Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Forum Sinodal de Missão - Junho/2023

17/06/2023

1 | 1
Ampliar

No final de semana dos dias 17 e 18 de junho de 2023 reuniram-se lideranças de todas as comunidades e instituições do Sínodo Sudeste para o Fórum Sinodal de Missão.

O Fórum Sinodal de Missão foi um processo que se desenvolveu em encontros preparatórios e presenciais. Lideranças do Conselho Sinodal iniciaram este processo quando definiram uma formação para bem gerir o sínodo administrativa e missionariamente. Ganhou continuidade com duas reuniões virtuais nas quais Sínodo, Núcleos Minas Gerais e Rio de Janeiro e Uniões Paroquiais Campinas e São Paulo compartilharam suas potencialidades e fragilidades na missão. Foi um intenso tempo de partilha. Também de conhecer a forma como as Comunidades do Sínodo Sudeste se estruturam e desenvolvem seu trabalho. Para muitas pessoas participantes foi um dar-se conta de quem somos, onde estamos e o que fazemos.

No encontro presencial no Lar Luterano Belém em Campinas, SP, a plenária foi acolhida pelo P. Marcos que afirmou ser este um espaço criado por Deus para que a Igreja O ouvisse. Lembrou dos principais temas tratados nos encontros virtuais e definiu missão a partir da encarnação reconciliadora de Jesus Cristo (João 1), do caminhar de Jesus com seus discípulos (Lucas 24) e pela simbologia do barco que atravessa mares agitados sob os cuidados de Deus (Mateus 8).

Ouvimos a fala do Prof. Breno Campos sobre a formação religiosa do Brasil e o lugar do luteranismo no cenário religioso brasileiro; ouvimos o Rev. Júlio Simões falar da formação do tecido social brasileiro a partir dos povos indígenas, negro, portugueses e migrantes, bem como o lugar do povo germânico neste emaranhado de culturas; ouvimos o 1º Vice Presidente da IECLB e Secretário de Missão P. Odair Braun falar dos projetos e iniciativas missionárias da IECLB com foco no crescimento qualitativo e quantitativo. Pastor Alberi meditou com a plenária sobre a difícil e necessária arte de convidar pessoas para a igreja.

Através de dinâmicas as lideranças puderam manifestar as prioridades do ser igreja conforme sua compreensão e promover partilha de belíssimos testemunhos missionários que são rendidos nas comunidades. P. Gerson Acker e Pa Mara Parlow nos conduziram por este tempo de diálogo, partilha, comunhão e inspiração.

As lideranças e palestrantes apresentaram livremente suas reflexões. As muitas manifestações foram sistematizadas conforme percepção da equipe de síntese. Os temas principais foram assim definidos:

1- Acolhimento: como acolhemos e mantemos pessoas na IECLB?

2- Missão: como viver a missão no nosso dia a dia, motivando, encantando, cativando e envolvendo pessoas na vida comunitária/diaconal da IECLB?

3- 200 anos: identidade luterana em transformação.

4- Como trazer pessoas para a IECLB e gerar um crescimento quantitativo nas nossas realidades (= sustentabilidade financeira)?

Missão como acolhida, como vivência acolhedora diária em comunidade e na diaconia, missão que percebe os desafios da identidade luterana em novo contexto e missão que se preocupa com o crescimento quantitativo da igreja. Estes temas serão prioritariamente encaminhados. Os muitos outros que foram brilhantemente apresentados, e com justa preocupação para a vida comunitária e nacional, serão a seu tempo assumidos pelo ser igreja. Eles estão apresentados neste jogo de palavras.

Como proposição de encaminhamento há um claro destaque: a busca contínua por caminhos pastorais e evangélicos do ser igreja e instituição diaconal nas metrópoles brasileiras no Sínodo Sudeste. O assunto não se esgotou e vai continuar por sugestão da plenária.

Encerramos o encontro com a celebração da Ceia do Senhor, conduzida pelo P. Ernani Ropke. Por ela nos colocamos novamente à disposição do Senhor da Igreja para bem testemunhá-lo entre nós.

Gratidão às 95 lideranças que se reuniram para refletir os caminhos missionários da IECLB no Sínodo Sudeste, muitas delas pela primeira vez em um encontro sinodal. Gratidão à equipe organizadora formada pela coordenação pastoral sinodal, por coordenadores/a de Núcleo e UP do Sínodo Sudeste e Coordenação de Educação Cristã Contínua do Sínodo Sudeste. Deus está entre nós e conduz Sua Igreja, nisto confiamos.


Autor(a): Sinodo Sudeste - IECLB
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
ID: 70639

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus.
Romanos 8.16
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Muitos bens não nos consolam tanto quanto um coração alegre.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br