baixo da Rosa de Lutero. Então tomei uma caneta e fiz um pequeno retângulo vertical naquela NOVA PÁGINA e escrevi “Passou 1 dia dos 500 anos da Reforma Luterana”. De forma semelhante aconteceu no momento da abertura do primeiro culto após a Reforma. Acostumado a dominicalmente anunciar quantos dias faltavam para os 500 anos, acabei iniciando os cultos do dia 4 e 5 de novembro saudando a comunidade com esta informação: “Passaram 4 (respectivamente 5) dias dos 500 anos da Reforma Luterana”. E assim repeti no dia 12, 19, 26. Terminado o mês de dezembro já era necessário contar os dias, pois eles não coincidiam mais com os dias do mês. Como é praxe da Comunidade de Cosmópolis imprimir e expor junto a tábua dos hino, os textos bíblicos de leitura para o domingo, acabamos tornando pública esta contagem.

O propósito de tal contagem PROGRESSIVA para os 500 dias após a lembrança e comemoração dos 500 anos da Reforma Luterana está em nos mantermos monitorados para que não tenha sido em vão tal comemoração, para que tudo não tenha ficado só na comemoração, mas para que realmente colhamos frutos desta data. Avaliemos constantemente nossa postura e identidade luteranas. Renovemos constantemente a “Alegria e o Júbilo” de sermos luteran@s. Que efetivamente vivamos “outros 500”. Comecemos com a contagem de outros 500 dias inaugurando outros 500 anos anos. Dias e anos com novos desafios assumidos. Dias e anos em que continuaremos afirmando nossa contribuição com as Reformas necessárias nos diversos âmbitos da vida: pessoal, social, político, eclesial, missional, ambiental, governamental…

Concretamente a Paróquia de Cosmópolis, formada por duas Comunidades-Cidades (Cosmópolis e Artur Nogueira) deu um passo ousado na direção de “outros 500”, “igreja sempre em Reforma”. Iniciará no dia 1 de fevereiro de 2018 o projeto “OUTROS 500 – EDIFICAÇÃO DE COMUNIDADE DE CONFISSÃO LUTERANA EM PAULÍNIA”. Paulínia é uma cidade com mais de 100 mil habitantes localiza a não mais de 10 quilômetros de Cosmópolis (sede da Paróquia) e a não mais de 20 quilômetros de Campinas (sede da União Paroquial). Na cidade vivem em torno de uma dúzia de pessoas luteranas que estão ligadas a Comunidade de Cosmópolis. A alguns anos vêm se fazendo atendimento pastoral em casas, primeiro com estudos bíblicos, depois com miniencontros da OASE e mais recentemente com cultos regulares na primeira 5af. de cada mês. O projeto “Outros 500 – Edificação de Comunidade em Paulínia” ousará oferece atividades semanais, sempre às 5as feiras à noite. Falo em “ousadia” por que a Paróquia de Cosmópolis é Paróquia nova. Em dezembro comemorou seus 28 anos de existência. A 15 anos sofreu uma forte crise, resultante da questão carismática que “estourou” em diversas Paróquias da IECLB. Cosmópolis na época teve uma queda de 50% de seus membros e Artur Nogueira 80%. Por tanto, diante de tal histórico e conjuntura, é realmente “ousadia” missionária fazermos esta experiência de edificação de uma nova comunidade numa outra cidade. E para isso, a contagem PROGRESSIVA da passagem dos 500 anos nos ajudará impulsionando-nos à missão. 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Palavra de Deus é a única luz na escuridão desta vida. É Palavra da vida, de consolo e da toda bem-aventurança.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Tu és o meu Deus, eu te louvarei. Tu és meu Deus, eu anunciarei a tua grandeza.
Salmo 118.28
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br