''Palavra Cantada'' é tema de Seminário do Culto Infantil

Durante o encontro, participantes puderam perceber que latas, potes, colheres e outros materiais podem tornar o tempo de louvor das crianças ainda mais especial e animado

31/07/2022

Seminário Sinodal do Culto Infantil
Seminário do Culto Infantil - Palavra Cantada (1)
Seminário do Culto Infantil - Palavra Cantada (2)
Seminário do Culto Infantil - Palavra Cantada (3)
Seminário do Culto Infantil - Palavra Cantada (4)
Seminário do Culto Infantil - Palavra Cantada (5)
Seminário do Culto Infantil - Palavra Cantada (6)
Seminário do Culto Infantil - Palavra Cantada (7)
Seminário do Culto Infantil - Palavra Cantada (8)
Seminário do Culto Infantil - Palavra Cantada (9)
1 | 1
Ampliar

Após dois anos sem encontros presenciais, o Departamento do Culto Infantil do Sínodo Rio Paraná promoveu no último final de semana, dias 30 e 31 de julho, mais uma edição do Seminário de Formação para o trabalho com crianças. O encontro esperado com muita alegria e expectativa, reuniu 49 orientadores (as) do Culto Infantil, na Casa de Retiros de Cascavel (PR).

A temática do Seminário foi: “Palavra Cantada”, conduzida pela musicista Loreni Pottratz Schwambach. A assessora apresentou 4 canções inéditas para o seminário, são elas: “Jesus meu amigo querido”; “Vem orar!”, escrita especialmente para o encontro; “Jesus, vem morar comigo!” e “Eu te amo, Jesus me ama!”. Além destas, mais 16 músicas foram compartilhadas com os participantes. Todas as canções foram gravadas em estúdio e pensadas na tonalidade adequada e acessível para serem cantadas com as crianças.

Além do conteúdo das músicas, Loreni usou dinâmicas de instrumentalização, com recursos simples, mas que podem servir de instrumento. A musicista comprovou que materiais acessíveis e, que geralmente são encontrados nas salas do Culto Infantil, como lenços coloridos, latas, potes e colheres podem tornar as músicas mais animadas e cativantes. Cada detalhe foi fundamental para compreender que o louvor é uma parte fundamental do Culto Infantil.

A orientadora teológica do Departamento do Culto Infantil e uma das organizadoras do evento, Pa. Nádia C. Engler Becker, conta que a temática foi escolhida para suprir uma das maiores lacunas percebidas em uma pesquisa sobre o Culto Infantil nas paróquias do Sínodo: o louvor durante os encontros. Com a formação, os (as) orientadores (as) foram motivados(as) a promoverem o ensino da Palavra também através da música. Esta deve estar relacionada com a Palavra e com uma história dinâmica, com gestos, coreografia e com muita criatividade.

Todas as músicas apresentadas foram relacionadas com passagens bíblicas. Durante o seminário, teoria e prática foram trabalhadas. Foi desenvolvido o conceito de adoração com base no versículo de 1 Samuel 15.22, destacando que a verdadeira adoração é a obediência a Deus e o louvor é uma das partes da adoração. O tema do ano da IECLB “Amar a Deus e as Pessoas” também foi abordado durante a formação.

Pastora Nádia destacou que o encontro foi contagiante. Reuniu teoria e prática, possibilitou a comunhão, a partilha e a vivência. “O Seminário superou as expectativas. Ele foi marcado pelo entusiasmo com a Palavra, com a música e com as dinâmicas. Foi vivo, vibrante e muito criativo! A mensagem que ficou é que possível conduzir as crianças no louvor e na adoração a Deus com poucos recursos, mas o coração precisa estar cheio de amor”, resume Nádia.

A importância dos (as) orientadores (as):

A Ministra ainda destaca a importância do encorajamento para as orientadoras, que não devem subestimar o seu papel como evangelizadoras das crianças. “É preciso tomar consciência de que muitas crianças vão ouvir falar do Evangelho por meio delas. E, conscientes disso, assumir este chamado com amor e profunda responsabilidade. Além de Fé, Oração e Trabalho”, ressalta.

COMUNICAÇÃO
+
Mal tenho começado a crer. Em coisas de fé, vou ter que ser aprendiz até morrer.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br