Que a paz esteja com você! – Culto Eucarístico encerra o Fórum de Missão 2024

Atividades do Fórum de Missão da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) iniciaram na quarta-feira, dia 10 de abril, com cerca de 140 pessoas reunidas em São Leopoldo/RS para pensar, sonhar e planejar a missão da Igreja

14/04/2024

DSCF8175
DSCF8087
DSCF8099
DSCF8139
DSCF7991
1 | 1
Ampliar

 

Depois da renovação dos votos batismais no Culto de Abertura, o Fórum de Missão 2024 da IECLB encerrou com Culto Eucarístico na manhã deste domingo, 15 de abril. “A celebração da Ceia do Senhor deveria ser o momento de maior alegria para a pessoa cristã, porque, por meio dela, nos sabemos renovados e renovadas no amor de Deus”, colocou o P. Mauro Souza, Pastor 2º Vice-Presidente da IECLB, em meio à liturgia da Ceia do Senhor. “Em gratidão a Deus por sua generosidade e amor, doamos com alegria e nos comprometemos com sua Missão”, acrescentou.

 

Em sua pregação, a Pastora Presidente, Pa. Sílvia Genz, reforçou que o testemunho da IECLB tem na cruz sua origem, sua fonte de vida – que motiva à ação. “Da cruz brota o amor incondicional de Deus, o afeto, o aconchego, o toque, o abraço, a solidariedade de Deus para conosco, para com sua igreja, na qual recebemos acolhimento, força e somos capacitados e capacitadas para a Missão de Deus”, salientou. “A Missão não nos pertence. Ela é de Deus. Nossa tarefa se dá no testemunho, em ir, através de uma espiritualidade consciente, engajada, refletida e fundamentada, apontando para o Cristo ressuscitado”, mencionou ainda.

 

A partir de relatos sobre os acontecimentos pascais, a Pastora Presidente refletiu sobre a paz. “Aos discípulos incrédulos Jesus diz: ‘A paz esteja com vocês!’. Mas não uma paz que o mundo oferece (João 14.27). Não é a paz imposta pela força e pela tirania ou pela guerra. Também não é uma paz que silencia, que leva à resignação”, observou. Mencionando o texto do Caminho de Emaús, Pa. Sílvia acrescentou: “É, sim, uma paz que desacomoda, que faz o coração arder, justamente porque ela brota da cruz e quem a segue não consegue ser indiferente ao sofrimento”.

 

A pregação da Pa. Sílvia também lembrou o Dia Nacional da Diaconia, celebrado no 3º Domingo após a Páscoa (Misericordias Domini), este ano, 14 de abril. “Diaconia não é algo além da Igreja, mas, sim, parte integrante do seu Igreja autêntica, a que vive o testemunho do Ressurreto onde Deus nos envia”, pontou. “Por isso somos Igreja de Jesus Cristo. Porque praticamos Diaconia, Missão. Nos solidarizamos porque temos comunhão na Santa Ceia, porque nos mobilizamos para levantar recursos, porque celebramos a vida com alegria e empática, porque oferecemos colo, abraço, pertencimento e comunhão”, concluiu a Pa. Presidente.

 


VISITA – Durante o Culto, também foi anunciada a presença do Reverendo Sivin Kit, Diretor para Teologia, Missão e Justiça da Federação Luterana Mundial (FLM). Rev. Sivin, que acompanhou a programação da manhã do último dia do Fórum, elogiou os trabalhos realizados pelo grupo. “A IECLB faz um importante e diferenciado trabalho de Missão, que se destaca globalmente. Hoje, assistindo aos relatos e planejamentos, é possível saber o porquê”, pontuou. A visita do Rev. Sivin ao Brasil – pela primeira vez, como ele mesmo colocou – acontece devido à Conferência de Lideranças das Américas (COL), promovida pela FLM, que acontece em São Leopoldo/RS, de 15 a 19 de abril.

 

Acompanhe as notícias e materiais do Fórum clicando aqui


 

COMUNICAÇÃO
+
Um pregador deve fazer três coisas: ler a Bíblia com afinco, orar de coração e permanecer um discípulo e aluno.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br