Secretaria de Formação realiza encontro com estudantes do Curso de Teologia EaD

A Secretaria de Formação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) realizou encontro com estudantes do Curso de Bacharelado em Teologia – modalidade EaD.

25/03/2024

Encontro com estudantes do Curso de Teologia EaD
Encontro com estudantes do Curso de Teologia EaD
Encontro com estudantes do Curso de Teologia EaD
Encontro com estudantes do Curso de Teologia EaD
Encontro com estudantes do Curso de Teologia EaD
1 | 1
Ampliar

 

Na tarde de sábado e na manhã de domingo (16 e 17 de março/2024), aconteceu o 1º Encontro de Estudantes do Curso de Bacharelado em Teologia da Faculdades EST, na modalidade EaD – Itinerário Confessional. O evento foi realizado presencialmente, nas dependências da EST, em São Leopoldo/RS, onde o grupo de 16 estudantes já esteve reunido durante toda a semana, no programa EST-Ação.

O encontro contou com a saudação da Pastora Presidente da IECLB, Pa. Sílvia Genz e as assessorias da Psicóloga Patrícia Meinhard, do Pastor Me. Eloir Weber e da Secretária de Formação da IECLB, Catequista Ma. Joni Roloff Schneider. Entre as atividades realizadas, foram abordados temas como Trajetórias Pessoais, o Histórico e Funcionamento do Programa de Acompanhamento a Estudantes (PAE), as Competências necessárias para o exercício do Ministério com Ordenação, bem como a relação do Eu e o Grupo.

Na avaliação, estudantes destacaram a importância da decisão da IECLB que permitiu a formação na modalidade EaD. Para as pessoas deste grupo, esta é a única possibilidade para fazer o Curso de Teologia. De acordo com relatos, a vocação já pulsava há muito tempo, mas o formato presencial não possibilitava a realização do estudo. A faixa etária do grupo vai de 19 a 57 anos de idade, sendo que a maioria tem mais de 30 anos.

Muitas pessoas já têm outro curso superior, inclusive Mestrado e Doutorado na própria Faculdades EST. Na avaliação também foi elogiado o formato do curso da EST, na proposta de Educação “sem distância”, em uma mistura do EST-Ação presencial, seguido de aulas assíncronas e síncronas, com diversas metodologias e tecnologias.

A IECLB está realizando um alto investimento também nesta modalidade. A locomoção e as despesas para o EST-Ação e todas as atividades com o Programa de Acompanhamento são assumidas pelo orçamento ordinário e pela oferta nacional para a Formação Teológica. Além disso, há a possibilidade de financiamento estudantil para créditos e/ou mensalidades, conforme renda per capita. Quem permanece 5 anos consecutivos no Ministério com Ordenação na IECLB tem a vantagem de devolver somente 50% do valor do empréstimo.

 

Boa notícia: mais pessoas estão estudando teologia

O número de ingressos no estudo de teologia cresceu significativamente, indicando que as campanhas de vocação e as ações da Secretaria de Formação estão surtindo efeito: “Estamos muito contentes com o despertamento de vocações ocorridos desde o ano passado. A média de ingressos nos Centros de Formação aumentou muito desde os últimos anos. Em 2024, na EST e FLT, presencial e EaD, houve um aumento total de mais de 50%. Neste ano, ingressaram 48 estudantes no PAE, que são estudantes com convicção de seguir para o Ministério com Ordenação. Agradecemos a todas as pessoas que auxiliaram no despertamento de vocações”, concluiu a Cat. Joni.

 

Tem interesse em estudar teologia e ingressar no Ministério com Ordenação na IECLB? Entre em contato com secretariageral@ieclb.org.br!

COMUNICAÇÃO
+
A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br