Sínodo Vale do Itajaí realiza Assembleia Sinodal Virtual

25/07/2020

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
1 | 1
Ampliar

No sábado, 25, o Sínodo Vale do Itajaí realizou a 24ª Assembleia Sinodal, desta vez em tempos de pandemia com Covid-19, de forma virtual. Representantes das comunidades, paróquias, ministros e ministras e lideranças das pastorais e atividades com setores de trabalho participaram de um culto virtual com mensagem da pastora Silvia Beatrice Genz, pastora-presidente da IECLB. O pastor sinodal Guilherme Lieven e a vice-pastora sinodal Mirian Ratz também participaram do momento litúrgico.

Entre os assuntos apresentados, a tesouraria sinodal explanou sobre o exercício financeiro de 2019 e apresentou o orçamento para 2020. A proposta foi aprovada. O presidente do Conselho Sinodal, Adelino Sasse, fez um breve relatório das atividades da diretoria. “Estamos muito gratos pelo que conseguimos realizar até aqui. Destaco a criação do aplicativo para smartphones, o apoio às comunidades para realização de planejamentos missionários, a revisão permanente de processos administrativos, a revisão geral do estatuto sinodal, a preparação de uma proposta para consultoria financeira para paróquias e comunidades, a busca de modelos de reunião e desenvolvimento de ministros e lideranças, compartilhamento de boas práticas entre os sínodos vizinhos e atuação com outras instâncias da IECLB para debater um novo jeito de se comunicar”.

O pastor sinodal também apresentou as atividades das quais esteve à frente nos últimos doze meses. Ele sublinhou que as comunidades são ninhos aconchegantes para a presença e a ação salvadora de Deus. Enfatizou que é na comunidade, que o Espirito Santo ajuda a orar e a louvar, soprando o vento que faz viver. “Na comunidade, Jesus Cristo fala, ouve, orienta, coloca-se ao lado, oferece colo, guia e revela o seu amor, a sua graça, a dádiva da vida, através do anúncio da Palavra e da oferta dos Sacramentos. A comunidade é espaço do Deus Criador, que transforma e liberta – ‘livra-nos do mal’.”

Uma nova paróquia foi criada na manhã deste sábado. A partir do desmembramento da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Timbó foi criada a 33ª unidade: a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana da Trindade, composta pelas comunidades Trindade e Mulde Alta. A pastora Mirian Ratz atua na localidade.

“A assembleia mostrou que caminhamos juntos. Temos esperança e fé. O Espírito Santo nos anima, encoraja e santifica. Jesus Cristo caminha conosco. Convido você para continuar caminhando junto. Que neste tempo de ansiedade, de restrições, de perda, de luto, de medo, que neste tempo Deus continue nos abençoando e nos fortalecendo. Acompanhe sua comunidade atento às recomendações do ministro e ministra. Os que confiam no Senhor que não se abalam. O senhor está ao lado do seu povo hoje e sempre”, completou Lieven.

O secretário-geral da IECLB, pastor Marcos Bechert, também participou da assembleia.
 

Acompanhe a mensagem do pastor sinodal na Midiateca abaixo.

MÍDIATECA
COMUNICAÇÃO
+
A misericórdia de Deus é como o céu, que permanece sempre firme sobre nós. Sob este teto, estamos seguros, onde quer que nos encontremos.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br